Está aqui

Bloco apresenta 10 medidas concretas para defender o ensino superior público

O Bloco de Esquerda apresentou esta segunda-feira um conjunto de dez medidas para o ensino superior público com vista ao debate na especialidade sobre o Orçamento do Estado para 2014, reclamando que "não se pode fechar o futuro" dos jovens portugueses.

"Não é a fechar o país aos bocados que se pode reequilibrar alguma coisa e se pode relançar o desenvolvimento do país. Não se pode fechar o futuro. Não pedimos o impossível", advogou o deputado do Bloco Luís Fazenda, em declarações no parlamento, em Lisboa.

O deputado sublinhou que as propostas do Bloco para o Orçamento de Estado são "propostas mínimas" com "uma única ideia subjacente: regressar aos valores do primeiro Orçamento do Governo de Pedro Passos Coelho e Nuno Crato", o "mínimo dos mínimos" para conter a "desestruturação agressiva" do ensino superior.

Entre as medidas avançadas está a isenção do ensino superior de "qualquer processo de requalificação ou mobilidade especial", a isenção de propinas para os estudantes com bolsa de ação social escolar ou um patamar mínimo de investimento nos laboratórios do Estado.

As propostas bloquistas visam três objetivos concretos: evitar o colapso funcional do ensino superior público, garantir as condições de permanência dos estudantes no ensino superior público e defender os docentes e investigadores como ativo estratégico da soberania nacional.

O Bloco estima entre 200 e 250 milhões de euros o valor que a aprovação das suas propostas teria no Orçamento para o próximo ano.

Conheça as 10 propostas do Bloco para defender o Ensino Superior

1. Evitar o colapso funcional do ensino superior público:

I. excecionar as instituições do ensino superior público, os Laboratórios de Estado e a FCT das cativações previstas no artigo 3.º do OE2014

II. patamar mínimo de investimento nos Laboratórios de Estado;

III. cláusula de salvaguarda para as transferências para o ensino superior público;

IV. liberdade de contratação nos mesmos critérios orçamentais estritos aplicados em 2013.

2. Garantir as condições de permanência dos estudantes no ensino superior público:

V. eliminação do critério das dívidas do agregado familiar como determinante para obtenção de bolsa no ensino superior;
VI. isenção de propinas para os estudantes com bolsa de ação social escolar.

3. Defender os docentes e investigadores como ativo estratégico da soberania nacional no que respeita à infraestrutura nacional de Ciência e Educação:

VII. corrigir o erro de cálculo do orçamento para as 400 contratações de doutorandos previstas no OE2014;

VIII. integração de bolseiros nos quadros das unidades de investigação;

-IX. atualização do valor das bolsas atribuídas pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, após dez anos de congelamento;

X. isenção do ensino superior de qualquer processo de requalificação ou mobilidade especial.

(...)

Neste dossier:

OE 2014 - Propostas do Bloco

Divulgamos aqui as propostas apresentadas pelo Bloco, alternativas à desastrosa proposta de OE para 2014 do Governo PSD/CDS-PP, que protege os grandes grupos económicos e a banca, penaliza duramente trabalhadores, desempregados e reformados. As propostas do Bloco defendem o Estado Social, procuram salvar salários e pensões e apontam para a recuperação da economia e do emprego.

3 prioridades para um Orçamento que sirva as pessoas

A austeridade falhou e não serve o país. O défice e a dívida são usados como instrumentos de chantagem e a escolha do Governo é continuar essa chantagem em 2014. O Bloco rejeita este caminho desastroso e apresenta 3 prioridades essenciais: 1) Uma reforma fiscal corajosa e justa. 2) Salvar os direitos, os salários e as pensões. 3) Medidas para recuperar a economia e o emprego.

Bloco apresenta 196 propostas para o OE 2014

“Taxar o dinheiro onde ele deve ser taxado, defender o direito aos salários e às pensões e implementar um plano para a criação de emprego, para resgatar a nossa economia” são as três prioridades do Bloco de Esquerda, adiantou o líder parlamentar, Pedro Filipe Soares. “É necessária coragem para defender as pessoas”, frisou.

Bloco apresenta propostas para a saúde

João Semedo considera que a “saúde precisa de investimento, não de cortes” e apresentou propostas para contrariar os aspetos mais negativos do OE para 2014 nesta área, em que são cortados 300 milhões de euros. O Bloco propõe, entre outras medidas, o fim das taxas moderadoras no SNS e a generalização a toda a população de rastreios oncológicos.

Propostas do Bloco para a Cultura

O orçamento para a cultura representa hoje apenas 0,1%, muito longe dos 1% que são considerados internacionalmente como o patamar de investimento mínimo. Bloco de Esquerda apresenta propostas para aumentar a dotação orçamental, impedir a privatização do património cultural, fazer cumprir a lei do cinema e corrigir erros de política fiscal para o sector.

Bloco apresenta 4 propostas para combater a pobreza infantil

Durante a conferência de imprensa que teve lugar este sábado, a coordenadora nacional do Bloco de esquerda apresentou um conjunto de quatro “medidas mínimas, urgentes e exigentes para combater a pobreza infantil”. “Não aceitamos que em Portugal ter filhos seja meio caminho andado para a pobreza”, frisou a dirigente bloquista.

Bloco apresenta 10 medidas concretas para defender o ensino superior público

O Bloco de Esquerda apresentou esta segunda-feira um conjunto de dez medidas para o ensino superior público com vista ao debate na especialidade sobre o Orçamento do Estado para 2014, reclamando que "não se pode fechar o futuro" dos jovens portugueses.

Bloco quer proibir contratos com instituições de ensino particular e cooperativo

Líder do grupo parlamentar do Bloco apresenta proposta para o OE’2014 que proíbe novos contratos com escolas privadas no próximo ano letivo e prevê a cessação dos atuais contratos onde exista oferta pública. Pedro Filipe Soares afirma que Crato é “um ministro desmazelado, um ministro que não sabe o que custa a crise às pessoas”.

“Está na hora de avaliar o desastroso resultado social e económico da política do Governo”

A coordenadora nacional do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, salientou que o Governo se esqueceu que “este não é o primeiro Orçamento que apresenta, mas o terceiro, e que está na hora de avaliar o desastroso resultado social e económico da sua política”.

"Demissão do Governo é o primeiro passo para política de renegociação da dívida"

O OE para 2014 foi aprovado apenas por PSD e CDS-PP. Todos os partidos da oposição votaram contra, assim como o deputado do CDS da Madeira. O deputado Luís Fazenda do Bloco de Esquerda criticou violentamente Passos Coelho, que comparou a um pequeno soberano aconselhado por Maquiavel, e exigiu a demissão urgente do governo, apelando à luta popular nas ruas, perante um "orçamento péssimo antes de outro ainda pior”.