Está aqui

Aumenta o número de vítimas mortais nos incêndios

Pelo menos 37 pessoas morreram e sete pessoas estão desaparecidas devido às centenas de incêndios que deflagraram no domingo, o pior dia do ano em fogos. Linha telefónica de emergência: 800 246 246.
Incêndio em Vieira de Leiria este domingo. Foto de Hélio Medeiros.
Incêndio em Vieira de Leiria este domingo. Foto de Hélio Medeiros.

Pelo menos 37 pessoas morreram e sete pessoas estão desaparecidas devido às centenas de incêndios que deflagraram no domingo, o pior dia do ano em fogos. Os mortos foram registados nos distritos de Guarda, Coimbra, Castelo Branco e Viseu.

"Os dados que temos apontam para duas dezenas", afirmou Patrícia Gaspar, diretora-adjunta da ANPC, explicando que estes números podem variar ligeiramente, dependendo da validação do INEM.

Os incêndios provocaram também 51 feridos entre populares e bombeiros. Estão 7 pessoas desaparecidas até ao momento. 

Segundo a Proteção Civil, pelas 8h desta segunda-feira, existiam 32 incêndios de importância elevada, para os quais estão mobilizados 6 mil operacionais, 1.800 meios terrestres e 18 meios aéreos.

Estão pelo menos 25 estradas cortadas devido aos incêndios, com destaque para a A13, A24, A25 e IP5. 

A circulação ferroviária na Linha da Beira Alta continua cortada entre Mortágua e Santa Comba Dão, no distrito de Viseu, devido ao incêndio que ainda se propaga na zona. Segundo o porta-voz da CP, "não é possível fazer o transbordo de passageiros por via terrestre porque há muitas estradas cortadas devido aos incêndios". 

Em Penacova, mais de uma centena de pessoas estão desalojadas e deslocadas. O Presidente da Assembleia Municipal de Penacova, Pedro Coimbra, declarou à agência Lusa que "mais de cem pessoas foram acolhidas no pavilhão municipal". 

A Câmara Municipal de Braga ativou o Plano Municipal de Emergência devido a "condições favoráveis à ocorrência de incêndios florestais". 

11h10 - O primeiro-ministro anunciou que o Governo assinou um despacho de calamidade pública que abrange todos os distritos a norte do rio Tejo, assegurando a mobilização de meios no combate aos incêndios. 

11h25 - Portugal acionou o Mecanismo Europeu de Proteção Civil e o protocolo com Marrocos, relativos à utilização de meios aéreos.

11h37 - A Ordem dos Médicos suspendeu a greve marcada para esta quarta-feira na região centro e apelou aos clínicos para que se disponibilizem no apoio às populações.

11h40 - A Associação Nacional de Farmácias ativou o seu plano de emergência de forma a garantir assistência às populações. 

12h03 - O presidente da Câmara de Oleiros, Fernando Marques Jorge, confirmou hoje à agência Lusa a existência de 29 feridos entre bombeiros e populares.

12h26 - A RTP noticia que apenas em Oliveira do Hospital foram registados 7 mortos. 

12h40 - Chamas controladas em áreas do Parque Nacional da Peneda-Gerês.

13h53 - 25 queimados foram recebidos pelo Centro hospitalar Tondela-Viseu, tendo transferido os 14 casos mais graves para as unidades do S. João, Coimbra, Lisboa Norte e Lisboa Centro. 

14h24 - Contactado pela agência Lusa, o Presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Paulo Vicente, estimou que "cerca de 80% da manta verde do Pinhal de Leiria já ardeu".

15h08 - As escolas bem como todos os transportes escolares de Seia, Gouveia e Fornos de Algodres, bem como Alijó e Murça, e ainda Carregal do Sal, S. Pedro do Sul, Tábua, Tondela, Vieira de Leiria, Vouzela, Campia, e Marianha Grande Nascente, foram fechadas devido aos incêndios.

18h10 - Governo decreta três dias de luto nacional de terça até quinta-feira.

Notícia atualizada às 13h15, 17 de outubro de 2017.

Termos relacionados Incêndios florestais, Sociedade
Comentários (2)