Está aqui

Centenas de milhares de palestinianos marcham em Gaza

Esta sexta feira, centenas de milhares de palestinianos celebraram em Gaza o 48º aniversário da Fatah e exigiram o fim do bloqueio a que o território está sujeito. O porta voz do Hamas, Sami Abu Zuhri, afirmou que “o sucesso deste rally é um sucesso para a Fatah e para o Hamas também”.
Foto de MOHAMMED SABER, EPA/Lusa.

Esta foi a primeira manifestação convocada pela Fatah a realizar-se em Gaza desde 2007, ano em o grupo palestiniano foi expulso deste território pelo Hamas, que passou a controlar, nesse ano, o poder em Gaza.

A adesão a esta manifestação foi massiva. A Fatah estima que participaram na iniciativa 500.000 pessoas. Já a agência de notícias palestiniana Maan aponta para perto de um milhão de manifestantes.

 “As massas dizem a Hamas que esperamos impacientes pela reconciliação e pela unidade dos palestinianos. E a Benjamin Netanyahu [chefe do governo israelita] que brevemente existirá um Estado Palestiniano, aceite-o ou não”, afirmou Amal Hamad, do comité central da Fatah.

O presidente Mahmoud Abbas acompanhou a manifestação desde a Cisjordânia, e dirigiu aos palestinianos uma mensagem que foi transnitida em ecrãs gigantes. “A vitória está próxima e vamos encontrar-nos em Gaza num futuro próximo”, avançou.

"Gaza é o primeiro território desta região livre da ocupação e dos assentamentos [israelitas], e exigimos um levantamento do bloqueio para que possa ser livre e estar ligado ao resto do país [Palestina]", proclamou ainda.

Já o porta voz do Hamas, Sami Abu Zuhri, afirmou que “o sucesso deste rally é um sucesso para a Fatah e para o Hamas também”. “A atmosfera positiva é um passo no camino para reconquistar a unidade nacional”, frisou.

Termos relacionados Internacional
(...)