Está aqui

Governos da Alemanha, Itália e Áustria querem imigração "reduzida a zero"

Numa reunião realizada na passada quinta-feira, os ministros do Interior da Alemanha, Horst Seehofer, Itália, Matteo Salvini, e Áustria, Herbert Kickl, concordaram em reformar radicalmente as regras de asilo da UE e acelerar a deportação de imigrantes.
Foto de Meabh Smith/Trócaire/Flickr.

Matteo Salvini, líder da ultra direitista Liga, e que é também vice presidente do Governo italiano, afirmou que a reunião tripartida em Innsbruck finalmente transformou as "propostas italianas em europeias".

Durante uma conferência de imprensa realizada após o encontro, Salvini prometeu recusar mais migrantes nas fronteiras italianas vindas do norte da África até Bruxelas aprovar as suas propostas.

"Se as chegadas à Europa forem reduzidas, não haverá problemas nas fronteiras internas da UE e poderemos continuar a trabalhar pacificamente entre os povos, como pretendemos fazer", frisou.

"Antes de aceitar um único imigrante na Itália”, Salvini quer “que a Europa proteja as suas fronteiras externas”.

Já era hora de a Alemanha, a Áustria e a Itália "mudarem o rumo na Europa", sinalizou, por sua vez, o ministro do Interior da Alemanha, Horst Seehofer, da CSU.

Herbert Kickl, ministro do Interior austríaco, deixou claro que agora cabe à União Europeia agir sobre as suas propostas: "As coisas são relativamente simples. Nós três concordamos em tentar trazer alguma ordem para a Europa”, destacou.

"Queremos enviar a mensagem clara de que, no futuro, não deve ser possível pisar em solo europeu, caso [o migrante] não tenha o direito de refúgio e proteção", acrescentou o ultranacionalista austríaco.

Os três governantes pretendem reformar radicalmente as regras de asilo da UE e acelerar a deportação de imigrantes do bloco.

Por forma de avançar com a maior urgência possível com "este projeto de travar o máximo possível a imigração e reduzi-la a zero”, realizar-se-á uma reunião dos três países a nível técnico a 19 de julho em Viena, avançou Herbert Kickl.

Na passada quarta-feira, Seehofer afirmou que um acordo com o vice-primeiro-ministro italiano sobre migração será alcançado até o final de julho.

Termos relacionados Migrações, Internacional
(...)