Está aqui

5 vídeos que marcaram os primeiros anos do esquerda.net

Ao longo destes 10 anos, o esquerda.net apostou na produção de vídeos e foi o primeiro órgão de comunicação a cobrir uma manifestação em direto na internet. Aqui destacamos 5 vídeos que marcaram os primeiros cinco anos de vida.

Francisco Louçã responde a Marcelo no referendo do aborto

A intervenção de Marcelo Rebelo de Sousa na campanha do referendo do aborto em 2007 acabou por ficar célebre graças a um sketch dos Gato Fedorento a apresentar as contradições do agora Presidente da República. Mas no próprio dia do lançamento do vídeo com Marcelo, o esquerda.net publicou a resposta, também em vídeo, de Francisco Louçã:


Depoimento de José Saramago em solidariedade com a Palestina

Em maio de 2008, o Nobel da Literatura participou com Miguel Portas, Alan Stoleroff, Bruno Dias e Mohammad Barakeh na sessão de solidariedade que assinalou os 60 anos da "Nakba", que provocou a expulsão de 700 mil palestinianos das suas terras. Após a sessão, José Saramago falou em exclusivo para o esquerda.net:


Primeira transmissão em direto duma manif na net

Em novembro de 2008, realizou-se a maior manifestação de professores de sempre em Portugal contra as medidas do governo Sócrates e da ministra Maria de Lurdes Rodrigues. O esquerda.net transmitiu-a em direto, com Daniel Oliveira a entrevistar os manifestantes na baixa de Lisboa durante algumas horas.


O vídeo que o CDS (ainda) quer retirar da internet

Em setembro de 2009, o esquerda.net publicou o vídeo “Submarino ao fundo: Paulo Portas no governo”, reunindo os principais escândalos associados ao antigo ministro da Defesa e líder do CDS, com os factos conhecidos dos casos sob investigação judicial – Portucale, submarinos – e os depósitos suspeitos em contas do CDS no BES. O vídeo tornou-se viral nas redes sociais, ao ponto de seis anos mais tarde um dirigente do CDS vir defender à televisão que o esquerda.net devia retirá-lo. A razão? As suspeitas de corrupção prescreveram ou foram arquivadas.


O esquerda.net no arranque do Occupy Wall Street

A manifestação que começou com poucas dezenas de pessoas na baixa de Manhattan, junto ao touro que é o símbolo do mercado financeiro novaiorquino, tornou-se na referência do movimento político anticapitalista dos EUA e  colocou na agenda política a “luta dos 99% contra o 1%” de privilegiados. O esquerda.net foi o único órgão de comunicação português presente no primeiro dia do Occupy Wall Street em setembro de 2011.

Termos relacionados 10 anos do esquerda.net, Política
(...)