Está aqui

254 dossiers em dez anos

Ao longo dos seus 10 anos de existência, o esquerda.net publicou 254 dossiers (uma média de mais de dois por mês) que analisaram um conjunto de temas diversificados no campo político e também questões de natureza social e cultural.

A importância dos dossiers para o enriquecimento da informação do portal é inegável tanto mais que contaram sempre com a opinião abalizada de vários especialistas nos assuntos que foram abordados.

Em setembro de 2006, foi publicado o primeiro dossier com o título “Israel depois da Guerra” que se debruçou sobre a derrota na segunda maior guerra jamais travada pelo Estado de Israel e a polémica que esta causou em todo o país porque como foi escrito na altura “Israel descobre que o famoso serviço de informações não sabia nada do Hezbollah, que o exército afinal não é imbatível, que o chefe do Estado-Maior não é um herói, mas um aproveitador”.

Este trabalho contou, entre outros, com o artigo “Da Mania à Depressão” do pacifista Uri Avnery que é um balanço sobre a segunda guerra do Líbano e a nova retórica da direita israelita e também uma análise do jornalista brasileiro Bernardo Kucinski que escreveu sobre a polémica no dia seguinte ao cessar fogo relatando as dificuldades que teve para encontrar vestígios da destruição dos katyushas em Israel.

Seguiu-se um trabalho sobre a situação desastrosa em que se encontrava Nova Orleães, um ano após a destruição da cidade devido à passagem do furacão Katrina e onde 200 mil pessoas ainda não tinham conseguido chegar às suas casas.

No artigo “A catástrofe não acabou”, salienta-se que esta tragédia, fruto da inação das autoridades, levou a que setores como a educação, saúde os transportes permanecessem num estado caótico resultando daí uma situação de sofrimento para as populações afetadas que levou muito tempo até ser resolvida.

Ainda no campo dos desastres naturais e das posteriores ações tendentes a minorar o sofrimentos das populações, cabe referir o trabalho sobre o terramoto no Haiti que mereceu da parte do esquerda.net uma particular atenção devido à devastação provocada pelo mesmo e uma vez mais à forma como as instâncias nacionais e internacionais agiram no sentido de socorrer as vítimas e, dentro do possível, repor a normalidade quotidiana.

Num texto do jornalista Francisco Peregil relata-se o caos que se viveu no país onde milhares de reclusos conseguiram evadir-se das prisões destruídas e de forma organizada contando com a conivência das companhias privadas de segurança impuseram na rua a sua lei.

Neste dossier há ainda lugar para uma denúncia da ajuda humanitária que abriu campo a uma ocupação militar uma vez que a prioridade dos norte americanos passava pelo controlo do país e também um artigo que revela que os Estados Unidos devem milhares de milhões àquele país caribenho.

Prisões secretas da CIA, dossier 11 de setembro

Prisões secretas da CIA, dossier 11 de setembro

Os atentados de 11 de setembro foram também objeto de análise e aí podemos encontrar um conjunto de artigos sobre as violações ao Direito Internacional e às liberdades levadas a cabo pelo presidente George Bush sob o pretexto de lançar “uma guerra contra o terrorismo”, sobre as prisões secretas da CIA.

Em julho de 2013, recordou-se Che Guevara, que nessa data completaria 85 anos de idade, republicando um dossier de 2007. Neste dossier há um conjunto de vídeos com colagens de filmes e galerias de fotos do “Che” e também um excerto de uma entrevista de Celia Hart ao jornal Morning Star onde a escritora e física cubana chama a atenção para um livro de Che Guevara intitulado “Apontamentos Críticos ao Manual de Economia Política da URSS”, inédito até então, onde Guevara “afirma de forma total e evidente que as sociedades socialistas dos anos 60 estavam a regressar inevitavelmente ao capitalismo."

Neste dossier, podemos ver a apresentação de um documentário sobre a vida de Guevara desde o nascimento, passando pela participação na revolução cubana até à sua morte na selva colombiana.

Da situação na Palestina à crise financeira de 2008

O futuro da Palestina foi uma questão que mereceu uma análise precisamente na semana em que o então Presidente George Bush, na sua primeira vista ao Médio Oriente, garantiu que haveria um acordo de paz ao até ao final do ano (estávamos em 2008).

Neste trabalho, fala-se da vida nos territórios ocupados e particularmente em Gaza e questiona-se qual a solução para o território da Palestina histórica: dois Estados ou um Estado?

Julio Cortázar

Julio Cortázar

No campo da cultura importa destacar o trabalho sobre o centenário do nascimento do escritor argentino Julio Cortázar assinalado em agosto de 2014 e onde podemos encontrar um trabalho sobre o seu perfil, o seu primeiro conto publicado - “Casa Tomada” - e também uma reflexão de Selma Calasans Rodrigues, professora universitária, sobre o fantástico em Cortázar, além de uma cronologia sobre a vida do escritor.

A crise financeira que abalou o mundo em 2007 e 2008 deu origem a um trabalho de fundo (e vários dossiers) para aprofundar o que esteve na sua génese e as suas consequências. Assim é possível ler um conjunto de trabalhos sobre os lucros excessivos que provocaram a crise, a necessidade de criar alternativas ao sistema vigente e não apenas de implementar mais regulação no sistema financeiro.

Neste dossier há ainda espaço para a divulgação da Declaração sobre a proposta de uma “Cúpula Global” para reformar o sistema financeiro internacional da responsabilidade de 550 organizações de 88 países que tomaram posição sobre a reunião do G-20 destinada a debater a crise e também artigos sobre a necessidade de por fim às desigualdade globais, os biliões para salvar a banca mundial e a necessidade de abandonar a economia de casino.

Em 2012 foi elaborado um dossier intitulado “2012- Ano I do combate à troika”, com artigos sobre o empobrecimento em Portugal, o aumento dos lucros no setor bancário e também de várias iniciativas como manifestações e greves contra as imposições da troika e as políticas de austeridade do governo PSD/CDS.

Liberdade para os presos políticos angolanos

Liberdade para os presos políticos angolanos

A precariedade que atingiu os professores, as ameaças sobre o Serviço Nacional de Saúde, a privatização dos transportes públicos, foram igualmente abordadas numa perspetiva crítica decorrente da agenda ideológica que o governo de Passos Coelho e Paulo Portas puseram em prática no país.

Após as últimas eleições legislativas, o "acordo para parar o empobrecimento" foi também tratado num dossier, bem como o Orçamento de Estado para 2016 que contem um conjunto de artigos sobre as mudanças incluídas no mesmo, as propostas do Bloco e também uma infografia sobre a devolução de rendimentos e o impacto do acordo à esquerda.

O 30º aniversário do acidente nuclear de Chernobyl e ainda o debate em torno da morte assistida, a liberdade para os presos política angolanos, entre muitos outros, fazem parte dos assuntos tratados nos dossiers cuja característica mais relevante passa pela informação pormenorizada sobre as grandes questões do nosso tempo.

Termos relacionados 10 anos do esquerda.net, Sociedade
(...)