Está aqui

Festival de Cinema Queer em Lisboa até dia 23 setembro

A 21.ª edição do Queer Lisboa começou esta sexta-feira, no Cinema São Jorge, e estende-se até 23 de setembro, dia do lançamento da tradução portuguesa do clássico da teoria queer, Gender Trouble, de Judith Butler.

A 21.ª edição do Festival Internacional de Cinema Queer Lisboa vai decorrer até ao dia 23 de setembro, sobretudo no Cinema São Jorge, mas com atividades paralelas noutros espaços. Em destaque, a edição contará com uma retrospetiva dedicada à artista multimédia taiwanesa Shu Lea Cheang.

Da programação, o diretor do festival, João Ferreira, realçou à Lusa a presença em Portugal de Shu Lea Cheang, "um dos nomes mais relevantes no cinema queer atualmente", que dará uma 'masterclass' no Museu do Chiado, parceiro da retrospetiva que lhe é dedicada.

Entre as curtas-metragens selecionadas estão "Où En Êtes-Vous, João Pedro Rodrigues?”, de João Pedro Rodrigues, “Coelho Mau”, de Carlos Conceição, “Os Humores Artificiais”, de Gabriel Abrantes, e "Phantom", de Gonçalo Almeida.

O festival encerrará com o filme brasileiro “Mãe só há uma", de Anna Muylaert.

Criado em 1997, o Queer Lisboa é hoje o mais antigo festival de cinema da cidade de Lisboa, tendo ao longo dos anos consolidado a sua reputação a nível internacional. Trata-se do primeiro festival nacional criado com o propósito específico de exibir novas propostas cinematográficas de temática gay, lésbica, bissexual, transgénero e transsexual, um género cunhado internacionalmente como Cinema Queer.

Este ano, voltará a ser organizado o Queer Porto, no próximo mês de Outubro, entre os dias 4 a 8.

Finalmente, foi editada a tradução portuguesa de Gender Trouble

No último dia do Festival Queer Lisboa, 23 de setembro, terá lugar o lançamento da tradução portuguesa do clássico da teoria queer, Problemas de Género [Gender Trouble], de Judith Butler, uma edição da Orfeu Negro. Será no Cinema S. Jorge, às 16h.

Gender Trouble teve a sua primeira edição em 1990 e é ainda hoje uma obra seminal no modo como lançou os alicerces para a teoria queer, repensou conceitos do feminismo ou explorou noções de performatividade de género”, pode-se ler-se no evento que anuncia o lançamento.

A apresentação desta edição portuguesa será protagonizada pelo prefaciador do livro, João Manuel de Oliveira, conjuntamente com Pablo Pérez Navarro, especialista na obra de Judith Butler, e a coreógrafa Vera Mantero.

Termos relacionados Cultura
(...)