Centenas de milhares de palestinianos marcham em Gaza

Esta sexta feira, centenas de milhares de palestinianos celebraram em Gaza o 48º aniversário da Fatah e exigiram o fim do bloqueio a que o território está sujeito. O porta voz do Hamas, Sami Abu Zuhri, afirmou que “o sucesso deste rally é um sucesso para a Fatah e para o Hamas também”.
Foto de MOHAMMED SABER, EPA/Lusa.

Esta foi a primeira manifestação convocada pela Fatah a realizar-se em Gaza desde 2007, ano em o grupo palestiniano foi expulso deste território pelo Hamas, que passou a controlar, nesse ano, o poder em Gaza.

A adesão a esta manifestação foi massiva. A Fatah estima que participaram na iniciativa 500.000 pessoas. Já a agência de notícias palestiniana Maan aponta para perto de um milhão de manifestantes.

 “As massas dizem a Hamas que esperamos impacientes pela reconciliação e pela unidade dos palestinianos. E a Benjamin Netanyahu [chefe do governo israelita] que brevemente existirá um Estado Palestiniano, aceite-o ou não”, afirmou Amal Hamad, do comité central da Fatah.

O presidente Mahmoud Abbas acompanhou a manifestação desde a Cisjordânia, e dirigiu aos palestinianos uma mensagem que foi transnitida em ecrãs gigantes. “A vitória está próxima e vamos encontrar-nos em Gaza num futuro próximo”, avançou.

"Gaza é o primeiro território desta região livre da ocupação e dos assentamentos [israelitas], e exigimos um levantamento do bloqueio para que possa ser livre e estar ligado ao resto do país [Palestina]", proclamou ainda.

Já o porta voz do Hamas, Sami Abu Zuhri, afirmou que “o sucesso deste rally é um sucesso para a Fatah e para o Hamas também”. “A atmosfera positiva é um passo no camino para reconquistar a unidade nacional”, frisou.

Comentários

Submeter um novo comentário

A privacidade deste campo é garantida e o seu conteúdo não será exibido.

  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Allowed HTML tags: <a> <em> <p> <br> <b> <strong> <cite> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd> <img> <hr> <i> <border> <embed> <a href> <sup> <img style> <table> <tbody> <tr> <td><div><!--break-->
  • You may embed videos from the following providers . Just add the video URL to your textarea in the place where you would like the video to appear, i.e. http://www.youtube.com/watch?v=pw0jmvdh.
  • Lines and paragraphs break automatically.
  • Insert Flickr images: [flickr-photo:id=230452326,size=s] or [flickr-photoset:id=72157594262419167,size=m].
  • You may use <swf file="song.mp3"> to display Flash files inline
  • Add tooltips to text. Usage [tip:Text to highlight=The tooltip's content]

More information about formatting options

CAPTCHA
Esta questão é necessária para evitar a acção dos robots usados pelos spammers
Image CAPTCHA
Tenha em atenção as letras maiúsculas e minúsculas