Está aqui

Descontos ilegais provocam greve às limpezas no hospital Egas Moniz

A empresa Safira desconta indevidamente parte do salário dos funcionários que prestam serviços de limpeza no hospital Egas Moniz. A denúncia é do STAD, que convoca a paralisação de 24 horas na próxima segunda-feira.
Foto Paulete Matos.

Em comunicado, o Sindicato dos Trabalhadores de Serviços de Portaria, Vigilância, Limpeza, Domésticas e Atividades Diversas (STAD) diz que os trabalhadores e trabalhadoras da Safira no Hospital Egas Moniz estão “fartos de que a empresa continue a descontar indevidamente todos os meses dinheiro nos salários”, por alegadas faltas injustificadas, sem que se registem faltas ao trabalho.

“Com estes descontos ilegais, a empresa tem vindo a meter ao bolso muito dinheiro que é dos trabalhadores”, acusa o STAD, que alerta ainda que a Safira não está a cumprir com as suas obrigações ao não pagar o trabalho prestado em dias feriados, violando assim o contrato coletivo e a lei: a Safira “está a substituir o pagamento pelo dia de descanso quando sabe muito bem que os trabalhadores têm direito ao pagamento e ao descanso”, refere o comunicado.

A greve de 24 horas marcada para 12 de junho exige “respeito, justiça e dignidade no trabalho” e sublinha que os trabalhadores da limpeza hospitalar são “parte integrante na manutenção de um bom serviço no Hospital Egas Moniz”.

Termos relacionados Sociedade
(...)