Está aqui

França: Senado aprova aumento da idade da reforma

Votação não conclui ainda a aprovação parlamentar. Sindicatos convocaram dois novos dias de greves, em 28 de Outubro e 6 de Novembro. Mais de 2 mil postos de gasolina estão desabastecidos
Senado francês

Ignorando o clamor das ruas e as sondagens da opinião pública, o Senado francês aprovou nesta sexta-feira projecto do governo que prevê o aumento da idade da reforma, sem penalizações, de 65 para 67 anos. A votação foi de 177 votos a favor, 153 contrários e nove abstenções.

A aprovação parlamentar do projecto, porém, ainda não está concluída. Na segunda-feira, um comité com membros do Senado e da Assembleia Nacional reúne-se para harmonizar as versões aprovadas nas duas casas do Parlamento. O texto final será levado para uma nova votação na Assembleia, que deve ocorrer entre terça e quarta-feira.

O governo espera que, com o fim da votação, as manifestações e greves de protesto percam força.

Mas os sindicatos convocaram dois novos dias de greves, em 28 de Outubro e 6 de Novembro, e a principal organização estudantil convocou outro protesto em 26 de Outubro.

Entretanto, o braço-de-ferro em torno do abastecimento prossegue. Mais de 2 mil postos de gasolina estão desabastecidos. Na manhã de sexta-feira, a tropa de choque desbloqueou a refinaria de Grandpuits, nos arredores de Paris, uma filial do grupo Total. A central sindical CGT denunciou o que chamou de "entrave ao direito constitucional de greve".

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Internacional
(...)