Está aqui

Ferreira dos Santos apresentou candidatura à Câmara de Matosinhos

No lançamento público da candidatura do Bloco de Esquerda, Ferreira dos Santos defendeu mais transparência e participação. Ernesto Magalhães encabeça a lista à Assembleia Municipal.
Apresentação da candidatura do Bloco em Matosinhos. Foto José Cameira.

A candidatura do Bloco de Esquerda à autarquia de Matosinhos decorreu este sábado no Pavilhão da Escola Secundária João Gonçalves Zarco. Em declarações à agência Lusa, José Joaquim Ferreira dos Santos afirmou que a sua primeira preocupação vai para “a defesa da democracia e a necessidade de transparência de procedimentos, para que se recupere a confiança dos cidadãos na política e aumente a participação cidadã, bastante abalada, como bem o mostra a crescente taxa de abstenção”.

O candidato à Câmara de Matosinhos foi fundador e dirigente do Bloco de Esquerda e é deputado municipal naquele concelho há dois mandatos. Ferreira dos Santos diz que “há ainda muito a fazer” para que o concelho seja “inclusivo e amigo dos cidadãos e do ambiente, com um funcionamento plenamente transparente e democrático”.

A par da crítica à insuficiência de apoios para creches e jardins de infância e à falta de adaptação do espaço público às necessidades dos cidadãos com dificuldades, a candidatura defende o reforço dos transportes públicos, “que sejam transversais às diferentes freguesias e que promovam maior e melhor mobilidade dos cidadãos, minimizando a utilização de veículos privados”. “A prioridade de opções deve ser dada aos peões e aos veículos não poluentes”, aponta o candidato.

A defesa da reabilitação urbana como “um meio de criar melhores condições de habitação para os matosinhenses, sem os afastar dos seus habitats tradicionais”, é outra das prioridades da campanha. “O turismo e a captação de turistas não são de modo nenhum descartáveis, mas não podem servir de pretexto para desertificar os centros das cidades, provocando aquilo a que se chama gentrificação, como já se verifica em Lisboa e no Porto”, sublinhou Ferreira dos Santos, que conta com o professor Ernesto Magalhães como primeiro candidato à Assembleia Municipal.

Termos relacionados Autárquicas 2017, Política
(...)