Está aqui

Dono do Pingo Doce é o mais rico de Portugal

Alexandre Soares dos Santos, o dono dos supermercados Pingo Doce, tornou-se o homem mais rico de Portugal, ultrapassando Américo Amorim. No último ano, Soares dos Santos destacou-se pelo seu apoio fervoroso à troika, pela fuga aos impostos e pelo desrespeito a trabalhadores e produtores.
ALexandre Soares dos Santos, o mais rico de Portugal, com Passos Coelho - Foto de Nuno André Ferreira/Lusa

Segundo a revista “Exame”, Alexandre Soares do Santos tornou-se o homem mais rico de Portugal, tendo a sua fortuna crescido 8% para 2.070 milhões de euros. Em 2004, quando o ranking da revista surgiu, Soares dos Santos tinha uma fortuna de 330 milhões de euros e, em 2010, tinha passado de quarto mais rico de Portugal para segundo.

No último ano, Alexandre Soares dos Santos, dono do grupo Jerónimo Martins (ler Um grupo exemplar), foi notícia pelo seu apoio à troika e ao seu memorando (ler “Compromisso Nacional” dos 47/77 afinal é um produto do Grupo Jerónimo Martins), pela sua fuga aos impostos bem evidente na passagem do controlo do capital que detém na Jerónimo Martins para uma holding sua com sede na Holanda (ver dossier A fuga do PSI-20 para a Holanda), e pelo seu desrespeito pelos direitos de trabalhadores e produtores, nomeadamente por ter imposto aos trabalhadores a abertura da sua cadeia de supermercados e lançado uma promoção de desconto de 50% (a quem fizesse compras acima de 100 euros) no dia 1º de Maio (ler Jerónimo Martins tem agido, em Portugal, com total impunidade e privilégio).

Em segundo lugar, na lista dos mais ricos encontra-se agora Américo Amorim, que era anteriormente o primeiro, cuja fortuna assenta na sua participação na Galp e na Corticeira Amorim. A fortuna de Américo Amorim é agora de 1.900 milhões de euros, menos 24,4% que no ano anterior.

Em terceiro lugar, encontra-se a família Guimarães de Mello subiu de quarto para segundo lugar no ranking com 700,1 milhões de euros. A família distingue-se pelas suas participações no grupo José de Mello, no grupo CUFF, na Mello Saúde, na Efacec, na Brisa e na EDP

Em quarto lugar, encontra-se agora Belmiro de Azevedo, dono dos supermercados modelo-Continente, que já foi o mais rico de Portugal e cuja fortuna diminuiu 47,5% para 681 milhões de euros.

Os dez mais ricos são:

1 - Alexandre Soares dos Santos, 2.070 milhões de euros

2 - Américo Amorim, 1.955,9 milhões de euros

3 - Família Guimarães de Mello, 700,1 milhões de euros

4 - Belmiro de Azevedo, 680,9 milhões de euros

5 - Família Alves Ribeiro, 650,8 milhões de euros

6 - Rita Celeste Violas e Sá e Manuel Violas, 609,3 milhões de euros

7 - Família Cunha José de Mello, 560 milhões de euros

8 - Fernando Figueiredo dos Santos, 542,3 milhões de euros

9 - Maria Isabel dos Santos, 542,3 milhões de euros

10 - Luís Silva e Maria Perpétua Bordalo Silva, 521 milhões de euros

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Sociedade
Comentários (1)