Está aqui

Bloco quer fazer a diferença em Ponta Delgada e Ribeira Grande

No comício desta terça-feira em Ribeira Grande, António Lima e Jorge Kol de Carvalho apresentaram as linhas programáticas das suas candidaturas às duas autarquias da ilha de São Miguel.
Jorge Kol de Carvalho, Catarina Martins e António Lima no comício realizado no Teatro Ribeiragrandense. Foto João Cordeiro.

“O atual presidente da Câmara diz que colocou a Ribeira Grande no mapa, mas esqueceu-se de lá colocar também as pessoas. Mais do que mostrar que este concelho existe, é preciso trabalhar para que nele seja melhor viver e trabalhar”, afirmou António Lima no comício realizado esta terça-feira no Teatro Ribeiragrandese, no qual participou igualmente a coordenadora bloquista Catarina Martins e o candidato à Câmara de Ponta Delgada, Jorge Kol de Carvalho.

O balanço negativo da gestão do PSD à frente da gestão camarária na Ribeira Grande foi também sublinhado no que respeita à “aposta desenfreada num único setor, o turismo, investindo direta e indiretamente milhões de euros sem que se vislumbrem as mudanças necessárias e prometidas ao nível do emprego, do apoio social, da habitação, do ambiente”.

O desinvestimento na política de habitação social e a ameaça ao direito habitação provocada pelo crescimento do alojamento local foram outros temas abordados, com António Lima a propor o investimento na habitação social e o incentivo ao arrendamento a longo prazo.

Outra das prioridades da candidatura é a educação, num concelho que “é o mais jovem do país, mas ao mesmo tempo apresenta taxas de abandono escolar muito elevadas”. Para António Lima, “o município deve contribuir para reverter este cenário, no apoio escolar para todos os alunos que não encontrem resposta suficiente na sua escola e não tenham capacidade financeira para suportar encargos com explicações”.

Jorge Kol de Carvalho quer abrir um novo ciclo autárquico em Ponta Delgada

O candidato independente que encabeça a lista do Bloco a Ponta Delgada enunciou neste comício algumas das principais linhas do programa para a cidade de Ponta Delgada.

Kol de Carvalho destacou a necessidade de aprofundar a democracia no concelho, com a criação do Provedor do Munícipe e mais transparência na execução orçamental e nos projetos que devem ser submetidos a consulta prévia, bem como o aumento da participação dos munícipes nas Assembleias Municipais e no Orçamento Participativo.

A prioridade à reabilitação urbana é outro dos pontos do programa da candidatura, que propõe que a autarquia use a tributação de IMI e taxas para os agravar nos casos de prédios devolutos e diminuir nos casos de obras de reabilitação. O controlo da quantidade de imóveis destinados ao alojamento local, a intervenção para regular o mercado de arrendamento  e a criação de um banco de habitação social são também propostas em destaque.

Equilibrar turismo e sustentabilidade ambiental é um dos desafios para o futuro de Ponta Delgada que tem reflexos no programa do Bloco. Mas os efeitos sociais registados no concelho, com mais precariedade, baixos salários e horários sem turnos e folgas, são aspetos que preocupam os bloquistas. No que toca à mobilidade, o Bloco propõe a “remodelação e intensificação da frequência da rede urbana de transportes”, substituindo a frota por  veículos elétricos e a integração tarifária das várias transportadoras, que inclua a criação de passes turísticos.   
 
““Sublinhar Ponta Delgada” é uma cultura de responsabilidade, valores e princípios capaz de abrir um novo ciclo autárquico, por uma sociedade solidária, de satisfação dos direitos das pessoas e dos animais, que no aprofundamento da Democracia e na valorização da Cidadania, reconstrói a cidade invisível, a cidade inclusiva, geradora de pertença e segurança, debruçada sobre as atividades que geram valor acrescentado, qualificam o trabalho, combatem a precariedade, utilizam de forma eficiente os recursos e não degradam o ambiente”, defendeu Jorge Kol de Carvalho na apresentação do programa eleitoral.

Termos relacionados Autárquicas 2017, Política
(...)