Deputados vão a Espanha recolher dados sobre mina de urânio junto à fronteira

Uma delegação da Assembleia da República desloca-se nesta segunda-feira a Espanha para avaliar os impactos de uma mina de urânio em Retortillo. Pedro Soares, deputado do Bloco e presidente da comissão parlamentar de Ambiente, alerta que “há risco de contaminação".

A delegação, composta por deputados de todos os partidos, contactará neste domingo autoridades portuguesas e, na segunda-feira, visitará o local e reunirá com representantes políticos de várias entidades de Espanha.

Em declarações à agência Lusa, o deputado Pedro Soares disse: “Há um risco de contaminação por via área e também fluvial, através da bacia hidrográfica do Douro, uma vez que todas as escorrências vão dar ao rio”.

Pedro Soares disse que o governo português pediu informação e que as autoridades espanholas mais uma vez não accionaram o mecanismo de avaliação ambiental partilhada.

“É uma situação idêntica à de Almaraz, que levou o Governo português a fazer um protesto”, explicou o deputado.

A mina de urânio a céu aberto localiza-se perto da fronteira portuguesa de Almeida e a delegação parlamentar visitará o local onde a empresa (Berkeley) pretende fazer a exploração.

“Estamos preocupados e temos recebido preocupações dos autarcas. A mina já está a ser instalada, já começaram a cortar árvores”, afirmou Pedro Soares, que declarou:

“A Comissão de Ambiente foi contactada. Agora vamos analisar a situação e recolher toda a informação possível para depois, na Assembleia da República, podermos tomar mais iniciativas sobre esta questão”, declarou ainda o presidente da comissão parlamentar de Ambiente.

Segundo Salamanca al dia RTV, os deputados portugueses serão recebidos no Ayuntamiento de Boada, na segunda-feira às 10 horas, serão recebidos pelo alcaide dessa localidade e pelo alcaide de Villavieja de Yeltes.

A Plataforma Stop Uranio anunciou que os deputados portugueses vão conhecer localmente a questão da mina de urânio e “as repercussões que vai ter esta atividade no seu território”. No encontro participarão representantes políticos de várias instituições de Espanha e de vários partidos, nomeadamente de PSOE, Ciudadanos, IU, EQUO, Compromis e Podemos.

Termos relacionados Política
Comentários (1)