Incêndios: Governo declara “estado de calamidade pública”

17 de Agosto 2017

Num comunicado emitido esta quinta-feira, o executivo anuncia que decidiu avançar com a declaração de “estado de calamidade pública” face “à previsão do agravamento, nos próximos dias, em particular no fim-de-semana, do risco de incêndio muito elevado e máximo”. 

Maduro segundo Monedero

Se o poder dos “nossos” se vale de meios ilegítimos para defender o poder pelo poder, perdemos o poder e a causa.

Sociedade

Tribunal condena EDP a pagar indemnização ao município de Alcácer do Sal

17 de Agosto 2017

Câmara de Alcácer do Sal venceu uma ação judicial contra a empresa. Por decisão de um tribunal arbitral, a EDP Distribuição foi “condenada” a pagar à autarquia 50% de toda a receita cobrada pela cedência da rede a operadores de telecomunicações.

Ambiente

Portugal: Agravam-se efeitos da seca

17 de Agosto 2017

Dezoito das 60 albufeiras monitorizadas pelo Sistema Nacional de Informação dos Recursos Hídricos entraram em agosto com menos de 40% da capacidade de armazenamento. O caso mais grave é o da bacia do Sado, com 10 das albufeiras com menos de 23,4% da sua capacidade.

Internacional

Atentado no centro de Barcelona

17 de Agosto 2017

Uma carrinha atropelou várias pessoas no centro turístico de Barcelona, conhecido como Las Ramblas. Autoridades falam em atentado terrorista, entretanto reivindicado pelo Daesh, e confirmam a existência de, pelo menos, 13 mortos e 100 feridos.

Política

Fabian Figueiredo desafia André Ventura a despejar "boys do PSD" das suas listas para Loures

17 de Agosto 2017

Face à ameaça de André Ventura de despejos nos bairros sociais, o candidato do Bloco ao executivo de Loures desafiou-o a começar “com os cortes e despejos onde eles devem ser feitos, nos 'boys' do PSD que se instalaram nas empresas municipais e na Câmara de Loures e que hoje integram as listas que lidera”.

As autarquias podem ter um importante papel na eliminação das barreiras promovendo, na prática, a inclusão das pessoas com deficiência no respeito pelos seus direitos
Política

Autarquias e inclusão das pessoas com deficiência

16 de Agosto 2017

As autarquias podem ter um importante papel na eliminação das barreiras promovendo, na prática, a inclusão das pessoas com deficiência no respeito pelos seus direitos. Por Jorge Falcato

Opiniões

Maduro segundo Monedero

Se o poder dos “nossos” se vale de meios ilegítimos para defender o poder pelo poder, perdemos o poder e a causa.

A mão que afaga o monstro

Trump é o inimigo público n.º 1 da democracia no Mundo. E merece ter a sua cabeça a prémio. Há um espelho no Pontal português e, infelizmente, é fiel. A radicalização extremista do PSD não pára de crescer.

Venezuela – A importância de estar no lado certo da história

Muito se tem escrito nas manchetes da imprensa internacional sobre a Venezuela e o seu presidente Nicolás Maduro.

A onda de repúdio que se instalou internacionalmente em solidariedade aos presos políticos do “Processo 15+Duas” não serviu para dissuadir o regime ditatorial de suas práticas repressivas
Internacional

A violência institucional em Angola

15 de Agosto 2017

O governo angolano tem coleccionado muitas mortes ao longo do seu reinado de podridão. Artigo de Sedrick de Carvalho, que participará no Debate “Repressão em Angola”, com Jorge Silva, no Fórum Socialismo 2017.

Bashiqa, 15 novembro 2016 - Foto de José Manuel Rosendo
Blogosfera

Outono quente no Curdistão

14 de Agosto 2017

“Quer um Curdistão independente?”, é a pergunta a que os curdos vão responder em referendo no próximo dia 25 de Setembro. É pelo menos o que está anunciado, mas já lá vamos. Artigo de José Manuel Rosendo, publicado em meu Mundo, minha Aldeia

esquerda.radio

Miguel Araújo n' Os Cantos da casa

12 Agosto

Miguel Araújo ― Giesta, 2017.
Há Lobos Sem Ser na Serra ― Cantares do Sul e da utopia, 2016.
Amália Rodrigues ― Gostava de ser quem era, 1980.
Miguel Ângelo ― A vida de X, 2016.
Pedro Barroso ― Artes do futuro, 2017.
Edição nº 260, de 12 de agosto de 2017

Filomena Marona Beja - Foto de André Beja
Entrevista

Filomena Marona Beja: “Há uma descompressão política e social no país”

7 de Agosto 2017

A escritora Filomena Marona Beja afirma, em entrevista ao esquerda.net, que a atual solução governativa “dá esperança aos portugueses” e que é preciso combater a ideia que os partidos são todos iguais. Por Pedro Ferreira

Não ao Furo! Sim ao Futuro – No to oil drilling in Portugal!

visto na net

“Cerca de 1000 pessoas de 40 países diferentes formaram uma enorme mensagem humana na praia de Odeceixe para impedir a exploração de petróleo na costa Portuguesa”.

Ouça aqui a intervenção de Jacinta Bugalhão, arqueóloga da Direção-Geral do Património Cultural, no colóquio sobre Políticas Públicas do Património Cultural organizado pelo Bloco de Esquerda a 7 de julho de 2017.

Neste Podcast do Alta Voz, André Soares lê o conto "Belfagor - uma novela agradabilíssima" de Nicolau Maquiavel.

Dossier

Protesto contra o governo de Maduro e repressão da GNB, Caracas, 2017

A Venezuela atravessa uma situação muito complexa, com a sua população sofrendo uma brutal austeridade. Há mais de cem dias que os protestos são diários, tendo já morrido neles quase cem pessoas. Nas próximas semanas os riscos são ainda maiores. Dossier organizado por Carlos Santos.

Agenda

18 Agosto

Ver evento de facebook.
Porto, IEFP - Serviço de Formação Profissional do Porto ( Cerco ) - Rua Peso Da Régua - Bairro Do Cerco Do Porto, 17h30.

Ver cartaz.
Marco de Canaveses, jardim municipal, 21h30

Subscrever Newsletter

 

Em destaque nesta edição do podcast Quatro e Vinte está o debate no parlamento catalão e o recém-publicado relatório do Centro Europeu de Monitorização das Drogas e Toxicodependências.