Está aqui

Descoberta vacina “100% eficaz” contra vírus do Ébola

Vacina foi testada em 4 mil pessoas que estiveram em contacto com a doença. Organização Mundial de Saúde fala em "viragem" capaz de mudar as regras do “jogo”.

Resultados de uma vacina experimental contra o vírus do Ébola demonstraram "grande eficácia", após ter sido testada em mais de 4 mil pessoas que estiveram em contacto com a doença na Guiné-Conacri, um dos países mais afetados pela epidemia.

Os primeiros resultados publicados na revista científica britânica “The Lancet” e difundidos pelo Governo da Guiné-Conacri, revelam que a nova vacina, a VSV-ZEBOV, demonstrou uma eficácia de 100% durante os dez dias seguidos em que foi administrada a uma pessoa não contagiada, mas a coabitar com pessoas infetadas.

No início do maior surto de sempre de Ébola, em dezembro de 2013, não havia medicamentos ou vacinas capazes de combater o vírus potencialmente fatal. Agora, a Organização Mundial de Saúde (OMS) fala numa "viragem" capaz de mudar as regras do "jogo”.

Os testes revelaram a eficácia em humanos em menos de 12 meses, “um tempo recorde”, segundo a equipa científica que desenvolveu a vacina, integrada por especialistas da OMS, Médicos Sem Fronteiras, da Noruega, Canadá, Guiné-Conacri, Estados Unidos e Reino Unido.

Desde o ano passado, o vírus infetou 27 748 pessoas e matou 11 279. Mais de 99% das vítimas encontram-se na Guiné-Conacri, Serra Leoa e Libéria.

Termos relacionados Internacional
(...)