Está aqui

Governo garante dinheiro das portagens em agosto à Lusoponte

A partir de 2019 até 2030, o dinheiro das portagens pagas em agosto na travessia da ponte 25 de abril vai todo para a Lusoponte. O acordo feito pelo governo com a empresa liderada pelo ex-ministro do PSD Joaquim Ferreira do Amaral garante à Lusoponte pelo menos 40% das portagens pagas no mês de agosto, entre 2011 e 2030.
Lusoponte vai ganhar, pelo menos, 40% das portagens pagas em agosto - Ponte 25 de abril – Foto de matado89/flickr

O jornal “Sol” desta sexta feira noticia que no acordo de reequilíbrio financeiro (FRA IX), assinado entre o governo e a Lusoponte no final de março, o Estado fica com o dinheiro das portagens pagas em agosto na ponte 25 de abril até 2019 e que de 2019 até 2030 a Lusoponte ficará com a totalidade do dinheiro recebido.

Segundo o jornal, por cada automobilista que pagar 1,55 euros pela travessia da ponte em agosto 62 cêntimos serão dados à Lusoponte. O ministério da Economia disse ao jornal: “Não nos importemos que a Lusponte ganhe o seu dinheiro desde que assuma o risco integral”.

Na verdade a Lusoponte não assume qualquer risco, enquanto o governo está altamente preocupado em sacar o dinheiro a quem atravessa à ponte, mas considera magnífico que seja a empresa liderada por Joaquim Ferreira do Amaral (militante e ex ministro do PSD) a lucrar com o pagamento das portagens em agosto.

No início do passado mês de março, o mesmo jornal tinha noticiado que o governo, escandalosamente, tinha dado à Lusoponte 4,4 milhões de euros de indemnização, como se tivesse sido mantida a isenção de portagem no mês de agosto de 2011.

Depois de Passos Coelho ter negado o facto no parlamento, verifica-se não só que mentiu, como se confirma que é a Lusoponte a grande beneficiária futura do pagamento das portagens em agosto.

Em 2011, as portagens pagas em agosto renderam 3,6 milhões de euros. Nos próximos 19 anos, se se mantiver esse montante em cada mês de agosto, serão pagos 82 milhões de euros (72 milhões de euros atualizados pela taxa de inflação de referência de 2% do BCE). Desse montante global, o Estado deixará para a Lusoponte 33,5 milhões de euros, pelo menos. Porém, se entre 2019 e 2030 o tráfego aumentar, ao contrário do que aconteceu em 2011 e poderá acontecer nos próximos anos, a Lusoponte ganhará muito mais e o Estado muito menos.

O Governo PSD-CDS é sempre muito exigente com a maioria dos contribuintes e muito “mãos rotas” com as grandes empresas e grupos económicos, nomeadamente com a Lusoponte, liderada por um militante e ex-ministro do PSD.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Política
(...)