O Fórum Socialismo tem início na próxima sexta-feira, 25 de agosto, às 21.30h com o debate “As Tarefas da Esquerda na era de Trump”. No debate, participarão Winnie Wong (ativista e cofundadora do movimento "People for Bernie"), Luís Fazenda e Marisa Matias.

Neste dossier, apresentamos 20 textos de introdução a diversos painéis e debates, que decorrerão ao longo dos dias de sábado (26 de agosto) e domingo (27 de agosto).

O fórum (ver programa) será na Escola Secundária de Camões, em Lisboa e terá a sua sessão de encerramento no domingo às 16 horas, com as intervenções de Catarina Martins e Ricardo Robles, candidato do Bloco de Esquerda à Câmara de Lisboa.

Textos a que pode aceder, clicando no título/link:

Ler Mais
 

Porto Editora vai retirar cadernos que “acentuam estereótipos de género”

23 de Agosto 2017

A Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género recomendou e a Porto Editora aceitou suspender a venda dos polémicos cadernos de atividades para crianças.

Que futuro para o legado de "Zédu"?

Que Luanda albergará um novo presidente, não há dúvidas. Que a oligarquia do MPLA, que tem saqueado o país sob o comando da família dos Santos, deixará de controlar os seus destinos, isso é outra história.

Internacional

GUE/NGL: Interpol não pode estar ao serviço da "caça às bruxas" de Erdogan

23 de Agosto 2017

O grupo parlamentar europeu que integra o Bloco de Esquerda e o PCP diz que a UE será cúmplice da “caça às bruxas” do regime turco, caso a Espanha decida extraditar um jornalista e um escritor de origem turca.

Internacional

As propostas de Varoufakis que levaram à derrota

23 de Agosto 2017

Contrariamente à convicção de Varoufakis, uma leitura atenta do seu livro leva à conclusão de que ele contribuiu para a derrota do povo grego. Artigo de Eric Toussaint (1ª parte).

Breves

Chile: Tribunal dá luz verde à despenalização do aborto

23 de Agosto 2017
Com uma votação de seis juízes contra quatro, o Tribunal Constitucional chileno recusou esta semana os recursos interpostos pela oposição contra a lei para despenalizar o aborto até às 12 semanas em caso de risco de morte da mulher, inviabilidade do feto e violação.
Ambiente

Estado continua a dificultar acesso à informação ambiental

23 de Agosto 2017

A lei existe há um ano mas os organismos públicos continuam a tentar “protelar ou impedir o acesso a dados e informações sobre ambiente”, denuncia a associação Zero.

As autarquias podem ter um importante papel na eliminação das barreiras promovendo, na prática, a inclusão das pessoas com deficiência no respeito pelos seus direitos
Política

Autarquias e inclusão das pessoas com deficiência

16 de Agosto 2017

As autarquias podem ter um importante papel na eliminação das barreiras promovendo, na prática, a inclusão das pessoas com deficiência no respeito pelos seus direitos. Por Jorge Falcato

Opiniões

Venezuela: Maduro num país sem estatísticas

Para disfarçar a concentração de poderes, criou uma “Constituinte”; para mascarar a tragédia social, deixou de publicar estatísticas.

Nem piratas, nem princesas. Libertem as crianças!

Como é possível uma publicação com fins pedagógicos/didáticos, pensada para um público-alvo na faixa etária dos 4 aos 6 anos de idade, ser tão má?

Leite e a Reforma da PAC – É preciso um novo rumo

Essa ajuda deverá passar por fortes apoios à transformação nas pequenas unidades e na organização da venda o mais perto possível dos consumidores.

A onda de repúdio que se instalou internacionalmente em solidariedade aos presos políticos do “Processo 15+Duas” não serviu para dissuadir o regime ditatorial de suas práticas repressivas
Artigos dossier

A violência institucional em Angola

23 de Agosto 2017

O governo angolano tem coleccionado muitas mortes ao longo do seu reinado de podridão. Artigo de Sedrick de Carvalho, que participará no Debate “Repressão em Angola”, com Jorge Silva, no Fórum Socialismo 2017.

Bashiqa, 15 novembro 2016 - Foto de José Manuel Rosendo
Blogosfera

Outono quente no Curdistão

14 de Agosto 2017

“Quer um Curdistão independente?”, é a pergunta a que os curdos vão responder em referendo no próximo dia 25 de Setembro. É pelo menos o que está anunciado, mas já lá vamos. Artigo de José Manuel Rosendo, publicado em meu Mundo, minha Aldeia

esquerda.radio

Miguel Araújo n' Os Cantos da casa

12 Agosto

Miguel Araújo ― Giesta, 2017.
Há Lobos Sem Ser na Serra ― Cantares do Sul e da utopia, 2016.
Amália Rodrigues ― Gostava de ser quem era, 1980.
Miguel Ângelo ― A vida de X, 2016.
Pedro Barroso ― Artes do futuro, 2017.
Edição nº 260, de 12 de agosto de 2017

Filomena Marona Beja - Foto de André Beja
Entrevista

Filomena Marona Beja: “Há uma descompressão política e social no país”

7 de Agosto 2017

A escritora Filomena Marona Beja afirma, em entrevista ao esquerda.net, que a atual solução governativa “dá esperança aos portugueses” e que é preciso combater a ideia que os partidos são todos iguais. Por Pedro Ferreira

Não ao Furo! Sim ao Futuro – No to oil drilling in Portugal!

visto na net

“Cerca de 1000 pessoas de 40 países diferentes formaram uma enorme mensagem humana na praia de Odeceixe para impedir a exploração de petróleo na costa Portuguesa”.

Ouça aqui a intervenção de Jacinta Bugalhão, arqueóloga da Direção-Geral do Património Cultural, no colóquio sobre Políticas Públicas do Património Cultural organizado pelo Bloco de Esquerda a 7 de julho de 2017.

Neste Podcast do Alta Voz, André Soares lê o conto "Belfagor - uma novela agradabilíssima" de Nicolau Maquiavel.

Dossier

Protesto contra o governo de Maduro e repressão da GNB, Caracas, 2017

A Venezuela atravessa uma situação muito complexa, com a sua população sofrendo uma brutal austeridade. Há mais de cem dias que os protestos são diários, tendo já morrido neles quase cem pessoas. Nas próximas semanas os riscos são ainda maiores. Dossier organizado por Carlos Santos.

Agenda

24 Agosto

Os candidatos à Junta de Freguesia de Carnide, pelo Bloco de Esquerda, convidam todos os carnidenses para 2 dedos de conversa + 1 café. Também oferecemos umas bolachinhas. O Programa de Candidatura a apresentar ao eleitorado de Carnide será complementado com as sugestões que todos entendam apresentar nestas conversas que irão decorrer em vários locais da freguesia. Ver evento de facebook.
Lisboa - Carnide, Bº Padre Cruz, junto ao mercado, 18h30 às 20h.

Com Catarina Martins (coordenadora nacional do Bloco de Esquerda). Ver cartaz.
Alter do Chão, Largo Dr. Barreto Caldeira, 18h30.

Com Catarina Martins (coordenadora nacional do Bloco de Esquerda) e António Ricardo, Pedro Mourisco, Rui Jorge Sousa e José Coelho. Ver cartaz.
Ponte de Sor, zona ribeirinha – junto às piscinas, 21h.

Subscrever Newsletter

 

Em destaque nesta edição do podcast Quatro e Vinte está o debate no parlamento catalão e o recém-publicado relatório do Centro Europeu de Monitorização das Drogas e Toxicodependências.