Está aqui

“Offshore Leaks”: Elite política chinesa acumula fortunas em paraísos fiscais

Treze familiares de dirigentes máximos do regime, entre os quais o cunhado do presidente chinês Xi Jinping e o filho e genro do ex primeiro ministro Wen Jiabao, assim como 15 empresários e grandes companhias estatais, acumularam as suas fortunas em offshores nas Ilhas Virgens britânicas.

Num relatório do Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação (ICIJ), divulgado esta terça feira, é revelado o conteúdo de vários documentos financeiros que evidenciam como numerosos membros da elite comunista chinesa abriram sociedades offshore nas Ilhas Virgens britânicas (BVI) depois de acumularem enormes fortunas à sombra do regime.

Pelo menos cinco familiares de atuais ou de anteriores membros do Comité Permanente do Politburo do Partido Comunista da China têm sociedades nas BVI, avança o ICIJ.

O documento também aponta o papel central de importantes bancos ocidentais e empresas de contabilidade, como a PricewaterhouseCoopers, Credit Suisse e UBS, no mundo dos offshores, agindo como intermediários na constituição destas empresas.

Cunhado de Xi Jinping e filho de Wen Jiabao figuram na lista do ICIJ

Entre os detentores de sociedades offshore figuram treze familiares de dirigentes comunistas que aparecem vinculados a pelo menos 25 sociedades na qualidade de acionistas ou diretores. Entre estes, destacam-se o cunhado do presidente Xi Jinping; o filho e genro do ex primeiro ministro Wen Jiabao; a filha do ex primeiro ministro Li Peng; o genro do falecido Deng Xiaoping, ex secretário geral do Partido Comunista Chinês (PCC); o primo do anterior presidente Hu Jintao; e o neto do legendário comandante da revolução Su Yu.

Deng Jiagui, cunhado do presidente chinês, construiu, junto com a sua esposa, um império imobiliário em Hong Kong e Shenzhen em apenas 20 anos e concentra grande da sua fortuna em empresas com sede nas BVI. Wen Yunsong, filho do ex primeiro ministro Wen Jiabao, criou a empresa Trend Gold Consultants no paraíso fiscal. Li Xiaolin, filha do ex primeiro ministro Li Peng, é conhecida na China como a “Rainha da Energia”, controlando um dos monopólios elétricos do país.

Ma Huateng, co-fundador e CEO do Tencent, o principal portal de internet na China, com uma fortuna estimada em 7.400 milhões de euros, encontra-se entre os magnatas empresariais chineses que acumulam fortunas em offshores nas BVI.

Um dos setores chineses mais ativos na criação de empresas em paraísos fiscais é o petrolífero. A Petrochina, a Sinopec e a China National Offshore Oil Corporation são o sustento da pujança económica da China e os seus líderes encontram-se entre os mais influentes do país, sendo que, conforme avança o El País, alguns peritos defendem que os altos cargos da indústria energética têm um grupo próprio dentro do aparato do PCC. Segundo revela o ICIJ, as empresas petrolíferas e os seus administradores estabeleceram dezenas de empresas nas BVI, nas Ilhas Cook e em outras jurisdições extraterritoriais entre 1995 e 2008.

Dados referem-se apenas a duas das operadores nas BVI

Os registos das sociedades, a que vários órgãos de comunicação internacionais, como o El País, o The Guardian, a BBC, o Le Monde, o Süddeutsche Zeitung e o japonês Asahi Shimbun, também tiveram acesso, resultam da filtração de mais de dois milhões de arquivos das gestoras Portcullis TrustNet y Commonwealth Trust, que operam nas Ilhas Virgens britânicas.

No total, a base de dados do ICIJ, que apenas cobre duas das gestoras que operam nas Ilhas Virgens britânicas, regista 21 mil endereços na China ou Hong Kong como diretores ou acionistas de sociedades offshore, o que demonstra que o país é um dos principais compradores de serviços offshore.

Segundo a AFP, o site do ICIJ esteve esta quarta feira inacessível na China, bem como todos os sites dos meios de comunicação social que colaboraram e divulgaram o trabalho de investigação.

Uma China mais desigual

O El País frisa que o número de bilionários no país asiático “passou numa década de zero para 315”. “E a afluência do dinheiro fácil às elites políticas é tal que 153 das 1000 pessoas incluídas na lista dos mais ricos da China são deputados da Assembleia Popular Nacional ou do seu órgão consultivo. Nesta lista, os 20 membros mais ricos desta assembleia acumulavam em 2012 um património de 62.200 milhões de dólares, o que equivale a 46 vezes mais do que os 20 congressistas norte americanos mais abastados, segundo dados do Roll Call, um centro de informação especializado na política de Washington”, avança o diário espanhol.

Já o The Guardian refere que as 100 pessoas mais ricas da China contam com uma fortuna total calculada em mais de 300 mil milhões de dólares, enquanto cerca de 300 milhões de pessoas sobrevivem com apenas 2 dólares por dia. Esta publicação avança ainda que pelo menos 16 das pessoas mais ricas da China, com um património líquido total de cerca de 45 mil milhões de dólares, têm ligações com sociedades offshores nas BVI.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Internacional
(...)