Está aqui

Eurodeputados apelam a uma Conferência para a Reestruturação das Dívidas Soberanas

Por iniciativa dos eurodeputados Marisa Matias (Bloco de Esquerda) e João Ferreira (PCP), um grupo de 20 deputados europeus de diversos países e grupos políticos divulgou um apelo pela realização de uma Conferência Internacional para a Reestruturação das Dívidas Soberanas dos Países Periféricos da Zona Euro e para o Relançamento do Investimento na União Europeia.
Pablo Iglésias (Podemos, Espanha), Marisa Matias (Bloco de Esquerda, Portugal) e Jean-Luc Mélenchon (Front de Gauche, França) estão no grupo dos primeiros subscritores. Foto de Paulete Matos.
Pablo Iglésias (Podemos, Espanha), Marisa Matias (Bloco de Esquerda, Portugal) e Jean-Luc Mélenchon (Front de Gauche, França) estão no grupo dos primeiros subscritores. Foto de Paulete Matos.

Um grupo de 20 eurodeputados, na sua maioria chefes de delegação de vários partidos, de diversos países, e pertencentes a diferentes grupos políticos com assento no Parlamento Europeu, lançou esta terça-feira um apelo dirigido ao Presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, e com conhecimento a Jean-Claude Juncker, para a realização de uma "Conferência Internacional para a Reestruturação das Dívidas Soberanas dos Países Periféricos da Zona Euro e para o Relançamento do Investimento na União Europeia".

A iniciativa partiu dos eurodeputados Marisa Matias (Bloco de Esquerda) e João Ferreira (PCP), aos quais se juntou também Liliana Rodrigues (PS). Caberá agora a este grupo de primeiros subscritores promover a iniciativa junto dos demais deputadas das respetivas delegações e grupos políticos, de forma a recolher o maior e mais abrangente número de assinaturas possível antes de a missiva ser enviada a Donald Tusk na próxima semana.

Em seguida, o texto da carta e a lista dos primeiros subscritores (por ordem alfabética):

Exmo. Sr. Donald Tusk

Presidente do Conselho Europeu

(CC. Sr. Jean-Claude Juncker, Presidente da Comissão Europeia)

A recente decisão da Comissão Europeia de colocar vários países da zona euro sob vigilância por graves desequilíbrios macroeconómicos, nomeadamente por défice excessivo e aumento das dívidas públicas e do desemprego, ao mesmo tempo que a Alemanha tem um elevado excedente comercial, é apenas mais um sinal das assimetrias do euro e da falência das políticas de austeridade.

Na União Europeia, a crise não tem fim à vista e novos riscos, como a deflação, ameaçam ainda mais as economias mais fragilizadas. Os níveis de desemprego estrutural, o desemprego jovem e o aumento da pobreza e exclusão social não podem ser ignorados.

As recentes negociações entre a União Europeia e o governo grego demonstraram contudo uma incapacidade da Comissão Europeia e do Conselho Europeu para debateram políticas para lá do quadro da austeridade, o que não só atenta contra a democracia como recusa retirar consequências do rumo destrutivo seguido até hoje.

Consideramos por isso ser urgente um debate europeu que ultrapasse as atuais políticas de austeridade, permitindo construir políticas baseadas no desenvolvimento económico, emprego e progresso social na União Europeia. Esse debate exige a convocação de uma Conferência Internacional para a Reestruturação das Dívidas Soberanas dos Países Periféricos da Zona Euro e para o Relançamento do Investimento na União Europeia.

Com os melhores cumprimentos,

Marina Albiol, MEP

Martina Anderson, MEP

Nessa Childers, MEP

Dennis De Jong, MEP

Stefan Eck, MEP

Cornelia Ernst, MEP

João Ferreira, MEP

Luke Flanagan, MEP

Eleonora Forenza, MEP

Pablo Iglesias, MEP

Josu Juaristi, MEP

Rina Ronja Kari, MEP

Katerina Konečná, MEP

Merja Kyllönen, MEP

Patrick Le Hyaric, MEP

Marisa Matias, MEP

Jean-Luc Mélenchon, MEP

Dimitrios Papadimoulis, MEP

Liliana Rodrigues, MEP

Neoklis Sylikiotis, MEP

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Política
Comentários (1)