“Não quero que o Porto seja a cidade dos negócios, quero que seja a cidade das pessoas”

22 de Junho

João Teixeira Lopes, candidato pelo Bloco de Esquerda à Câmara do Porto, afirma também em entrevista à Renascença, que a habitação é o primeiro problema do Porto e aponta que o”turismo não pode ser uma monoatividade numa cidade”.

José. M. Pureza: "Como é que se pode relegar a criminalidade financeira para um lugar subalterno?"

parlamentos

No debate sobre as prioridades de política criminal para o biénio 17-19, José Manuel Pureza questiona também a prioridade dada ao terrorismo em matéria de investigação.

Sociedade

Mais de 41% dos trabalhadores do Instituto Português do Mar e da Atmosfera são precários

22 de Junho

Uma trabalhadora precária do Instituto Português do Mar e da Atmosfera publicou um testemunho no site dos Precários do Estado sobre a precariedade que se vive no instituto.

Política

Bruno Candeias candidato à Câmara de Santiago do Cacém

22 de Junho

O Bloco de Esquerda de Santigo do Cacém anunciou em comunicado que aprovou os nomes de Bruno Candeias e Rui Beles Vieira, como candidatos à Câmara Municipal e Assembleia Municipal.

Política

Ferroviários da EMEF lutam contra desmembramento da empresa

22 de Junho

Segundo os trabalhadores, a empresa de manutenção de equipamentos ferroviários (EMEF), totalmente detida pela CP, está ameaçada de desmembramento, visando a sua entrega a interesses privados. Deputados bloquistas visitam oficinas da empresa.

Gabriel Nadeau-Dubois e Manon Massé, do Québeq Solidaire. Fonte: Québeq Solidaire.

Esquerda ganha terreno no Quebeque

22 de Junho

A um ano das eleições no Quebeque, as sondagens colocam o Quebeque Solidário - liderado por Gabriel Nadeu-Dubois, líder dos movimentos estudantis de 2011 - numa trajetória ascendente com 18% das intenções de voto.

Guarda Nacional (da GNB) a atirar a matar sobre os manifestantes, a foto é da Reuters

Venezuela: Maduro ataca Procuradora e muda comandos militares

22 de Junho

Presidente da Venezuela muda comandos militares, dez dias depois do secretário-geral do Conselho de Defesa da Nação se ter demitido por discordar da convocação da Assembleia Constituinte. Governo e PSUV lançam-se contra Procuradora-Geral por esta defender Constituinte de 99 e Estado de Direito. Maduro, Governo e PSUV agravam conflito político e social. Por Carlos Santos.

Opiniões

O desperdício de médicos em Portugal

Não se entende que não se permita a especialização de centenas de médicos num país onde 800 mil utentes não têm médico de família.

Luto e firmeza

Estamos à espera de todo o tipo de ataques, mas não há meio de nos prepararmos para este, que todos os verões nos destrói a terra e, por vezes, como esta, leva tantas vidas.

Tirar a floresta das mãos do eucalipto

As condições para a existência de tragédias como Pedrógão Grande não se repetirão só nos próximos verões: repetir-se-ão já este verão.

Quatro e Vinte

Regulação dos clubes sociais de canábis em debate na Catalunha

20 Junho

Em destaque nesta edição do podcast Quatro e Vinte está o debate no parlamento catalão e o recém-publicado relatório do Centro Europeu de Monitorização das Drogas e Toxicodependências.

Braço de criança a ser vacinado
Sociedade

"O movimento antivacinas pensa que as pessoas são deuses, que estão acima das doenças"

18 de Junho

Entrevista ao pediatra Mário Cordeiro sobre o recente surto de sarampo, a diminuição da taxa de vacinação dos jovens em Portugal, as suas consequências e por que razão o movimento antivacinas tem vindo a crescer. Por Joana Campos.

Torre Grenfell

Tragédia da Torre Grenfell mostra falhas da agenda de reabilitação

17 de Junho

Na sequência desta catástrofe, os líderes políticos e da comunidade têm de trabalhar para reequilibrar a balança do poder no sentido dos moradores, afastando-a dos interesses dos promotores privados. Artigo de Joseph Downing, em The Conversation.

Neste podcast do Alta Voz, Tiago Gillot lê o artigo "Quem foi Champalimaud?", de Jorge Costa.

Neste podcast, descobre como deves submeter a tua candidatura ao Programa de Regularização dos Precários do Estado. O processo está em curso até ao final de junho.

Lavoisier ― Projecto 675, 2014.
Dulce Pontes ― Peregrinação, 2017.
Luís Cília ― O peso da sombra, 1980.
Nuno da Rocha ― Mesmo que faça frio, 2016.
Rua da Lua ― Rua da Lua, 2016

Edição nº 256, de 4 de junho de 2017

Subscrever Newsletter

23 Junho

Ver evento de facebook e mais informações.
Idanha-a-Nova, Salvaterra do Extremo, dentro do Parque Natural do Tejo Internacional.

Com Ricardo Kalash. Preço: 30 Euros. Mais informações.
Coimbra, Teatro da Cerca de São Bernardo, 9h30 – 12h30.

À projeção do filme seguir-se-á um debate com o realizador, Luís Filipe Rocha, e com o ator Carlos Paulo, que desempenhou o papel principal. Organização: Núcleo AJA Lisboa - Associação José Afonso. Inscrições: 929255517 ajalisboa.comunicacao@gmail.com Ver evento de facebook.
Lisboa, Sala Luís de Pina Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema - Rua Barata Salgueiro, 39, 14h45.

A apresentação contará com a presença de Catarina Martins, coordenadora da comissão política nacional do Bloco. Inscrições até dia 19 de Junho, com Ismael Varanda, através do telefone 917232699 ou do e-mail irlvaranda@live.com.pt (inscrições são limitadas e obrigatórias). Ver evento de facebook.
Ovar, Restaurante Adega Social - R. Júlio Dinis 12, 20h.

O custo de participação no Quiz é de 1 euro por pessoa (que reverterá integralmente a favor da Sociedade Portuguesa para a Educação Humanitária. Inscrições moblisboa@gmail.com Ver evento de facebook.
Lisboa, espaço associativo MOB - Rua dos Anjos 12F, 21h30.

Curtas em competição: "Mirrors" - de Sara Eustáquio, "Jigging" - Ramón de los Santos. Curta-metragem convidada: "The Fourth Kingdom" - Adán Aliaga e Àlex Lora (Mailuki Films). Ver evento de facebook.
Viseu, Carmo'81 - Rua do Carmo 81, 22h.