Associação proTejo promete luta contra pedido de indemnização da Celtejo

Em comunicado, o proTEJO – Movimento pelo Tejo anuncia que irá “tomar todas as diligências” para que o ambientalista Arlindo Marques, alvo do processo da Celtejo, “não seja condenado por exercer a sua cidadania”.
Manifestação contra a poluição no rio Tejo, em Lisboa, outubro de 2017. Foto de Movimento proTejo.

Na semana passada, a empresa Celtejo instaurou um processo contra Arlindo Marques, ativista do movimento proTEJO, por este ter vindo a denunciar episódios de poluição no Tejo associados à empresa. Para o ambientalista, este processo, que implica o pagamento de uma indemnização no valor de 250 mil euros, "pretende silenciar vozes incómodas”.

No comunicado divulgado esta terça-feira, o proTEJO considera que “esta ação contra o Arlindo Consolado Marques é uma ação contra este movimento e contra todos os cidadãos de Portugal e Espanha que se preocupam com o rio Tejo”.

Na sua página no Facebook, o movimento destaca o Relatório sobre a Qualidade da Água Superficial no Rio Tejo, emitido pela Agência Portuguesa do Ambiente, em março de 2017, no qual a Celtejo é sinalizada “como contribuinte significativa para as ocorrências de poluição no rio Tejo”.

Conhecido como o “guardião do Tejo”, o guarda prisional Arlindo Marques é um ativista que, há cerca de quatro anos, denuncia casos de poluição no rio, publicando vídeos e fotografias de focos de poluição.

Na passada semana, o ambientalista afirmou ao jornal Público que ficou “surpreendido” com o pedido de indemnização. Porém, garantiu ainda que não vai “ficar calado” e que continuará a “denunciar todos os crimes cometidos no rio”.

A Rede de Cidadania por uma Nova Cultura da Água no Tejo/ Tajo e seus afluentes, que reúne organizações portuguesas e espanholas, também já emitiu um comunicado, afirmando-se solidária com o ambientalista.

Termos relacionados Ambiente

Adicionar novo comentário