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Biko: A Consciência Negra e a Busca de uma Verdadeira Humanidade

Este domingo comemoram-se os 70 anos de Steve Biko, líder estudantil contra o apartheid sul-africano, assassinado em 1977 sob custódia policial. O esquerda.net republica um dos seus textos, incluído no dossier Biko por ocasião do 30º aniversário da sua morte.
Steve Biko (1946-1977)
Steve Biko (1946-1977)

Este texto de Steve Biko foi publicado no livro Black Theology: The South African voice (Teologia Negra: a voz da África do Sul) editado por Basil Moore em Londres em 1973.

Talvez seja conveniente começar a examinar porque é preciso pensarmos coletivamente sobre um problema que nunca criámos. Ao fazer isso, não quero ocupar-me desnecessariamente com as pessoas brancas da África do Sul, mas para conseguir as respostas certas precisamos fazer as perguntas certas; temos de descobrir o que deu errado - onde e quando; e precisamos verificar se a nossa situação é uma criação deliberada de Deus ou uma invenção artificial da verdade por indivíduos ávidos pelo poder, cuja motivação é a autoridade, a segurança, a riqueza e o conforto. Por outras palavras, a abordagem da Consciência Negra seria irrelevante numa sociedade igualitária, sem distinção de cor e sem exploração. Ela é relevante aqui porque acreditamos que uma situação anómala é uma criação deliberada do homem.

Não há dúvida de que a questão da cor na política da África do Sul foi introduzida originalmente por razões económicas. Os líderes da comunidade branca tinham de criar algum tipo de barreira entre os negros e os brancos, de modo que os brancos pudessem gozar de privilégios à custa dos negros e ainda se sentirem livres para dar uma justificação moral para a evidente exploração, que incomodava até as mais empedernidas consciências dos brancos. No entanto, diz a tradição que, sempre que um grupo de pessoas experimenta os agradáveis frutos da riqueza, da segurança e do prestígio, começa a achar mais confortável acreditar numa mentira óbvia e aceitar como normal que só ele tenha direito ao privilégio. Para acreditar seriamente nisso, o grupo precisa convencer-se da veracidade de todos os argumentos que sustentam essa mentira. Portanto, não é de estranhar que na África do Sul, depois de séculos de exploração, as pessoas brancas em geral tenham chegado a acreditar na inferioridade do negro, a tal ponto que, embora o problema racial tenha começado como consequência da ganância económica demonstrada pelos brancos, agora transformou-se num problema sério em si mesmo. As pessoas brancas agora desprezam as pessoas negras, não porque precisam reforçar sua atitude e, assim, justificar sua posição privilegiada, mas porque de fato acreditam que o negro é inferior e mau. Esse é o fundamento sobre o qual os brancos actuam na África do Sul e é isso o que faz com que a sociedade sul-africana seja racista.

O racismo que encontramos não existe apenas numa base individual; ele também é institucionalizado, para que pareça ser o modo de vida sul-africano. Embora ultimamente tenha havido uma tentativa frágil de encobrir os elementos abertamente racistas no sistema, ainda é verdade que esse mesmo sistema é sustentado pela existência de atitudes antinegro na sociedade. Para dar uma vida ainda mais longa à mentira, é necessário que se negue aos negros qualquer oportunidade de provar acidentalmente que são iguais aos brancos. Por essa razão, há reserva de emprego, falta de treino em tarefas especializadas e um círculo restrito de possibilidades profissionais para negros. Absurdamente, o sistema responde afirmando que os negros são inferiores porque entre eles não há economistas, não há engenheiros etc, embora os negros tenham sido impossibilitados de adquirir esses conhecimentos.

Para dar autenticidade à sua mentira e demonstrar a rectidão das suas pretensões, os brancos vêm desenvolvendo esquemas detalhados para "resolver" a questão racial neste país. Desse modo, foi criado um pseudo-Parlamento para os "mestiços", e vários "Estados bantus" estão em vias de ser estabelecidos. Estes são tão independentes e afortunados que não precisam gastar nem sequer um centavo em sua defesa, pois não têm nada a tremer da parte da África do Sul branca, que sempre virá socorrê-los em caso de necessidade. É impossível não ver a arrogância dos brancos e o seu desprezo pelos negros, mesmo nos seus esquemas de dominação modernos e bem planeados.

A estrutura de poder branco vem obtendo sucesso total ao conseguir unir os brancos em torno da defesa do status quo. Jogando de modo habilidoso com o espantalho imaginário - o swart gevaar -, conseguiu convencer até os liberais obstinados de que há algo a temer na ideia de o negro assumir o seu lugar legítimo no leme do barco sul-africano. Assim, após anos de silêncio, podemos ouvir a voz familiar de Alan Paton a dizer, lá longe, em Londres: "Talvez valha a pena tentar-se o apartheid". "À custa de quem, Dr. Paton?", pergunta um inteligente jornalista negro. Por isso os brancos em geral apoiam-se mutuamente - embora permitam algumas desavenças moderadas entre si - quanto aos detalhes dos esquemas de dominação. Não há dúvida de que não questionam a validade dos valores brancos. Não enxergam nenhuma anomalia no facto de estarem a discutir sozinhos sobre o futuro de 17 milhões de negros - numa terra que é o quintal natural do povo negro. Quaisquer propostas de mudança provenientes do mundo negro são encaradas com a maior indignação. Até mesmo a chamada oposição, o Partido Unido, tem a ousadia de dizer aos mestiços que eles estão a querer demais. Um jornalista de um jornal liberal como o Sunday Times, de Johannesburgo, descreve um estudante negro - que está apenas a dizer a verdade - como um jovem militante impaciente.

Não basta aos brancos estar na ofensiva. Acham-se de tal modo mergulhados no preconceito que não acreditam que os negros possam formular os próprios pensamentos sem a orientação e a tutela dos brancos. Assim, até mesmo os brancos que vêem muitos erros no sistema tomam para si a responsabilidade de controlar a reacção dos negros à provocação.

Não basta aos brancos estar na ofensiva. Acham-se de tal modo mergulhados no preconceito que não acreditam que os negros possam formular os próprios pensamentos sem a orientação e a tutela dos brancos. Assim, até mesmo os brancos que vêem muitos erros no sistema tomam para si a responsabilidade de controlar a reacção dos negros à provocação. Ninguém está a sugerir que não é responsabilidade dos brancos liberais opor-se a tudo o que há de errado. No entanto, parece coincidência demais que os liberais - poucos como são - não apenas estejam a determinar o modus operandi dos negros que se opõem ao sistema, como também se achem na sua liderança, apesar de envolvidos com o sistema. Para nós, o seu papel define a abrangência da estrutura do poder branco: embora os brancos sejam o nosso problema, são outros brancos que querem nos dizer como lidar com esse problema. Eles fazem isso procurando desviar nossa atenção de inúmeras maneiras. Dizem-nos que a situação é mais a de uma luta de classes do que uma luta racial. Eles que procurem Van Tonder no Free State e digam isso a ele. Nós acreditamos que sabemos qual é o problema e vamos continuar fiéis às nossas conclusões.

Quero aprofundar um pouco mais essa discussão porque está na hora de acabar com essa falsa coligação política entre negros e brancos enquanto estiver fundamentada numa análise errada da nossa situação, é preciso lutar para acabar com ela. Quero acabar com ela por outra razão: porque, de momento, constitui o maior obstáculo à nossa união. Ela acena aos negros, ávidos por liberdade, com promessas de um grande futuro, para o qual ninguém nesses grupos parece trabalhar com muito afinco.

Os brancos liberais apontam o apartheid como o problema fundamental da África do Sul. Argumentam que, para lutarmos contra ele, é necessário que formemos grupos não raciais. Entre esses dois extremos, proclamam, encontra-se a terra do leite e do mel pela qual estão a trabalhar. Alguns grandes filósofos consideram a tese, a antítese e a síntese os pontos cardeais em torno dos quais gira qualquer revolução social. Para os liberais, a tese é o apartheid, a antítese é o não racismo, mas a síntese é muito mal definida. Querem dizer aos grupos que encontram na integração a solução ideal. A Consciência Negra, no entanto, define a situação de maneira diferente: a tese na verdade é um forte racismo por parte do branco e, portanto, sua antítese precisa ser, ipso facto, uma forte solidariedade entre negros, a quem esse racismo branco pretende espoliar. A partir dessas duas situações, então, podemos ter a esperança de chegar a algum tipo de equilíbrio - uma verdadeira humanidade, onde a política de poder não tenha lugar. Tal análise define a diferença entre a velha e a nova abordagem. O fracasso dos liberais encontra-se no facto de que a sua antítese já é uma versão diluída da verdade, cuja proximidade da tese vai anular o equilíbrio pretendido. Isso explica o malogro das comissões do Sprocas que não conseguiram nenhum progresso, porque já estão a procurar uma "alternativa" aceitável para os brancos. Todos os que integram as comissões sabem o que está certo, mas todos eles procuram o modo mais conveniente de se esquivar da responsabilidade de dizer o que está certo.

Precisamos de nos consciencializar de que a nossa situação resulta de um acto deliberado da parte dos brancos, e não de um engano, e que nem milhares de sermões morais podem persuadir o branco a "corrigir" esse estado de coisas. O sistema não concede nada a não ser que seja exigido, porque formula até o seu método de acção com base no facto de que o ignorante aprenderá, a criança se transformará em adulto e, portanto, as exigências começarão a ser feitas.

Descortinar essa diferença é bem mais importante para os negros do que para os brancos. Precisamos aprender a aceitar que nenhum grupo, por melhores intenções que tenha, poderá um dia entregar o poder aos vencidos, numa bandeja. Precisamos aceitar que os limites dos tiranos são determinados pela resistência daqueles a quem oprimem. Enquanto nos dirigirmos ao branco mendigando, com o chapéu na mão, a nossa emancipação, estaremos a dar-lhe mais autorização para que continue com o seu sistema racista e opressor. Precisamos nos consciencializar de que a nossa situação resulta de um acto deliberado da parte dos brancos, e não de um engano, e que nem milhares de sermões morais podem persuadir o branco a "corrigir" esse estado de coisas. O sistema não concede nada a não ser que seja exigido, porque formula até o seu método de acção com base no facto de que o ignorante aprenderá, a criança se transformará em adulto e, portanto, as exigências começarão a ser feitas. O sistema se prepara para resistir às reivindicações da maneira que lhe parecer adequada. Quando alguém se recusa a fazer essas exigências e prefere ir a uma mesa-redonda mendigando a sua libertação, está a atrair o desprezo daqueles que têm poder sobre ele. Por esse motivo precisamos rejeitar as tácticas de mendigos que estamos a ser forçados a usar por aqueles que querem aplacar os nossos senhores cruéis. É aqui que a mensagem e o grito da SASO: "Negro, você está por sua própria conta!" se torna relevante.

O conceito de integração, cujos méritos são muitas vezes elogiados nos círculos de brancos liberais, está cheio de suposições não questionadas que seguem os valores brancos. É um conceito que há muito tempo foi definido pelos brancos e que os negros nunca examinaram. Baseia-se na suposição de que o sistema caminha muito bem, excepto num certo grau de má administração exercida por conservadores irracionais da cúpula. Até mesmo os que argumentam a favor da integração muitas vezes esquecem-se de escondê-la sob a sua pretensa capa de harmonia. Dizem uns aos outros que, não fosse pela reserva de empregos haveria um excelente mercado a ser explorado. Esquecem que estão a referir-se a seres humanos. Consideram os negros apenas alavancas adicionais para algumas máquinas industriais complicadas. É esta a integração do homem branco - uma integração baseada nos valores de exploração, em que o negro competirá com o negro, um utilizando o outro como a escada que o conduzirá aos valores brancos. É uma integração na qual o negro terá que provar a si mesmo, em termos desses valores, antes de merecer a aceitação e a assimilação final, e na qual os pobres se tornarão mais pobres, e os ricos mais ricos, num país em que os pobres sempre foram negros. Não queremos ser lembrados de que somos nós, o povo nativo, que somos pobres e explorados na terra em que nascemos. Estes são conceitos que a abordagem da Consciência Negra quer arrancar da mente dos negros, antes que a nossa sociedade seja conduzida ao caos por pessoas irresponsáveis provenientes do contexto cultural da Coca-Cola e do hambúrguer.

A Consciência Negra é uma atitude da mente e um modo de vida, o apelo mais positivo que, num longo espaço de tempo, vimos brotar do mundo negro. A sua essência é a consciencialização por parte do negro da necessidade de se unir a seus irmãos em torno da causa da sua opressão - a negritude da sua pele - e de trabalharem como um grupo para se libertarem dos grilhões que os prendem a uma servidão perpétua. Baseia-se num auto-exame que os levou finalmente a acreditar que, ao tentarem fugir de si mesmos e imitar o branco, estão a insultar a inteligência de quem quer que os criou negros. A filosofia da Consciência Negra, portanto, expressa um orgulho grupal e a determinação dos negros de se levantarem e conseguirem a auto-realização desejada. A liberdade é a capacidade de autodefinição de cada um. Tendo como limitação das suas potencialidades apenas a própria relação com Deus e com o ambiente natural, e não o poder exercido por terceiros. O negro quer, portanto, explorar por conta própria o ambiente em que vive e testar as suas potencialidades - por outras palavras, conquistar a liberdade por quaisquer meios que considerar adequados. Na essência desse pensamento está a compreensão dos negros de que a arma mais poderosa nas mãos do opressor é a mente do oprimido. Se dentro do nosso coração estivermos livres, nenhuma corrente feita pelo homem poderá manter-nos na escravidão; mas se a nossa mente for manipulada e controlada pelo opressor a ponto de fazer com que o oprimido acredite que ele é uma responsabilidade do homem branco, então não haverá nada que o oprimido possa fazer para amedrontar os seus poderosos senhores. Por isso, pensar segundo a linha da Consciência Negra faz com que o negro se veja como um ser completo em si mesmo. Torna-o menos dependente e mais livre para expressar a sua dignidade humana. No final do processo, ele não poderá tolerar quaisquer tentativas de diminuir o significado da sua dignidade humana.

Para que a Consciência Negra possa ser usada de modo vantajoso como uma filosofia a ser aplicada às pessoas que estão numa situação como a nossa, é necessário observar alguns aspectos. Como pessoas, existindo numa luta contínua pela verdade, precisamos examinar e questionar velhos conceitos, valores e sistemas. Tendo encontrado as respostas certas, iremos então trabalhar para que todas as pessoas sejam consciencializadas, a fim de que tenhamos a possibilidade de caminhar no sentido de pôr em prática essas respostas. Nesse processo, precisamos desenvolver os nossos próprios esquemas, os nossos modelos e estratégias, adequados para cada necessidade e situação, mantendo sempre em mente nossos valores e crenças fundamentais.

Em todos os aspectos do relacionamento entre negros e brancos, agora e no passado, vemos uma tendência constante por parte dos brancos de descrever o negro como alguém que tem um status inferior. A nossa cultura, a nossa história, na verdade todos os aspectos da vida do negro foram danificados até quase perderem a sua forma no grande choque entre os valores nativos e a cultura anglo-bóer.

Os missionários foram os primeiros que se relacionaram com os negros da África do Sul de um modo humano. Pertenciam à vanguarda do movimento de colonização para "civilizar e educar" os selvagens e apresentar-lhes a mensagem cristã. A religião que trouxeram era completamente estranha para o povo negro nativo. A religião africana, na sua essência, não era radicalmente diferente do cristianismo. Nós também acreditávamos num só Deus, tínhamos a nossa comunidade de santos por meio da qual nos relacionávamos com o nosso Deus, e não considerávamos que era compatível com o nosso modo de vida prestar a Deus um culto separado dos vários aspectos da nossa vida. Por isso o culto não era uma função especializada que se expressava uma vez por semana num prédio especial, mas aparecia nas nossas guerras, ao bebermos cerveja, nas nossas danças, nos nossos costumes em geral. Sempre que os africanos bebiam, primeiro relacionavam-se com Deus derramando um pouco da cerveja como símbolo da sua gratidão. Quando algo ia mal em casa ofereciam a Deus um sacrifício para apaziguá-lo e para reparar os seus pecados. Não havia inferno na nossa religião. Acreditávamos na bondade inerente do homem e, por isso, tínhamos a certeza de que todas as pessoas, ao morrerem, se juntavam à comunidade dos santos - portanto, mereciam o nosso respeito.

Foram os missionários que confundiram as pessoas com a sua nova religião. Assustaram o nosso povo com as suas histórias sobre o inferno. Descreveram o Deus deles como um Deus exigente que queria ser adorado, "senão...". As pessoas tinham que pôr de lado as suas roupas e os seus costumes, para serem aceites na nova religião. Sabendo que os africanos são um povo religioso, os missionários incrementaram a sua campanha de terror sobre as emoções das pessoas, com os seus relatos detalhados a respeito do fogo eterno, do arrancar de cabelos e do ranger de dentes. Por alguma lógica estranha e distorcida, argumentavam que a religião deles era científica, e a nossa uma superstição - apesar da discrepância biológica que está na base da religião deles. Para o povo nativo essa religião fria e cruel era estranha e provocava frequentes discussões entre os convertidos e os "pagãos", porque os primeiros, tendo assimilado os falsos valores da sociedade branca, foram ensinados a ridicularizar e a desprezar aqueles que defendiam a verdade da sua religião nativa. Depois, com a aceitação da religião ocidental, os nossos valores culturais foram por água abaixo!

Embora eu não deseje questionar a verdade fundamental que está no centro da mensagem cristã, há um forte argumento a favor de um reexame do cristianismo. Tem provado ser uma religião muito adaptável que não procura acrescentar nada às ordens existentes, mas - como qualquer verdade universal - encontrar um modo de ser aplicada a uma situação específica. Mais que ninguém, os missionários sabiam que nem tudo o que faziam era essencial à propagação da mensagem. Mas a intenção básica ia muito além da mera propagação da palavra. A sua arrogância e o seu monopólio sobre a verdade, sobre a beleza e o julgamento moral fizeram-nos desprezar os hábitos e as tradições dos nativos e procurar infundir os seus próprios valores nessas sociedades.

Aqui temos, então, o argumento a favor da Teologia Negra. Como não quero discutir a Teologia Negra a fundo, basta que eu diga que ela procura relacionar mais uma vez Deus e Cristo com o negro e os seus problemas quotidianos. Ela pretende descrever o Cristo como um Deus lutador, e não como um Deus passivo, que permite que uma mentira permaneça sem ser questionada. Ela enfrenta problemas existenciais e não tem a pretensão de ser uma teologia de absolutos. Procura trazer Deus de volta para o negro e para a verdade e a realidade da sua situação. Este é um aspecto importante da Consciência Negra, pois na África do Sul existe um grande número de pessoas negras cristãs que ainda se encontram atoladas no meio da confusão, uma consequência da abordagem dos missionários. Portanto, todos os sacerdotes e ministros religiosos negros têm o dever de salvar o cristianismo, adoptando a abordagem da Teologia Negra e, assim, unindo outra vez o negro ao seu Deus.

Também é preciso examinar atentamente o sistema de educação para os negros. No tempo dos missionários, essa mesma situação tensa já existia. Sob o pretexto de cuidarem da higiene, de adquirirem bons modos e outros conceitos vagos, as crianças eram ensinadas a desprezar a educação que recebiam em casa e a questionar os valores e os hábitos da sua sociedade. O resultado foi o que se esperava: as crianças passaram a encarar a vida de um modo diferente dos pais e perderam o respeito por eles. Ora, na sociedade africana, a falta de respeito pelos pais é um pecado grave. No entanto, como se pode impedir que a criança perca esse respeito quando os seus professores brancos, que sabem tudo, a ensinam a desconsiderar os ensinamentos da família? Quem pode resistir e conservar o respeito pela tradição, se na escola todo o seu ambiente cultural é sintetizado numa só palavra: barbarismo?

Podemos, assim, ver a lógica de colocar os missionários na linha de frente do processo de colonização. Uma pessoa que consegue fazer um grupo de indivíduos aceitar um conceito estranho, no qual ela mesma é um perito, transforma esses indivíduos em estudantes perpétuos, cujo progresso nesse campo só pode ser avaliado por ele; o estudante precisa sempre dirigir-se a ele para obter orientação e promoção. Ao serem obrigados a aceitar a cultura anglo-bóer, os negros permitiram que eles mesmos fossem colocados à mercê do branco e que tivessem o branco como o seu eterno supervisor. Só o branco pode dizer-nos até que ponto nos estamos a sair bem, e instintivamente cada um de nós esforça-se para agradar a esse senhor poderoso que sabe tudo. É isso que a Consciência Negra procura arrancar pela raiz.

Segundo um escritor negro, o colonialismo nunca se satisfaz em ter o nativo nas suas garras, mas, por uma estranha lógica, precisa voltar-se para o seu passado e desfigurá-la e distorcê-la. Por esse motivo é muito desanimador ler a história do negro neste país. Ela é apresentada apenas como uma longa sequência de derrotas.

Segundo um escritor negro, o colonialismo nunca se satisfaz em ter o nativo nas suas garras, mas, por uma estranha lógica, precisa voltar-se para o seu passado e desfigurá-la e distorcê-la. Por esse motivo é muito desanimador ler a história do negro neste país. Ela é apresentada apenas como uma longa sequência de derrotas. Os xhosas eram ladrões que iniciavam uma guerra por causa das propriedades roubadas; os bóeres nunca provocavam os xhosas, mas organizavam somente "expedições punitivas" para dar uma lição aos ladrões. Heróis como Makana, que foram essencialmente revolucionários, são apresentados como desordeiros supersticiosos que mentiam ao povo dizendo que as balas se transformavam em água. Grandes construtores da Nação, como Shaka, são apresentados como tiranos cruéis que atacavam tribos menores sem nenhuma razão, mas por um propósito sádico. Não apenas não há nenhuma objectividade na história que nos é ensinada, mas há muitas vezes uma terrível distorção de factos, que enojam até um estudante desinformado.

Por isso, precisamos prestar muita atenção à nossa história se nós, como negros, quisermos ajudar-nos mutuamente a nos consciencializarmos. Precisamos reescrever a nossa história e apresentar nela os heróis que formaram o núcleo de nossa resistência aos invasores brancos. Mais factos têm de ser revelados, assim como é preciso enfatizar as tentativas bem-sucedidas de construir uma nação, feita por homens como Shaka; Moshoeshoe e Hintsa. Diversos pontos requerem uma pesquisa minuciosa, para que possamos desvendar alguns importantes elos perdidos. Seríamos ingénuos demais se esperássemos que os nossos conquistadores escrevessem sobre nós uma história não-tendenciosa, mas precisamos destruir o mito de que ela começou em 1652, ano em que Van Riebeeck chegou ao Cabo.

A nossa sociedade é autenticamente centrada no homem, e a sua tradição sagrada é a partilha. Temos de continuar a rejeitar o modo frio e individualista de encarar a vida que é a pedra fundamental da cultura anglo-bóer. É necessário devolver ao negro a sua tradição de valorizar as relações humanas, de respeitar as pessoas, as suas propriedades, a vida em geral.

A nossa cultura precisa ser definida em termos concretos. Temos de relacionar o passado com o presente e demonstrar a evolução histórica do negro moderno. Existe uma tendência para considerar a nossa cultura uma cultura estática, que foi detida em 1652 e desde então nunca se desenvolveu. O conceito de "voltar para o sertão" sugere que não temos nada de que nos gabar além de leões, sexo e bebida. Aceitamos o facto de que, quando uma civilização se estabelece, ela devora a cultura nativa e deixa atrás de si uma cultura bastarda que só pode desenvolver-se no ritmo permitido pela cultura dominante. Mas também precisamos nos consciencializar de que os princípios básicos da nossa cultura conseguiram em grande parte resistir ao processo de abastardamento e que, mesmo agora, ainda podemos provar que apreciamos um homem por si mesmo. A nossa sociedade é autenticamente centrada no homem, e a sua tradição sagrada é a partilha. Temos de continuar a rejeitar o modo frio e individualista de encarar a vida que é a pedra fundamental da cultura anglo-bóer. É necessário devolver ao negro a sua tradição de valorizar as relações humanas, de respeitar as pessoas, as suas propriedades, a vida em geral. Com isso, visamos reduzir o triunfo da tecnologia sobre o homem e o espírito materialista que lentamente se insinua na nossa sociedade.

Estas são características essenciais da nossa cultura negra, às quais precisamos nos agarrar. Acima de tudo, a cultura negra implica a nossa liberdade de inovar sem recorrer aos valores brancos. Essa inovação faz parte do desenvolvimento natural de qualquer cultura. E uma cultura, em essência, é a resposta conjunta de uma sociedade aos vários problemas da vida. Todos os dias experimentamos novos problemas, e tudo o que fizermos aumenta a riqueza da nossa herança cultural, desde que tenha o homem como o seu centro. A introdução de um teatro e de uma arte dramática negra é uma dessas inovações importantes que precisamos estimular e desenvolver. Sabemos que o nosso amor pela música e pelo ritmo ainda hoje é importante.

Fazendo parte de uma sociedade exploradora, na qual muitas vezes somos o objecto directo da exploração, precisamos desenvolver uma estratégia em relação à nossa situação económica. Temos consciência de que os negros ainda são colonizados, mesmo dentro das fronteiras da África do Sul. A sua mão-de-obra barata tem ajudado a fazer da África do Sul aquilo que é hoje. O nosso dinheiro. que vem das cidades segregadas, faz uma viagem só de ida para as lojas e para os bancos dos brancos, e a única coisa que fazemos durante toda a nossa vida é pagar para os brancos, seja com o nosso trabalho, seja com o nosso dinheiro. As tendências capitalistas de exploração, unidas à evidente arrogância do racismo branco, conspiram contra nós. Por esse motivo agora sai muito caro ser pobre na África do Sul. São os pobres que vivem mais longe da cidade, e por isso têm de gastar mais dinheiro com o transporte para ir trabalhar para os brancos; são os pobres que usam combustíveis dispendiosos e impróprios, como a parafina e o carvão, porque o branco se recusa a instalar electricidade nas áreas dos negros; são os pobres que são governados por muitas leis restritivas mal definidas e que, por isso, têm de gastar mais dinheiro em multas por causa de transgressões "técnicas"; são os pobres que não têm hospitais e assim têm de procurar médicos particulares, que cobram honorários exorbitantes; são os pobres que usam estradas não asfaltadas, têm que andar longas distâncias e, por isso, têm de gastar muito com mercadorias como sapatos, que sofrem muitos estragos; são os pobres que precisam pagar pelos livros dos filhos, enquanto os brancos os recebem gratuitamente. Não é necessário dizer que são os negros que são pobres.

Portanto, temos de estudar de novo como usar melhor o nosso poder económico, por menor que pareça ser. Precisamos examinar seriamente as possibilidades de criar cooperativas de negócios cujos lucros sejam reinvestidos em programas de desenvolvimento comunitário. Deveríamos pensar em medidas como a campanha "Compre de Negros", que certa vez foi sugerida em Johannesburgo, e estabelecer os nossos próprios bancos em benefício da comunidade. O nível de organização entre os negros só é baixo porque permitimos que seja assim. Agora que sabemos que estamos por nossa própria conta, temos obrigação estrita de atender a essas necessidades.

O último passo da Consciência Negra é a ampliação da base da nossa actuação. Um dos princípios básicos da Consciência Negra é a totalidade do envolvimento. Isso significa que todos os negros precisam posicionar-se com uma grande unidade, e nenhuma fragmentação ou desvio da corrente principal de acontecimentos pode ser tolerada. Por isso, precisamos resistir às tentativas dos protagonistas da teoria dos bantustões de fragmentar a nossa abordagem. Somos oprimidos, não como indivíduos, não como zulus, xhosas, vendas ou indianos. Somos oprimidos porque somos negros. Precisamos usar esse mesmo conceito para nos unir e para dar uma resposta como um grupo coeso. Precisamos agarrar-nos uns aos outros com uma tenacidade que vai espantar os que praticam o mal.

O facto de estarmos preparados para assumirmos, nós mesmos, as armas da luta levar-nos-á a sair da crise. Precisamos eliminar completamente do nosso vocabulário o conceito de medo. A verdade tem que triunfar no fim sobre o mal, e o branco sempre alimentou a sua ganância com esse medo básico que se manifesta na comunidade negra. Os agentes da Divisão Especial não farão com que a mentira se transforme em verdade e precisamos ignorá-los. Para uma mudança significativa da situação, precisamos arregaçar as mangas, estar preparados para perder o nosso conforto e a nossa segurança, os nossos empregos e posições de prestígio, além de perder as nossas famílias: assim como é verdade que "liderança e segurança são basicamente incompatíveis", uma luta sem baixas não é luta. Temos de tomar consciência do grito profético dos estudantes negros: "Negro, você está por sua própria conta!".

Alguns vão acusar-nos de racistas, mas utilizam exactamente os valores que rejeitamos. Não temos o poder de dominar ninguém. Apenas respondemos à provocação do modo mais realista possível. O racismo não implica apenas a exclusão de uma raça por outra - ele pressupõe sempre que a exclusão se faz para fins de dominação. Os negros têm tido suficiente experiência como objectos de racismo para não quererem inverter as posições. Embora possa ser relevante falar agora a respeito do negro em relação ao branco, não podemos deixar que esta seja a nossa preocupação, pois pode ser um exercício negativo. À medida que avançarmos em direcção à realização dos nossos objectivos, falaremos mais sobre nós mesmos e a nossa luta e menos sobre os brancos.

Saímos em busca de uma verdadeira humanidade e em algum lugar no horizonte distante podemos ver o prémio a brilhar. Vamos caminhar para a frente com coragem e determinação, extraindo a nossa força da difícil condição que partilhamos e da nossa fraternidade. Com o tempo, conseguiremos dar à África do Sul o maior presente possível: um rosto mais humano.

Este texto, traduzido em português, foi extraído do site futraco.wikispaces.com/ (Núcleo de Estudantes Negras "Ubuntu" / Universidade do Estado da Bahia - UNEB)

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