Está aqui

Epidemia de sarampo: DGS alerta para a necessidade de vacinação

A Direção-Geral de Saúde (DGS) aponta para a necessidade de os pais vacinarem os filhos “sem hesitação”. Desde o início do ano houve 23 casos de sarampo em Portugal. Grande maioria da população está protegida.
Vacinação contra o sarampo, Fotografia UFC/flickr, foto de Guilherme Braga
Vacinação contra o sarampo, Fotografia UFC/flickr, foto de Guilherme Braga

Em declarações à Antena Um, Francisco George, Diretor-Geral de Saúde, disse que, desde o dia 1 de janeiro, foram "notificados à Direção Geral da Saúde 23 casos, dos quais 11 estão devidamente confirmados".

Francisco George afirmou que "é uma atividade epidémica, seguramente que sim, mas estamos certos que não vamos ter problemas, porque a grande maioria da população está protegida", admitindo que a percentagem da população protegida pode atingir os 99%.

O Diretor-Geral de Saúde diz que é "absolutamente incompreensível que uma mãe ou um pai não vacinem as suas crianças", sublinhando que "quando não estamos a vacinar um filho estamos a criar uma bolsa que permite ao vírus circular."

Francisco George, salientando que “a vacina é eficaz” e que “não falta vacinas” em Portugal, aponta: "É preciso que as mães tenham consciência que não podem pôr não só os seus filhos como os filhos dos outros" em perigo.

Segundo a Lusa, o primeiro caso terá sido detetado numa criança de 13 meses, não vacinada, que deu entrada no hospital a 27 de março, tendo depois contagiado cinco funcionárias, que como estavam vacinadas tiveram a doença mas de forma mais leve.

O sarampo é uma doença infecciosa muito contagiosa e pode provocar a morte, mas é evitável pela vacinação. A doença transmite-se por via aérea e está, há vários anos, controlada em Portugal.

Estão protegidas contra o sarampo as pessoas que tiveram a doença ou que têm duas doses da vacina, no caso dos menores de 18, ou uma dose quando se trata de adultos.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, só este ano foram reportados mais de 500 casos de sarampo na Europa, em sete países.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Sociedade

Adicionar novo comentário