Brasil: greve geral fez História

30 de Abril

Centrais sindicais contabilizam uma participação de 40 milhões de trabalhadores na maior paralisação nacional da história do país. Houve manifestações em 254 cidades de 26 estados e do Distrito Federal. Por Luis Leiria.

A destruição dos hospitais agrava o sofrimento das populações. Foto da ONU
Internacional

Síria: Sete hospitais deixaram de funcionar devido a bombardeamentos

30 de Abril

Bombardeamentos no noroeste da Síria levaram a que sete hospitais tenham deixado de funcionar aumentando os riscos e o sofrimento das populações.

"É preciso desenvolver a ação revindicativa", defende a central sindical
Sociedade

1º de Maio: Dia de festa e luta comemorado em todo o país

30 de Abril

As comemorações do 1º de Maio da CGTP vão ter lugar em 40 localidades do país englobando várias iniciativas de caráter festivo e de protesto na defesa da “valorização do trabalho e dos trabalhadores”.

Sociedade

Mulheres de Abril: Testemunho de Maria Vitória Vaz Pato

30 de Abril

A não violência a exemplo de Luther King estimulou-me a comprometer-me na luta contra o fascismo. Quando conheci o Luther King português (Nuno Teotónio Pereira), acompanhei-o num trabalho político de divulgação de textos formadores de uma consciência política, como os do jornal Direito à Informação. Por Maria Vitória Vaz Pato.

Emigrantes lesados do BES: Mais de cem pessoas juntou-se em Paris para lutar pela devolução das “economias de vidas inteiras de trabalho e de sacrifício”, 29 de abril de 2017
Sociedade

Emigrantes lesados do BES podem intensificar a luta

30 de Abril

Mais de cem pessoas participaram na manifestação dos Emigrantes lesados pelo BES, neste sábado em Paris, e está marcado novo protesto para 27 de maio. Emigrantes criticam atuação do Novo Banco, que consideram “vergonhosa”.

 
O Bloco apresentou um Projeto de Lei com alterações ao regime jurídico-laboral e alargamento da proteção social do trabalho noturno e por turnos que está em crescimento em Portugal. Dossier organizado por Pedro Ferreira.

José Soeiro fala dos direitos dos trabalhadores, Isabel Soares da Silva analisa o impacto na vida familiar e na saúde, José Casimiro escreve sobre a disputa por novos mercados, Vítor Franco sublinha a importância de legislação que proteja os direitos e Raul Matos critica aumento da idade da reforma. Filipe.M.Santos refere malefícios do trabalho nas minas e Roberto Tavares denuncia cansaço dos trabalhadores dos CTT. Publicamos ainda depoimentos de trabalhadores.

Ler Mais

Opiniões

A volta do correio

Um serviço postal universal, acessível e abrangente exige agora ao Estado uma decisão de bom senso: reverter a privatização e devolver os correios ao setor público.

Os metadados e os dados do problema

A discussão sobre os chamados ‘metadados’ de comunicações confronta-nos com o núcleo essencial do que é e não é um Estado de Direito.

O caroço da maçã

A irresponsabilidade de pensar o Mundo como uma maçã que se parte em dois gomos, tentando preservar a integridade do caroço, não fez muito pela democracia no Mundo.

Entrevista

Mulheres de Abril: Testemunho de Maria da Conceição Moita

27 de Abril

A minha radicalização política foi acontecendo, não se deu de um momento para o outro. Era uma exigência política e uma exigência cristã. E foi uma dinâmica que aconteceu no meio dos cristãos. Não foi um processo isolado. Por Maria da Conceição Moita.

Alta Voz

A morte do estudante Ribeiro dos Santos - podcast

24 Abril

Neste Alta Voz, Heitor de Sousa, economista e deputado do Bloco lê o artigo "A morte do Estudante Ribeiro dos Santos", de Jorge Costa, que pode ser lido aqui.

esquerda.radio

Luis Severo n' Os Cantos da Casa

20 Abril

Aníbal Raposo ― Mar de Capelo, 2017.A. P. Braga ― Lisboa 2017, 2017.Afonso Dias ― O que vale a pena, 1980.Ogaitu ― Ogaitu instrumental, 2017.

Luís Severo ― Luís Severo, 2017.

http://www.esquerda.net/sites/default/files/cc253.mp3

Edição nº 253, de 21 de abril de 2017

Quatro e Vinte

Legalização da canábis no Canadá e "Fumício pela Liberdade" na FCSH

20 Abril

Nesta edição, o Quatro e Vinte destaca os detalhes da proposta de legalização apresentada pelo governo canadiano.

Dossier

Pelo segundo ano no Cinema Batalha, o Desobedoc 2017 apresentará quarenta filmes, dos quais treze portugueses, que abordarão quatro temas: Direito à Cidade; tributo a Ken Loach; 100 anos da Revolução Russa; Trabalho e precariedade.

Podcast da reportagem sobre a profilaxia pré-exposição para o HIV, com o depoimento do médico e ativista Bruno Maia.

Agenda

1 Maio

Almoço e convívio com Adelino Fortunato (secretariado do Bloco), deputados, José Manuel Teixeira – Canção de intervenção, Maísa Pina, Valú, APBraga – Canção de intervenção, João Pestana & Companhia, Grupo Etnográfico de Grândola, Grupo Coral Mineiros de Aljustrel, Grupo Cantares da Aldeia (Azinheira dos Barros), Vozes de Grândola, 4Vs. Poesia: Amigos dos candidatos, Camilo Mortágua, Militares de Abril, Poetas, Historiadores, Jornalistas, Resistentes Anti-Fascistas. Organização: Concelhia de Grândola. Ver convite.
Grândola, sede social da HABI/Grândola - Rua 1º Maio Nº 4, Bairro Vale Pereiro, 12h.

Organização: Solidariedade Imigrante. Ver evento de facebook.
Lisboa, Martim Moniz em frente ao Centro Comercial da Mouraria, 14h.

Com comentário de Mariana Mendes Delgado e José Soeiro. Ver Site Desobedoc, Trailler Desobedoc e Facebook Desobedoc.
Porto, Cinema Batalha - sala Batalha, 18h30.

A mesa de oradores é constituída pela dirigente sindical Raquel Azevedo e pelo sociólogo e deputado da Assembleia de República José Soeiro e moderada pela vereadora do Município de Vila Real Eugénia Almeida. Ver cartaz.
Vila Real, União Artística Vilarealense - Praça do Município, 21h.

 

Subscrever Newsletter