Catarina Martins reúne com agentes culturais de Beja

Por todo o país se assiste à morte lenta da Cultura. Conhecer os problemas e as soluções apontadas por quem não desiste da cultura é o objetivo da visita da deputada Catarina Martins a Beja, esta segunda-feira, iniciando os "Caminhos P’rá Cultura 2012".

Por todo o país se assiste à morte lenta da Cultura. Em Beja, os trabalhadores do Museu Regional tem salários em atraso, a autarquia não assume responsabilidades e o Museu degrada-se a cada dia. Conhecer os problemas e as soluções apontadas por quem não desiste da cultura é o objetivo da visita da deputada Catarina Martins a Beja, que assim inicia os "Caminhos P’rá Cultura 2012".

O Museu Regional de Beja é reconhecido internacionalmente pelo valor das suas coleções e acolhe anualmente cerca de 15 mil visitantes. Desistir do seu investimento é a face mais visível da crise que se estende à área cultural no distrito de Beja mas não é a única. A deputada Catrina Martins reúne esta segunda-feira, dia 19 de março, com vários agentes culturais da região.

Programa - 19 de Março - Beja

12h30 - Almoço com alguns agentes culturais e activistas bloquistas no Café Restaurante Luís da Rocha, na Rua de Mértola (centro da cidade).

15h - reunião na sede da Associação de Defesa do Património de Beja, dinamizadora do movimento "BEJA MERECE" que, a partir da defesa do comboio, assume a defesa de um desenvolvimento integrado e sustentável.

16h30 - visita ao Museu Regional de Beja para ouvir o diretor e os trabalhadores acerca da crise acima citada.

17h30 - no espaço "Os Infantes", Catarina Martins encontra-se com outros agentes culturais da região para debater as fragilidades do sector cultural.

No mesmo momento em que por toda a Europa se reconhece a centralidade da Cultura para o desenvolvimento, em Portugal o desinvestimento e a ausência de políticas públicas estruturadas está a asfixiar todo o setor. Aos cortes do financiamento do Estado Central, com a paralisia dos programas de apoio à criação artística e ao património, somam-se os cortes do apoio autárquico. Museus, teatros, bibliotecas, monumentos, estruturas de criação artística, festivais, "tudo está em causa", diz o Bloco.

Para fazer um levantamento da realidade do setor e discutir caminhos para a cultura, o Bloco de Esquerda realiza a segunda edição do “Caminhos para a Cultura” - uma série de visitas, reuniões e encontros com agentes culturais em todo o país.

Recorde-se que já em 2010 Catarina Martins realizou um “Roteiro pela Cultura” que percorreu o país e envolveu estruturas e profissionais do sector de todos os distritos.
 

Notícia publicada em beparlamento.net

Comentários

Submeter um novo comentário

A privacidade deste campo é garantida e o seu conteúdo não será exibido.

  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Allowed HTML tags: <a> <em> <p> <br> <b> <strong> <cite> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd> <img> <hr> <i> <border> <embed> <a href> <sup> <img style> <table> <tbody> <tr> <td><div><!--break-->
  • You may embed videos from the following providers . Just add the video URL to your textarea in the place where you would like the video to appear, i.e. http://www.youtube.com/watch?v=pw0jmvdh.
  • Lines and paragraphs break automatically.
  • Insert Flickr images: [flickr-photo:id=230452326,size=s] or [flickr-photoset:id=72157594262419167,size=m].
  • You may use <swf file="song.mp3"> to display Flash files inline
  • Add tooltips to text. Usage [tip:Text to highlight=The tooltip's content]

More information about formatting options

CAPTCHA
Esta questão é necessária para evitar a acção dos robots usados pelos spammers
Image CAPTCHA
Tenha em atenção as letras maiúsculas e minúsculas