Está aqui

Chelsea Manning vai candidatar-se ao Senado dos EUA

A ativista que passou sete anos na prisão por ter protagonizado uma das maiores fugas de informação através do Wikileaks vai entrar nas primárias do Partido Democrata no estado de Maryland. Veja aqui o vídeo do anúncio.
Imagem do vídeo do anúncio de candidatura de Chelsea Manning

Através de um vídeo lançado nas redes sociais, Chelsea Manning anunciou a entrada na corrida ao Senado norte-americano, concorrendo às primárias do Partido Democrata para o lugar de senadora por Maryland. A autora da maior fuga de informação confidencial acessível aos militares norte-americanos - o Cableleaks, com centenas de milhares de telegramas das embaixadas dos EUA em todo o mundo e também vídeos e registos das operações militares da ocupação no Iraque e Afeganistão – passou sete anos numa prisão militar, onde procedeu a uma operação de mudança de sexo e se tornou num símbolo da comunidade LGBTQ.

Libertada há oito meses, graças a uma das últimas  decisões do mandato de Barack Obama de comutar a pena de 35 anos a que fora condenada, Chelsea Manning tem usado as redes sociais para lançar mensagens de apelo à luta contra o sistema político-militar e em particular a administração Trump. Agora, dá mais um passo na sua intervenção política, com o anúncio da sua candidatura.

“Não precisamos de mais - ou melhores líderes. Precisamos de alguém disposto a lutar”, afirma Manning no vídeo em que desafia os seus apoiantes a “tirar as rédeas do poder” aos que atualmente as detêm.

Chelsea Manning for U.S. Senate

Termos relacionados Internacional
(...)