Está aqui

Ana Loureiro é a candidata do Bloco à Câmara de Odemira

A candidata do Bloco à Câmara Municipal de Odemira, Ana Loureiro, afirmou ser “uma honra poder representar o concelho” onde escolheu viver e vive “há quase trinta anos”. Pedro Gonçalves encabeça a lista pelo Bloco à Assembleia Municipal de Odemira e à Freguesia de Colos.
Ana Loureiro, candidata do Bloco à Câmara Municipal de Odemira. Foto retirada do facebook de Adelino Coelho.

Este domingo teve lugar um comício de Verão na Eira da Lagoa, em Colos, concelho de Odemira, que contou com a participação da coordenadora bloquista Catarina Martins. A iniciativa contou com as intervenções de Ana Loureiro, candidata do Bloco à Câmara Municipal de Odemira, e Pedro Gonçalves, cabeça de lista pelo Bloco à Assembleia Municipal de Odemira e à Freguesia de Colos.

“Lutar para esbater as assimetrias entre o interior e o litoral”

“Por convicção, sou contra situações de maiorias absolutas, achando que as populações só têm a ganhar com a diversidade e pluralidade de posições. Os habitantes do concelho beneficiarão em muito se o resultado das eleições se traduzir em maior representatividade das várias forças políticas, a começar pelo Bloco de Esquerda. A existência de oposição obriga a maior trabalho e cuidado por parte dos representantes e quem sai a ganhar são as pessoas”, referiu Ana Loureiro, candidata do Bloco à Câmara Municipal de Odemira, durante a sua intervenção.

Segundo Ana Loureiro, o Bloco irá “lutar para esbater as assimetrias entre o interior e o litoral e garantir um desenvolvimento equilibrado do território, no sentido de reduzir o despovoamento do interior”.

“Queremos promover a criação de novas oportunidades de emprego e melhorar a qualidade de vida das populações”, vincou.

A candidata fez ainda referência à necessidade de “proteger recursos naturais como a água, que deve voltar a ser do domínio público, bem como impedir a prospeção e exploração de petróleo e gás no litoral”. “Ao mesmo tempo que queremos que Odemira se torne num modelo de utilização de energias alternativas”, adiu.

“Devemos acautelar os impactos sociais e ambientais da agricultura intensiva e das monoculturas que estão a ser praticadas no concelho. Por tudo isto, o desenvolvimento económico deve assentar nas boas práticas da Agroecologia e num turismo de qualidade virado para a Natureza”, defendeu ainda Ana Loureiro.

A candidata do Bloco à Câmara Municipal (CM) de Odemira é professora, licenciada em Engenharia Eletrónica e de Telecomunicações. Deputada à Assembleia Municipal de Odemira, no mandato 2009-2013, e candidata à CM de Odemira em 2013, Ana Loureiro integrou ainda a Assembleia de Freguesia de Longueira/Almograve. Militante do Bloco de Esquerda desde 2009, faz parte da Coordenadora Distrital de Beja do Bloco e do Núcleo de Odemira, do qual é membro fundador (2016).

“Queremos mostrar que há espaço para a participação de todos e de todas”

O cabeça de lista pelo Bloco à Assembleia Municipal de Odemira e à Freguesia de Colos, Pedro Gonçalves, realçou que “dos partidos concorrentes a estas eleições no concelho de Odemira, o Bloco é o único que apresenta um cabeça de lista do interior aos órgãos municipais”.

Pedro Gonçalves, cabeça de lista pelo Bloco à Assembleia Municipal de Odemira e à Freguesia de Colos. Foto retirada do facebook de Adelino Coelho.

Falando sobre a candidatura à Freguesia de Colos, Pedro Gonçalves assegurou que esta é uma candidatura “para todos os seus habitantes, de todos e para todos”: “Queremos mostrar que há espaço para a participação de todos e de todas”, frisou.

Durante a sua intervenção, o candidato deu ainda alguns exemplos “do que têm sido a gestão autárquica do município e da freguesia: “Grandes obram, grandes problemas, péssimos resultados finais”.

Sublinhando que integra “uma equipa disposta a trabalhar com todos para defender a inovação, a igualdade de oportunidades e a dinamização para a Freguesia”, que tem “provas dadas ao nível Autárquico e Associativo”, Pedro Gonçalves sinalizou que serão “uma voz ativa junto do Município, lutando e defendendo os interesses de Colos e do interior, sem subserviências e sem olhar a interesses partidários e pessoais”.

“É preciso colaboração entre todas as juntas de freguesia do interior do concelho para nos tirar deste isolamento a que o poder local nos condenou”, alertou o dirigente bloquista local, avançando que “o trabalho conjunto entre as juntas de freguesia do interior de Odemira terá que ser uma realidade e os projetos de uns terão que ser os projectos de todos quando tal for necessário e útil”.

Pedro Gonçalves falou ainda sobre “o trabalho do Bloco de Esquerda a nível municipal nestes últimos quatro anos”: “Muitas foram as questões que levantámos e que motivaram que muitos assuntos tivessem efetivamente que ser discutidos. Nunca lá estivemos apenas na lógica de levantar o braço só porque sim ou porque não, para isso estão lá os senhores do poder”.

“A questão da Prospeção de Gás e Petróleo na nossa costa e junto das nossas praias é uma dessas bandeiras que o Bloco de Esquerda de Odemira transporta com orgulho”, exemplificou o candidato, sublinhando que “esta é uma luta que ainda não está ganha, mas que aqui no concelho de Odemira tem claramente a marca dos activistas do Bloco”.

O dirigente Associativo na Área da Educação, natural e residente em Colos, foi eleito Deputado Municipal do Bloco. Membro da Coordenadora Distrital de Beja e do Núcleo de Odemira do Bloco de Esquerda, Pedro Gonçalves foi membro da Assembleia de Freguesia de Colos, eleito no mandato de 2009-2013, e integrou as listas do Bloco à Assembleia da República em 2015.

Termos relacionados Autárquicas 2017, Política
(...)