Está aqui

Cortes a dobrar nas pensões surpreendem reformados

Os reformados estão a ser surpreendidos pelo recibo do mês de fevereiro. A Segurança Social está a cobrar os duodécimos e aumento de impostos a dobrar, sem fornecer qualquer informação, gerando confusão e apreensão entre os pensionistas que não percebem o que aconteceu à sua pensão e a amplitude dos cortes.
O valor a receber pelos pensionistas em março, será novamente distinto do que apareceu nos recibos de janeiro e de fevereiro. // Foto de Paulete Matos.

Os reformados começaram a receber este mês os cortes na pensão em duplicado, resultante do aumento de impostos e da diluição do subsídio de natal em duodécimos, sem que a Segurança Social tenha fornecido qualquer explicação. A diferença nos valores que estão a ser pagos em fevereiro, face ao que foi processado em janeiro, está a causar incompreensão e apreensão entre os reformados.  A situação é ainda mais complicada quando se percebe que o valor pago em março, será novamente distinto do que apareceu nos recibos de janeiro e de fevereiro.

Como o duodécimo do subsídio de natal não foi pago em janeiro, os pensionistas recebem este mês esse valor a duplicar. Mas como fevereiro é também o primeiro mês em que são aplicadas as novas tabelas de retenção na fonte, o aumento fiscal também se faz sentir a dobrar. No caso dos pensionistas com reformas superiores a 1350 euros, estes cortes acumulam com a contribuição extraordinária de solidariedade (que também está a ser cobrada em duplicado este mês). Esse corte adicional começa nos 3,5%, aumentando progressivamente até aos 10% consoante o rendimento em causa. 

Embora também não tenham recebido qualquer nota explicativa, os pensionistas da Caixa Geral de Aposentações estão a ser notificados das alterações através de um recibo que discrimina as parcelas, nomeadamente a que se refere ao valor dos duodécimos.

Em resposta ao Jornal de Negócios, que noticiou a ausência de informação prestada aos reformados, o Instituto da Segurança Social desvaloriza a ausência de uma nota explicativa dizendo que que levou a cabo “uma larga campanha de difusão das alterações dos valores, através do site da Segurança Social, do Portal do Cidadão, comunicação social e de um folheto distribuído pelos serviços de atendimento.

O subsidio de férias será processado como é costume, mas o valor a receber também depende do rendimento do pensionista. Será pago na totalidade para os que recebem menos de 600 euros, e de forma parcial desse valor até aos 1100 euros. A partir desse montante, os reformados ficam sem a totalidade do subsídio de férias (a juntar ao de natal, que foi retirado a todos).

Termos relacionados Sociedade
Comentários (3)