IRS: novas regras traduzem-se na redução do salário dos portugueses

Mediante a publicação das novas tabelas de retenção na fonte de IRS para 2012, os portugueses verão o seu salário liquido diminuir já a partir deste mês. No que respeita aos reembolsos referentes a 2011, alguns contribuintes irão sofrer uma redução drástica, enquanto outros passarão a pagar.
Segundo Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos, “a maioria dos contribuintes” irá ainda registar uma “redução drástica” do valor respeitante aos reembolsos de 2011.

As regras estabelecidas nas novas tabelas divulgadas pela Autoridade Tributária e Aduaneira implicam uma redução entre 1% e 2% do rendimento mensal dos contribuintes do setor privado, que abrangerá todos aqueles que aufiram um valor igual ou superior a 675 euros brutos mensais.

Segundo o Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos, “a maioria dos contribuintes” irá ainda registar uma “redução drástica” do valor respeitante aos reembolsos de 2011. “A redução substancial das deduções à coleta na saúde e na educação e os cortes nos benefícios fiscais, designadamente nos planos poupança reforma e nos juros e amortizações de dívida, entre outros, farão com haja diminuições substanciais do imposto a devolver no final ou, até, que o valor retido não seja suficiente”, adianta o sindicato.

Os funcionários públicos serão sujeitos a tabelas diferenciadas, de forma a garantir que estes contribuintes não sejam duplamente atingidos pelos cortes previstos pelo governo, já que este ano não irão receber os subsídios de férias e de Natal.

Termos relacionados Sociedade
Comentários (1)