Está aqui

Associação empresarial contrata “Pais Natal” a 43 cêntimos à hora

Quatro desempregados de Penafiel vão trabalhar 6 horas e meia por dia, 30 dias, para ganhar 83 euros. Centro de emprego local fez o recrutamento.
Pode alguém distribuir afeto a 43 cêntimos à hora?

A Associação Empresarial de Penafiel contratou quatro desempregados para se vestirem de Pai Natal por 43 cêntimos à hora. Operários da construção civil, trabalham de segunda-feira a domingo e permanecem seis horas e meia por dia em casinhas natalícias espalhadas pelas ruas da cidade, distribuindo balões a quem passa, notícia o Jornal de Notícias. O jornal diz que além de balões também distribuem afeto, o que parece bastante improvável para quem se sujeita a trabalhar 30 dias para receber 83 euros, mais subsídios de transporte e alimentação. Os “pais natal” continuam a receber o subsídio de desemprego para o qual descontaram quando estavam a trabalhar.

Graça Castro, diretora do Gabinete de Comunicação e Relações Externas do IEFP - Instituto do Emprego e Formação Profissional, I.P., explicou que a Associação Empresarial de Penafiel pretendia, para dezembro, quatro pessoas para o “desenvolvimento e promoção de ações de animação do comércio local no Centro Histórico de Penafiel”. Dos candidatos presentes, oito aceitaram e a Associação escolheu os quatro.

Segundo o JN, vários outros desempregados estão revoltados com a maneira como se efetuou o processo de recrutamento, pois esperavam que a notificação fosse "uma proposta séria de trabalho'.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Sociedade
Comentários (2)