Está aqui

Governo aliena 40% do capital da REN

Após reunião do Conselho de Ministros, o governo anunciou a venda de 40% da Rede Energéticas Nacionais, alienando 25% à empresa estatal chinesa State Grid e 15% à Oman Oil, de Omã. O negócio perfaz um total de 592 milhões de euros. Presidente do BES congratula alienação.
O Estado irá ainda alienar mais 11,1% da REN quando as condições do mercado forem mais favoráveis.

A secretária de Estado do Tesouro anunciou esta tarde, em conferência de imprensa, que a terceira maior empresa chinesa, e a maior empresa de serviços públicos do mundo, vai adquirir 25% do capital da REN, a 2,90 euros por acção, num total de 387 milhões de euros. A Oman Oil ficará, por sua vez, com 15% do capital da REN, adquiridos a 2,56 euros o título, perfazendo 205 milhões de euros.

O Estado irá ainda alienar mais 11,1% da REN quando as condições do mercado forem mais favoráveis. 

Na sessão de hoje as acções da REN subiam 1,45% para 2,10 euros.

O presidente do BES Investimento já veio congratular a decisão do governo português

“Esta decisão vem demonstrar que nas privatizações, como em tantos outros aspetos, Portugal é completamente diferente da Grécia. Esta operação traduz-se, num curto espaço de tempo, num segundo grande êxito do programa de privatizações português e mostra que o nosso país é um caso totalmente distinto de outros países como a Grécia que têm sido incapazes de prosseguir o seu programa de privatizações", afirmou José Maria Ricciardi à agência Lusa.

O banqueiro frisou ainda que "o Banco Espírito Santo de Investimento orgulha-se de ter desempenhado um papel destacado nas duas primeiras transações assessorando a China Three Gorges (EDP) e a State Grid (REN)".

Termos relacionados Política
(...)