Está aqui

A China dissidente – parte 2

Campos de reeducação massiva para a minoria uigur, prisão de ativistas laborais e de jovens inspirados pelo legado político de Mao. Xi Jinping introduziu mudanças na forma de lidar com a dissidência. Esta é a segunda parte do retrato sobre a China dissidente.
Foto de thierry ehrmann/Flickr

Jovens comunistas educados

Ideologicamente a “nova esquerda” tem desafiado o regime a partir dos anos 90. Os velhos maoistas e saudosistas de outros tempos também continuam críticos das cedências em toda a linha do regime ao capitalismo. Mas, recentemente, a imagem forte da dissidência são os jovens comunistas.

A foto de um grupo de jovens universitários cantoneses correu mundo no verão. Tratava-se de um movimento de solidariedade para com a luta por direitos laborais dos trabalhadores da fábrica de equipamentos de soldagem Jasic Techonology da cidade de Shenzhen. 50 destes jovens foram detidos a 24 de agosto. O movimento alastrou para além das fronteiras de Guangdong, envolvendo estudantes que pertencem a clubes universitários dedicados ao comunismo. Houve raides em várias universidades.

Este mês de novembro assistiu-se a uma nova leva de detenções de cerca de uma dúzia de estudantes. A repressão chegou agora à capital: a Universidade de Beijing diz ter eliminado uma “organização ilegal” que queria “subverter o poder do estado” infiltrando-se na Sociedade Marxista da universidade e anunciou a criação de uma “unidade de controlo interno”.

Xi dizia trazer um reavivar do legado de Marx e de Mao. Não esperaria ser levado tão à letra por uma geração de jovens politizados provenientes das universidades mais importantes do país. Trazem de volta o fantasma daqueles dias do ano de 1989 de que não se pode falar. Os meios de comunicação social ocidentais lembram sobretudo que havia uma estátua da liberdade e tanques numa praça. Também a sua memória é seletiva. Esquecem que o que esses estudantes cantavam era a Internacional.

Uigures reeducados

Do Tibete para Xinjiang. O percurso da carreira de um dos quadros de topo do PCC, Chen Quanguo, é simbólico da mudança de foco na repressão de minorias e nacionalidades. Chen fez o seu trabalho no Tibete e chegou para intensificar a campanha de “reeducação” dos uigures.

A China dissidente - parte 1

Os uigures são a minoria muçulmana turca que corresponde a 45% da população de Xianjiang. O governo chinês acusa-os de terrorismo e separatismo e lançou, a partir de 2014, uma campanha intitulada “atacar duramente o extremismo violento”.

Ponto central na estratégia do PCC para quebrar os uigures são os campos de “educação”. Num painel do Conselho de Direitos Humanos avançou-se com a estimativa de um milhão de detidos. Algumas ONG contam ainda mais. Seja como for, a escala é enorme. Ali, diz-se, vai-se para aprender mandarim, para cantar canções patrióticas e decorar a ideologia oficial do regime. Na linguagem burocrático-política trata-se de “educação ideológica, reabilitação psicológica e correção comportamental”. Mas não só. Segundo a AFP, do menu fazem também parte gás pimenta e bastões elétricos. A agência notíciosa teve acesso a uma lista de compras da Câmara de Hotan de que constavam 2,768 bastões policiais, 550 bastões elétricos, 1,367 pares de algemas e 2,792 latas de gás pimenta.

Para além dos campos, as denúncias de associações de defesa dos direitos humanos referem detenções arbitrárias massivas, tortura e perseguição religiosa. A Human Rights Watch considera que há abusos numa “escala sem precedentes no país nas últimas décadas”.

Migrantes rurais, novos pobres urbanos

São 287 milhões de pessoas. Um terço de toda a força de trabalho chinesa. Nem todos são rurais ou migrantes. Alguns nasceram já nas cidades, filhos do êxodo rural dos anos 80. Mas o rígido sistema de registo de domicílios assim os continua a considerar.

A discriminação desta condição faz deles os trabalhadores que recebem os salários mais baixos e têm horários mais longos. Têm pouca ou nenhuma segurança social: apenas 22% deles têm uma pensão básica ou seguro de saúde, 17% têm seguro de desemprego, um terço não tem frigorífico ou máquina de lavar, 28% não têm casa de banho privada. Vivem em pequenos apartamentos, com poucas condições, nas zonas mais remotas das cidades. São vistos como cidadãos de segunda. Olhados de soslaio como intrusos. São a classe potencialmente perigosa que lembra que a história do desenvolvimento económico chinês não é um conto de fadas.

Sindicalistas sem sindicato e grevistas sem medo

Para Zeng Feiyang a intimidação não era novidade. O dirigente do Centro de Trabalhadores Panyu Dagongzu tinha sido detido inúmeras vezes para interrogatório, forçado 13 vezes a mudar de casa porque a polícia pressionava os senhorios, até agredido fisicamente no seu escritório por desconhecidos que o acusavam de dívidas por pagar. Mas ainda assim o dia 3 de Dezembro de 2015 foi diferente. Esse dia marcou o início de uma ofensiva governamental sobre as associações independentes de defesa dos direitos laborais. 21 ativistas dos direitos laborais foram presos.

A partir daí as coisas mudaram pessoal e coletivamente. A agência Xinhua divulgou um relatório no qual se descreviam alegados casos extraconjugais com oito mulheres, se denunciava uma suposta apetência por participar nu em chats e por enviar vídeos e “mensagens vulgares” para diversas mulheres. Junto com mais dois outros ativistas, foi oficialmente acusado de envolvimento com “organizações estrangeiras hostis à China”, desvio de fundos da organização e de “incitar multidões para disturbar a ordem social”. Em Setembro de 2016 foi condenado a três anos de pena suspensa durante quatro anos.

Todos os acusados acabaram por se declarar culpados. Mas a sua verdadeira culpa era outra. Ajudaram a organizar uma série de bem sucedidas greves na fábrica de sapatos Lide. Os trabalhadores queixavam-se de trabalho extra não pago, pensões e férias inadequadas, falta de pagamentos à segurança social. Ou seja, protestavam contra ilegalidades à luz da legislação chinesa cometidas pela administração.

Para além das prisões, também o cerco às associações de defesa dos direitos laborais se apertou. Estas são uma forma de contornar a lei que proíbe sindicatos independentes. Estas começaram nos anos 90 por aconselhar trabalhadores, dar formação sobre direitos etc. A pressão das greves que se multiplicavam transformou-os em quase-sindicatos, em grupos de organização e apoio de vários protestos. Antes, eram alvo de desconfiança pública, de auditorias fiscais, de interrogatórios policiais e violência mafiosa de baixa intensidade. Um bullying que apesar de tudo lhes permitia funcionar. A partir da ofensiva de finais de 2015, passou-se a outra escala e intensidade. As autoridades tentaram impossibilitar a sua existência de várias formas, incluindo impossibilitar qualquer financiamento externo.

Estas prisões aconteceram num momento em que a conflitualidade escalava sem parar. Depois da crise financeira, a economia chinesa desacelerou e os problemas aumentaram. Se em 2011 se contaram 185 greves, em 2014 eram 1300 e os números continuavam a subir. A vaga atingia também as multinacionais quer diretamente quer através das suas fornecedoras e o seu epicentro era Guanzhou, a região chamada então a “fábrica do mundo”. A fábrica de sapatos Yue Yuen assistiu em abril de 2014 a uma greve de mais 40 mil trabalhadores durante mais de dez dias. Ganharam.

Hoje, as greves e os conflitos continuam a ser muitos e conhecidos. Tanto que se pode encontrar o seu mapa interativo online. que soma 8696 protestos entre janeiro de 2013 e 31 de dezembro de 2017. No momento em que escrevo, assinalam-se 842.

O caso mais recente de endurecimento da resposta governativa é o já aqui referido: a Jasic Technology. Para além dos jovens comunistas das redes universitárias de apoio, a repressão atingiu também os trabalhadores e outros apoiantes. No início deste mês de dezembro, foram presos dois representantes sindicais de base de Shenzhen, Zou Liping e Li Ao e um advogado, Huang Sha, que representava. Estão neste momento detidas 32 pessoas no âmbito deste caso.

Os trabalhadores desta fábrica começaram por reivindicações laborais tradicionais: subsídios de alojamento baixos, um sistema arbitrário de multas, etc. O conselho que receberam dos representantes locais do sindicato oficial foi o fazer um “sindicato de empresa” para melhor reivindicar, um direito concedido pela lei chinesa. Foram atacados por rufias e seis trabalhadores, pelo menos, foram despedidos em retaliação.

Mas o retrato das lutas laborais está a mudar da fábrica para o resto das empresas, acompanhando as mudanças económicas do país com o crescimento nos serviços e o aumento do sentido ocidental de trabalho precário. Está a mudar de escala: envolvendo agora números menores de trabalhadores em cada caso, à medida que a grande fábrica deixa de ser o motor quase exclusivo das lutas. Está mudar geograficamente: Guanzhou já não ocupa o centro incontestado das reivindicações, estas espalharam-se pelo país. Está a mudar ao nível das reivindicações: das exigências de melhores salários e condições de trabalho para o simples cumprimento das leis laborais mais básicas.

O governo lida com tudo isto através de várias estratégias. Oficialmente, seguindo a sua veia neo-confucionista, Xi quer promover “as relações laborais harmoniosas” e, como resposta ao trabalho das associações de direitos laborais, empurrou até o sindicato do regime a ser mais interveniente nas disputas locais. Ao mesmo tempo aumentaram as intervenções policiais que se dirigem sobretudo aos casos que ganham mais mediatismo e envolvem mais trabalhadores.

Oficiosamente, as autoridades locais são conhecidas quer por recorrer a rufias contratados para agredir os dissidentes, quer por, noutros casos, fazer a mediação entre trabalhadores e empresas nos tradicionais métodos de negociação.

Do outro lado da barricada, continuam a estar as associações de direitos laborais. O seu papel não é consensual para o conjunto dos grupos que contestam o regime: por um lado, acusa-se estas de procurar protagonismo ultrapassando os movimentos dos trabalhadores e de procurar minimizar os conflitos sociais, desconfia-se do seu recurso a financiamentos estrangeiros, critica-se a sua conceção legalista e recuada dos direitos laborais; por outro, há quem as veja como embriões de um tipo de sindicalismo que não pode existir, catalisador de lutas, suporte essencial legal e social de ativismos isolado e, por isso, alega-se, seriam um dos principais alvos do regime.

Uma coisa é certa, os trabalhadores em luta não estão entalados entre estas duas forças. São um ator autónomo. Tem sido a pressão da luta de classes a fazer o regime correr atrás do prejuízo e as associações alterar-se.

Sobre o/a autor(a)

Professor.
(...)