O direito a uma Vida Independente é essencial para garantir às pessoas com deficiência a sua autonomia e romper com a lógica institucionalizadora e assistencialista patente na atual legislação. Dossier organizado por Pedro Ferreira.

Neste dossier, o deputado bloquista Jorge Falcato afirma que é urgente integrar as pessoas com deficiência na comunidade. Eduardo Jorge escreve sobre promessas não cumpridas e um tetraplégico, que optou por manter o anonimato, descreve os obstáculos que tem de vencer no dia a dia e pergunta se não tem direito a viver na sua própria casa. Publicamos ainda uma cronologia sobre os passos mais significativos no processo de reconhecimento do direito à Vida Independente em Portugal, uma entrevista à secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, e depoimentos de três pessoas que querem ser olhadas enquanto cidadãs de pleno direito.

Ler Mais
 

Privatizar o património é “matar a galinha dos ovos de ouro do turismo”

25 de Julho 2017

Em visita ao Convento de Cristo, Catarina Martins considerou que “o desafio para o próximo orçamento de estado é reforçar o orçamento para a Cultura” e, simultaneamente, “dar aos monumentos a autonomia necessária para gerirem o seu orçamento e o seu quotidiano". 

Portugal e o Ambiente como questão-chave do futuro

Num território tão vulnerável como o português, as maiores empresas pesam como uma âncora para evitar preparar um futuro no novo clima.

Rui Moreira "usurpou" os poderes da Assembleia Municipal. Foto de Estela Silva/Lusa.
Política

Bloco requer nulidade do acordo de Rui Moreira com a Selminho

25 de Julho 2017

Em 2014, Rui Moreira estabeleceu um acordo com a empresa da sua família onde obriga a Câmara a permitir construção (que o PDM de 2006 impede) sob pena de indemnização à Selminho. 

CGD: Bloco apela para que aumentos nas comissões seja travado
Política

CGD: Bloco apela para que aumentos nas comissões sejam travados

25 de Julho 2017

“Apelamos para que estes aumentos sejam travados, em particular, os que atingem as pessoas que, não tendo 65 anos, têm reformas até 835 euros", disse Mariana Mortágua, em conferência de imprensa. 

 Para José Soeiro, esta “dupla ilegalidade é um exemplo inaceitável e representativo do que está a acontecer na PT-Altice, que se tornou num balão de ensaio para as piores práticas laborais”. Foto de Mário Cruz/ Lusa.
Política

Técnico da PT reintegrado há sete meses ainda só recebeu um salário

25 de Julho 2017

O trabalhador foi vítima de um despedimento ilícito e, após a reintegração, a PT decidiu cativar-lhe os salários, a propósito de uma suposta dívida, quando a empresa é que deve à Segurança Social. O Bloco vai questionar a ACT e a Segurança Social sobre esta “dupla ilegalidade”.

Para o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos, a fundamentação do acórdão do coletivo de juízes do STA, proferido em 2015, demonstra “os preconceitos” que prevalecem no sistema judiciário português. Foto de www.wikipedia.pt.
Sociedade

Tribunal Europeu dos Direitos Humanos condena Portugal por decisão judicial machista

25 de Julho 2017

Portugal violou a Convenção Europeia dos Direitos Humanos, quando o Supremo Tribunal Administrativo reduziu a indemnização devida a uma mulher, vítima de negligência médica numa cirurgia ginecológica, baseando-se na desconsideração da vida sexual de “uma mulher de 50 anos”.

Opiniões

Chamem-lhe perversidade ou incoerência

Porque diabo hão-de os pensionistas e aposentados pagar o déficit da CGD?

Macron populista pós-moderno

O recém-eleito Presidente francês decidiu apostar numa espécie de recuperação requentada das políticas da «Terceira Via» de Tony Blair e do «Novo Centro» de Gerhard Schroeder.

Comunidade local – política, democracia e inclusão

A democracia não se esgota no modelo da democracia representativa, que apesar da intervenção periódica dos cidadãos está longe de ser plena e satisfatória.

Mais Esquerda

Fórum da Floresta: intervenção de João Bento

19 Julho

Ouça aqui a intervenção de João Bento, professor no Departamento de Ciências Florestais da UTAD, no painel “Como produzir valor e ser sustentável” do Fórum da Floresta organizado pelo Bloco de Esquerda a 8 de julho em Leiria.

Política

Bloco organiza a 25, 26 e 27 de agosto o Fórum Socialismo 2017

13 de Julho 2017

A iniciativa vai realizar-se na Escola Secundária de Camões, em Lisboa.

esquerda.radio

João Lóio n' Os Cantos da Casa

8 Julho

João Lóio ― Basta imaginar, 2017.
Bicho do Mato ― A vingança do Bicho do Mato, 2016.
Paulo de Carvalho ― Até me dava jeito, 1980.
Nuno da Rocha ― Mesmo que faça frio, 2016.
Carina Salvado ― Fado orgânico, 2014.
Edição nº 258, de 8 de julho de 2017

Neste Podcast do Alta Voz, Luís Fazenda lê o conto "À Grande e à Francesa", de Luísa Costa Gomes.

Dossier

Protesto contra o governo de Maduro e repressão da GNB, Caracas, 2017

A Venezuela atravessa uma situação muito complexa, com a sua população sofrendo uma brutal austeridade. Há mais de cem dias que os protestos são diários, tendo já morrido neles quase cem pessoas. Nas próximas semanas os riscos são ainda maiores. Dossier organizado por Carlos Santos.

Agenda

Subscrever Newsletter

 

Em destaque nesta edição do podcast Quatro e Vinte está o debate no parlamento catalão e o recém-publicado relatório do Centro Europeu de Monitorização das Drogas e Toxicodependências.