Associação Manifesto prepara saídas do Bloco de Esquerda

A Fórum Manifesto, liderada por Ana Drago, decidiu este sábado, em assembleia geral, desvincular-se do Bloco de Esquerda. A associação terá como prioridade o desenvolvimento de “outros espaços de intervenção política” para “influenciar a governação do país”.

A Fórum Manifesto surge após a extinção da Política XXI, um dos partidos que deram origem ao Bloco de Esquerda. Vários dos seus dirigentes fundadores - como Marisa Matias, José Manuel Pureza ou José Gusmão -, abandonaram a associação há mais de um ano e mantêm-se como dirigentes do Bloco. Outros, como Ana Drago, Rogério Moreira ou Nuno Serra, decidiram dar continuidade à associação e participaram na decisão agora tomada.

A resolução aprovada vinca que, apesar da decisão de "desvincular" a associação do Bloco de Esquerda, alguns dos seus membros poderão permanecer no partido. De resto, pontificam nesta associação diversas pessoas exteriores ao Bloco, como Rui Tavares, rosto do partido LIVRE, e Daniel Oliveira, que abandonou o Bloco no início de 2013.

Em nota à comunicação social, o Bloco de Esquerda refere que "anteriores posições de alguns membros do Fórum Manifesto já anunciavam a decisão hoje tomada. O Bloco continuará empenhado em juntar forças, convicto de que o impulso para dividir não reforça a esquerda."

Objetivo: criar nova força política
Na resolução política aprovada este sábado, a associação salienta que, "perante a opinião pública, o Bloco vincou, ao longo dos últimos anos, a imagem de um partido cada vez mais virado sobre si próprio, indisponível para o diálogo e para a convergência com outras forças políticas à esquerda; centrado no protesto, e por isso indisponível para estabelecer compromissos efetivos de governação; revelando uma insuficiente, inconsistente e até, por vezes, contraditória construção programática", acrescenta a resolução da associação Fórum Manifesto.

A associação Manifesto refere hoje que o seu principal objetivo inicial foi criar uma nova força destinada a "quebrar o bloqueio então existente, entre um PS alinhado com o centro político e um PCP indisponível para a governação". Passada quase década e meia da existência do Bloco, "constata-se porém o abandono consciente e reiteradamente afirmado nos últimos anos da missão política em que assentou a criação do Bloco de Esquerda", entende a Associação.

A partir de agora, a prioridade da Manifesto passará por "desenvolver outros espaços de intervenção política, capazes de contribuir para a formação de convergências fortes e credíveis à esquerda do PS, com claros objetivos de influenciar a governação do país neste momento de urgência nacional".

"Decide assim promover, ao longo dos próximos meses, iniciativas concretas nesse sentido, tendo como horizonte imediato as próximas eleições legislativas previstas para 2015. O Conselho Geral da Associação Fórum Manifesto fica mandatado para desenvolver estes esforços, cabendo a uma próxima assembleia geral a discussão e deliberação acerca dos seus resultados", acrescenta o documento.

Termos relacionados Política
Comentários (7)