Bloco Europa saúda vitória dos emigrantes lesados do BES

Por iniciativa bloquista, os emigrantes lesados do BES foram abrangidos pelos mecanismos de compensação previstos na Proposta de Lei do governo, mas, conforme alerta o núcleo Europa do Bloco, “depois de ganha esta batalha, falta ainda ganhar a guerra”.
Concentração de emigrantes lesados do BES, 29 de abril de 2017, Paris.

“Com efeito, os deputados aprovaram no passado 19 de Julho à noite em sessão plenária a Proposta de Lei nº 74/XIII/2.ª que regula os Fundos de Recuperação de Crédito, ou seja, que define as regras de compensação dos lesados da banca admitindo nomeadamente a possibilidade de concessão de uma garantia estatal para cobrir o financiamento do fundo”, lê-se no comunicado divulgado esta segunda-feira.

O núcleo Europa do Bloco de Esquerda “saúda a postura do grupo parlamentar do partido que, na hora da verdade, lembrou os emigrantes lesados do BES e lutou até ao fim para que estes emigrantes pudessem vir a beneficiar dos mecanismos de compensação previstos na Proposta de Lei do governo” que, inicialmente, “só contemplava os lesados do papel comercial vendido em Portugal”.

Na votação na especialidade, o Bloco apresentou uma proposta de alteração da Lei para incluir os emigrantes lesados, que foi rejeitada com o voto contra do PS, a abstenção do PSD e do PCP e o voto favorável do CDS. Perante o chumbo da medida, os bloquistas levaram a sua proposta à votação em plenário na Assembleia da República “para que ficasse bem claro, perante todos, qual era a posição de cada partido, relativamente ao ressarcimento dos emigrantes lesados”.

“Ora, isto fez toda a diferença: o PS mudou de sentido de voto, sendo finalmente a favor de uma proposta que tinha chumbado uma semana atrás”, sublinha o núcleo Europa do Bloco de Esquerda, assinalando que “uma batalha acaba, assim, de ser ganha no parlamento”.

“Todavia, depois de ganha esta batalha, falta ainda ganhar a guerra: com a lei na mão, é necessário exigir do Governo que apresente uma solução para os emigrantes lesados do BES, ou crie as condições para a existência de reais negociações; é necessário igualmente assegurar-se que os 6000 emigrantes que, segundo inúmeros testemunhos, assinaram sob coacção a proposta iníqua do Novo Banco, tenham acesso aos fundos de recuperação de crédito criados no quadro da Lei 74”, defendem os bloquistas.

“Na hora de ganhar esta batalha”, o núcleo Europa do Bloco de Esquerda “regozija-se por ter lutado ao lado dos emigrantes lesados do BES desde a primeira hora e assegura-os do seu incondicional apoio, como o comprovou, mais uma vez, a sua presença na concentração do passado dia 21 junto ao Consulado de Portugal em Paris!”

“Na rua, como no parlamento, estaremos ao lado dos emigrantes lesados do BES: porque é urgente reparar o mal que lhes foi feito”, remata.

Termos relacionados Internacional
Comentários (1)