Está aqui

Enfermeiros convocam greve para o início de outubro

As reuniões desta semana entre o governo e o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses terminaram sem acordo. O SEP decretou uma paralisação nos dias 3, 4 e 5 de outubro.
Foto Paulete Matos.

“As propostas do Ministério da Saúde foram insuficientes”, disse o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) em comunicado publicado na sua página na internet após duas rondas negociais na terça e quinta-feira com o ministro da Saúde e os secretários de Estado da Saúde, das Finanças, da Administração Pública.

Segundo o SEP, o governo evoluiu na sua posição em relação aos compromissos assumidos em março, propondo agora a integração no Orçamento do Estado para 2018 da da reposição do valor integral das Horas de Qualidade/Penosas. Quanto à consagração das 35 horas semanais para os enfermeiros com Contrato Individual de Trabalho e a negociação do Acordo Coletivo de Trabalho com estes profissionais, o governo propôs concretizar estes compromissos apenas no próximo ano.

O mesmo aconteceu à proposta de atribuição do acréscimo salarial aos enfermeiros especialistas, um aumento transitório até à revisão da carreira de enfermagem, também adiada para o próximo ano.

O SEP decidiu também propor uma convergência à Federação Nacional de Sindicatos de Enfermeiros – que integra os sindicatos que convocaram a greve desta semana – para se juntarem à paralisação de 3, 4 e 5 de outubro.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Sociedade
(...)