Está aqui

Fascistas gregos gritam "Heil Hitler" no Parlamento

Deputado do partido neonazi Aurora Dourada insulta o líder do Syriza, Alexis Tsipras, e é expulso do plenário durante o debate da lei que agrava as penas para crimes racistas.
Deputados neonazis no Parlamento grego. Foto do Left.gr

Um deputado do partido neonazi grego Aurora Dourada foi expulso do plenário por insultar o líder do Syriza, Alexis Tsipras, ao mesmo tempo que outro parlamentar do mesmo partido gritou várias vezes "Heil Hitler".

O incidente ocorreu durante o debate sobre o projeto de lei que prevê o endurecimento das penas para crimes racistas. O deputado Panayiotis Iliópulos dirigiu insultos como "cabras" e "vendidos" a outros parlamentares, e particularmente a Tsipras.

O presidente do parlamento decidiu então expulsar Iliópulos do hemiciclo, o que provocou o protesto da bancada do Aurora Dourada, cujos 18 deputados abandonam em grupo a sala. No meio da gritaria, ouviu-se três vezes a exclamação "Heil Hitler", que algumas testemunhas atribuíram ao líder parlamentar, Christos Papas.

A nova lei prevê penas de 3 meses a 6 anos de prisão, multas de até 20 mil euros e a privação dos direitos políticos até um máximo de três anos para aqueles que publicamente, seja de maneira verbal ou através dos meios de comunicação ou da Internet, promovam o ódio ou os ataques contra grupos identificados pela sua raça, cor, religião ou orientação sexual.

O projeto também pune a negação de crimes contra a humanidade e genocídios, bem como a propaganda e o uso de símbolos nazis e fascistas, e considera agravante a utilização do Parlamento para difundir este tipo de discursos.

Em caso de as ofensas serem cometidas pelo líder, o porta-voz ou o representante de um partido político, a multa ascenderá até 300 mil euros e poderá privar a organização de receber fundos públicos, o que poderia ser aplicado a este incidente, caso a lei já estivesse em vigor.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Internacional
Comentários (1)