Está aqui

Donald Trump exigiu que o FBI encerrasse a investigação a Michael Flynn

Numa conversa a sós com James Comey, Trump terá não só exigido o encerramento da investigação como sugerido a prisão de jornalistas que publicassem fugas de informação. 
Donald Trump com James Comey na Casa Branca.
Donald Trump com James Comey na Casa Branca.
O New York Times revelou esta terça-feira que o Presidente dos Estados Unidos da América pediu ao ex-diretor do FBI, James Comey, para encerrar a investigação a Michael Flynn, o ex-conselheiro para a segurança nacional despedido em fevereiro deste ano devido a conflitos de interesse com a Rússia. 
 
O jornal sustenta a notícia numa nota do próprio James Comey relatando a conversa onde, alegadamente, Donald Trump terá dito “Espero que possa deixar isto cair” [I hope you can let this go], referindo-se à investigação do FBI a Michael Flynn. Dada a anormalidade legal do pedido, James Comey terá escrito a nota para garantir que a conversa ficava registada nos arquivos do FBI, e faz parte de um conjunto de documentos que detalham as diferentes formas com que Trump tentou influenciar a investigação. Os documentos produzidos por um agente do FBI são rotineiramente assumidos pelos tribunais como prova credível de conversas que testemunharam. 
 
O NYTimes não teve acesso aos documentos, apenas a relatos de pessoas que leram os documentos mas, ainda na noite de terça-feira, o Financial Times confirmou a credibilidade da notícia com as suas próprias fontes. 
 
Na conversa, Trump terá dito “Espero que possa ver uma forma de deixar isto cair, de deixar Flynn em paz (…) Ele é um bom rapaz. Espero que o possa deixar em paz.” E afirmou que Michael Flynn não teria feito nada de errado, algo a que Comey respondeu “Concordo que ele é um bom rapaz”. 
 
A conversa teve lugar após uma reunião sobre ameaças terroristas com vários representantes das agências de segurança. No final da reunião, Donald Trump terá pedido a todos os presentes, incluindo o Vice-Presidente Mike Pence e o Procurador-Geral Jeff Sessions que o deixassem a sós com James Comey. Trump terá iniciado a conversa condenando as fugas de informação para a imprensa, dizendo que o FBI deveria considerar colocar jornalistas na prisão que publicassem informação obtida destas forma. 
 
A Casa Branca já reagiu oficialmente negando a versão da conversa tal como descrita na nota de James Comey: “O Presidente nunca pediu a James Comey ou a quem quer que fosse para encerrar qualquer investigação, incluindo uma investigação incluindo o general Flynn”. Acrescentando, “O Presidente tem o maior respeito pelas agências de segurança, e por todas as investigações. Esta não é uma descrição precisa da conversa entre o Presidente e James Comey.” 
 
O Presidente dos EUA, Donald Trump, despediu James Comey na semana passada, um dia antes de receber o Ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, reunião onde se revelou também esta semana que Trump terá entregue informação classificada sobre o Daesh a Sergey Lavrov. 
 
O afastamento de James Comey não impediu a investigação a Michael Flynn de continuar, tendo sido entregues mandatos judiciais por um júri federal da Virginia, para recolher documentos relacionados com a conduta de Michael Flynn com entidades russas enquanto detinha cargos de responsabilidade pública e acesso a informação classificada. 
 

Artigos relacionados: 

Comentários (1)