Faculdade de Ciências suspende investigação científica

Alegando atrasos nas transferências financeiras da Fundação para a Ciência e Tecnologia, a Faculdade de ciências de Lisboa decidiu suspender a investigação científica em curso na instituição. São mais de 9 milhões de euros de projectos que, de um dia para o outro, podem parar por falta de financiamento.
Fotografia de Paulete Matos

A Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa decidiu suspender, com efeito já a partir de Outubro, o pagamento das bolsas e contratos de trabalho associado aos projectos de investigação em curso na faculdade.

A decisão foi comunicada a todos os docentes, investigadores e bolseiros da instituição, através de uma circular enviada pelo presidente do conselho de administração no dia 22 se Setembro. Neste documento pode ler-se que se têm verificado várias “anomalias das transferências financeiras da Fundação para a Ciência e Tecnologia para a FFCUL”. Segundo a Faculdade de Ciências, a dívida da FCT para com a FFCUL é superior a 2 milhões de euros, correspondentes a uma despesa directa de 9,31 milhões de euros.

Apenas os projectos do concurso de 2006 têm o seu financiamento assegurado, e a Faculdade de Ciências sugere aos investigadores associados aos projectos em causa que resolvam concorrer a outros projectos científicos, designadamente internacionais, de forma a reduzir o número de bolsas a associar aos mesmos.

Esta decisão já levou o Bloco de Esquerda a questionar o ministério da Educação e Ciência. A deputada Ana Drago pretende saber se o Governo admite avançar com algum mecanismo de salvaguarda, ainda que provisório, dos projectos e investigadores associados para que estes não se vejam sem nenhuma verba disponível já no próximo mês. O Governo ainda não respondeu.

O Esquerda.net sabe que várias outras instituições do ensino superior também alegam atrasos nas transferências da FCT, e admitem que a situação financeira é preocupante, mas não ponderam, neste momento, seguir os passos da Faculdade de Ciências de Lisboa.

AnexoTamanho
Microsoft Office document icon Pergunta_FimPagamentoFFCUL.doc220 KB