Está aqui

Cachalote foi salvo na praia de Monte Gordo

Um cachalote juvenil, com cerca de 10 metros, encalhou esta manhã na praia de Monte Gordo. Cerca de 20 pessoas voluntárias e a Autoridade Marítima conseguiram libertá-la. Veja Vídeo
O cachalote foi avistado na praia de Monte Gordo cerca das 8h da manhã
O cachalote foi avistado na praia de Monte Gordo cerca das 8h da manhã

O salvamento do cetáceo teve o apoio da lancha salva-vida de Vila Real de Santo António, que monitorizou o animal para garantir que não volta a águas pouco profundas.

Segundo o Sul Informação, o cachalote foi avistado na praia, cerca das 8h da manhã deste primeiro dia do ano, por elementos da equipa de triatlo de Vila Real de Santo António, que foram fundamentais para salvar o jovem, mas enorme animal.

Um dos atletas, Tiago Cristo, disse ao Sul Informação que parecia que estivam “a lutar com a baleia, porque ela parecia que queria vir para terra” e acrescentou: “Sentíamos que ela estava muito assustada, com a respiração muito barulhenta”.

O capitão do porto de Vila Real de Santo António, Pedro Palma, que coordenou o salvamento do animal disse ao jornal algarvio que a preocupação foi: “devolver o animal ao oceano, sem o ferir e a nado. Um cetáceo destes não pode ser arrastado na areia, porque tem uma pele muito frágil, pode ficar ferido. Por isso, tínhamos que o manter a flutuar e tentar afastá-lo da costa, mas a nado”.

Segundo a wikipedia, “o cachalote ou cacharréu (Physeter macrocephalus) é o maior dos cetáceos com dentes bem como o maior animal com dentes atualmente existente e mede até 15 metros de comprimento”.

Termos relacionados Sociedade

Adicionar novo comentário