Está aqui

Fundador da Wikipédia critica espionagem da NSA

Jimmy Wales diz que as revelações sobre a espionagem da agência americana são embaraçosas e prejudiciais para os EUA, e apela ao presidente Obama para fazer uma grande reavaliação da atividade da NSA, considerando Edward Snowden um herói.
Jimmy Wales diz que a história fará um julhamento favorável a Snowden. Foto de Terry Foote, wikimedia commons

Numa entrevista à rede de televisão Al Jazeera, o fundador da Wikipédia, Jimmy Wales, apelou ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, para que faça uma grande reavaliação do programa de espionagem da Agência Nacional de Segurança dos EUA (NSA), advertindo que o povo americano nunca teria aprovado um programa de vigilância como o que a agência tem posto em prática.

“É muito difícil para alguém como eu, que faço muitas palestras, quando falo em países autoritários, dizer 'Vocês não deviam espiar os ativistas, não deviam censurar a Internet' quando os EUA são cúmplices destes atos de extraordinária intromissão nas vidas privadas das pessoas.”

Wales considerou Edward Snowden um herói, que “foi muito cuidadoso com os materiais que divulgou”, sublinhando que “nunca revelou nada que pusesse em risco agentes em particular”, quando expôs práticas criminosas da NSA. “Creio que a história julgará Snowden muito favoravelmente”.

Para Jimmy Wales, há um sentimento crescente no Congresso dos EUA de que o povo americano está furioso em relação às práticas de espionagem aos cidadãos. Wales mostrou-se esperançoso de que sejam aprovadas leis para mudar a prática da NSA.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Internacional
(...)