Está aqui

CT da Autoeuropa chega a acordo com a empresa sobre horários

A Comissão de Trabalhadores (CT) da Autoeuropa e a administração da empresa chegaram a um pré-acordo sobre os horários de trabalho por turnos decorrentes do aumento de produção na fábrica de Palmela.
Comissão de Trabalhadores da Autoeuropa chega a acordo sobre horários.

Atualmente, a fábrica da Volkswagen não funciona ao sábado, contudo, e por forma a cumprir as metas de produção para o novo modelo, o SUV citadino T-Roc, a Autoeuropa pretende que os seus trabalhadores passem a trabalhar neste dia, que, segundo proposta da administração, seria pago como se fosse um dia normal de trabalho.

Os trabalhadores rejeitaram estas condições e chegaram a ponderar, inclusive, avançar para uma paralisação.

Em comunicado, a Comissão Trabalhadores (CT) da Autoeuropa informou, entretanto, que foi possível chegar a um pré-acordo com a administração da empresa. “Depois da administração ter recebido o resultado dos plenários dos participativos, a mesma informou-nos da disponibilidade para reunir na terça-feira”, pode ler-se no documento.

A CT da Autoeuropa "no sentido de colocar outra alternativa às já existentes (fazer as greves agendadas; implementação unilateral do horário anunciada pela empresa), chegou a um entendimento no sentido de viabilizar uma terceira opção". A mesma “envolve compensações para os trabalhadores e assegura o volume de 240 mil carros previstos e a manutenção e a criação de 2 mil postos de trabalho”, lê-se no comunicado.

O acordo prevê, nomeadamente, turnos rotativos de 3 semanas à noite, seguidas de seis semanas rotativas de manhã e tarde, um pagamento mensal de 175 euros adicional ao previsto na lei, 25% de subsídio de turno e ainda a atribuição de um dia adicional de férias. Com esta proposta horária há uma redução do horário semanal de trabalho para 38 horas e 20 minutos.

A proposta de pré-acordo será votada em referendo na sexta-feira, dia 28 de julho.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Sociedade

Adicionar novo comentário