Bloco quer programa de emergência da Proteção Civil até ao fim do mês

24 de Junho

Catarina Martins pede plano para garantir que a tragédia de Pedrógão Grande não se volta a repetir, alertando ainda que “sem prevenção não há proteção civil que nos valha. E a prevenção implica travar o eucalipto”.

Inverno, o tempo dos vivos

O anterior Governo liberalizou o eucaliptal e o atual não mudou grande coisa. Faltou coragem para enfrentar interesses, lucros e lóbis.

Sociedade

Benavente: Populares prendem touro a poste e ateiam fogo aos seus cornos

9 horas atrás

Milhares de pessoas responderam ao apelo da associação ANIMAL para impedir o espetáculo de “Touros de Fogo” no âmbito da Festa da Amizade, que conta com o apoio da Câmara de Benavente e da GNR. Apesar de proibida, a iniciativa concretizou-se.

Sociedade

Ambientalistas lançam campanha "Autarquias Livres de Petróleo e Gás"

24 de Junho

A campanha junta vários movimentos e organizações nacionais e locais e visa disponibilizar informação sobre a posição das candidaturas autárquicas quanto à exploração de hidrocarbonetos em Portugal.

A história real por trás da crise económica no Qatar

24 de Junho

Depois de prometer lutar até a morte contra o "terror" xiita iraniano, a Arábia Saudita e os seus parceiros mais próximos agora mobilizaram-se para combater o Qatar. Por Robert Fisk, The Independent.

Política

Isabel Pires é a candidata do Bloco à Assembleia Municipal de Lisboa

24 de Junho

Candidatura foi aprovada esta sexta-feira em plenário concelhio, durante o qual foram ainda votados os nomes de todos os cabeças de lista às juntas de freguesia. Ricardo Robles já tinha sido indicado como candidato à Câmara a 13 de fevereiro.

Guarda Nacional (da GNB) a atirar a matar sobre os manifestantes, a foto é da Reuters

Venezuela: Maduro ataca Procuradora e muda comandos militares

22 de Junho

Presidente da Venezuela muda comandos militares, dez dias depois do secretário-geral do Conselho de Defesa da Nação se ter demitido por discordar da convocação da Assembleia Constituinte. Governo e PSUV lançam-se contra Procuradora-Geral por esta defender Constituinte de 99 e Estado de Direito. Maduro, Governo e PSUV agravam conflito político e social. Por Carlos Santos.

Opiniões

Propriedade fundiária e fogos florestais

É tempo de dar uma pedrada no charco e de o Estado e as autarquias locais assumirem o planeamento e, se necessário, a gestão da floresta.

O luto e a luta

Nunca conseguimos trabalhar a propriedade privada da floresta que acaba por nos ser comum em catástrofe, nunca deixámos de ceder aos interesses e ao facilitismo.

Porra de Sísifo

O maior de todos os incêndios na nossa história. Metade da área ardida da UE nos últimos anos. A maior proporção do território dedicada ao eucalipto no mundo. Afinal não há só Eurovisão e futebol em Portugal, afinal não crescemos vinte centímetros.

esquerda.radio

Ronda dos Quatro Caminhos n'Os Cantos da Casa

23 Junho

Ronda dos Quatro Caminhos ― Sopas do Espírito Santo, 2017.
Ricardo Gama & João Correia ― A vida, a alma e a viagem, 2016.
Fernando Tordo ― Cantigas cruzadas, 1980.
Nuno da  Rocha ― Mesmo que faça frio, 2016.
Príncipe ― Príncipe, 2016.

Edição nº 257, de 23 de Junho de 2017

Quatro e Vinte

Regulação dos clubes sociais de canábis em debate na Catalunha

20 Junho

Em destaque nesta edição do podcast Quatro e Vinte está o debate no parlamento catalão e o recém-publicado relatório do Centro Europeu de Monitorização das Drogas e Toxicodependências.

Braço de criança a ser vacinado
Sociedade

"O movimento antivacinas pensa que as pessoas são deuses, que estão acima das doenças"

18 de Junho

Entrevista ao pediatra Mário Cordeiro sobre o recente surto de sarampo, a diminuição da taxa de vacinação dos jovens em Portugal, as suas consequências e por que razão o movimento antivacinas tem vindo a crescer. Por Joana Campos.

Torre Grenfell

Tragédia da Torre Grenfell mostra falhas da agenda de reabilitação

17 de Junho

Na sequência desta catástrofe, os líderes políticos e da comunidade têm de trabalhar para reequilibrar a balança do poder no sentido dos moradores, afastando-a dos interesses dos promotores privados. Artigo de Joseph Downing, em The Conversation.

Que soluções para quem quer viver em Lisboa? | ESQUERDA.NET

entrevistas

Ricardo Robles, candidato do Bloco à Câmara Municipal de Lisboa, explica neste vídeo o problema e as soluções para a habitação em Lisboa.

Neste podcast do Alta Voz, Tiago Gillot lê o artigo "Quem foi Champalimaud?", de Jorge Costa.

Neste podcast, descobre como deves submeter a tua candidatura ao Programa de Regularização dos Precários do Estado. O processo está em curso até ao final de junho.

Subscrever Newsletter

25 Junho

Ver evento de facebook e mais informações.
Idanha-a-Nova, Salvaterra do Extremo, dentro do Parque Natural do Tejo Internacional.

Com Paulo Sousa (candidato à CM de Odivelas) e Gonçalo Monteiro (candidato à Assembleia de Freguesia da União das Freguesias da Pontinha e Famões). Ver cartaz.
Odivelas - Pontinha, em frente ao Quartel da GNR, na Pontinha, 10h30.

Com Fabian Figueiredo, candidato à Câmara Municipal de Loures, e Carlos Coelho, cabeça de lista à União das Freguesias de Santo Antão e São Julião do Tojal. Ver evento de facebook.
Loures - Santo Antão do Tojal, Jardim de Santo Antão do Tojal (Junto à Escola), 11h.

Com Paulo Sousa (candidato à CM de Odivelas) e Luís Miguel Santos (candidato à Assembleia de Freguesia da União das Freguesias da Ramada e Caneças). Ver cartaz.
Odivelas – Caneças, Rua da Fonte das Piçarras em Caneças, 12h.

Organização: Peniche Livre de Petróleo. Ver evento de facebook.
Peniche, praia do Baleal, das 14h30 às 19h00.

Com Paulo Sousa (candidato à CM de Odivelas) e Paulo Gonçalves (candidato à Assembleia de Freguesia de Odivelas). Ver cartaz.
Odivelas, junto à entrada do Mosteiro de São Dinis, em Odivelas, 15h.

Com Paulo Sousa (candidato à CM de Odivelas) e Andreia Meijinhos (candidata à Assembleia de Freguesia da União das Freguesias da Póvoa de Santo Adrião e Olival Basto). Ver cartaz.
Odivelas – Póvoa de Santo Adrião, em frente ao Auditório Municipal, na Póvoa de Santo Adrião, 16h30.

Com João Teixeira Lopes e Cláudia Rodrigues. Livro editado pela Cultra e pela Deriva Editores na coleção "Cadernos Desobedientes". Ver convite.
Porto, Gato Vadio – Rua do Rosário, 281, 17h.

Com Cecília Lopes, José Coelho, Pedro Mourisco e António Ricardo. Ver cartaz.
Ponte de Sor, Longomel – ACRCV – Associação Comunitária Recreativa e Cultural Vardoarquense, 17h30.

Com António Lima, Paula Nogueira e Maria Sameiro. Ver cartaz.
Braga, Largo das Carvalheiras, 19h30.