Pelo segundo ano no Cinema Batalha, o Desobedoc 2017 apresentará quarenta filmes, dos quais treze portugueses, que abordarão quatro temas: Direito à Cidade; tributo a Ken Loach; 100 anos da Revolução Russa; Trabalho e precariedade. Dossiê organizado por Tiago Ivo Cruz.

Neste dossier, apresentamos o programa para os quatro dias de festival, artigos Maria Manuel Rola e João Semedo, bem como textos de Jorge Campos sobre a história do cinema no Porto no século passado, do cineasta Paz dos Reis à Invicta Filmes. Olhamos para a história do cineclubismo e João Semedo escreve sobre o regresso do cinema Batalha

Ler Mais
 

“A UE é uma política neoliberal que mata as nossas democracias”

18 horas 26 minutos atrás

Catarina Martins participou este sábado num comício em Madrid com Pablo Iglesias, Owen Jones e outras figuras da esquerda europeia. Veja aqui o vídeo da intervenção.

Internacional

Arábia Saudita eleita para Comissão dos Direitos das Mulheres da ONU

23 minutos atrás

A ONG UN Watch denunciou a escolha do “regime mais misógino do mundo” para o organismo das Nações Unidas que tem por objetivo promover a igualdade de género e os direitos das mulheres.

Política

Ferreira dos Santos apresentou candidatura à Câmara de Matosinhos

1 hora atrás

No lançamento público da candidatura do Bloco de Esquerda, Ferreira dos Santos defendeu mais transparência e participação. Ernesto Magalhães encabeça a lista à Assembleia Municipal.

Sociedade

Mulheres de Abril: Testemunho de Margarida Tengarrinha

1 hora atrás

Tinha acabado de fazer 17 anos quando participei na primeira manifestação política. Foi no dia 8 de Maio de 1945, o dia do armistício. Já existia entre nós a noção do que foi a guerra, do que foi o nazifascismo, da aliança do Salazar com o Mussolini e o Hitler. Para mim isso era muito claro. Que não existia, de maneira nenhuma, isenção da parte do Salazar. Por Margarida Tengarrinha.

Cultura

Em que pensava Lenine?

2 horas atrás

Em que pensava Vladimir Lenine na longa viagem para a Estação Finlândia em Petrogrado, em 1917? Artigo de Tariq Ali.

Entrevista

Mulheres de Abril: Testemunho de Helena Neves

20 de Abril

Recupero a liberdade com a liberdade do nosso país graças ao Movimento das Forças Armadas na Revolução de Abril. E sempre me faltarão as palavras para dizer esta emoção de saborear um sonho há muito sonhado, de encetar o resto da minha vida num país liberto da cinza dos dias oprimidos. Por Helena Neves.

Opiniões

Combater flagelo da violência doméstica

A violência doméstica, contrariando a tendência geral de diminuição da criminalidade, não pára de aumentar.

Cantinas mais verdes

Se houver vontade política, os açorianos/as poderão ter acesso a uma opção vegetariana nas cantinas públicas ou financiadas por fundos públicos.

A quem interessam estas manobras

O que não está bem são os métodos utilizados por algumas empresas, da área de estudos de opinião, métodos que roçam o arbítrio absoluto, a falta de profissionalismo e ataques muito sérios à privacidade dos eleitores/as.

esquerda.radio

Luis Severo n' Os Cantos da Casa

20 Abril

Aníbal Raposo ― Mar de Capelo, 2017.A. P. Braga ― Lisboa 2017, 2017.Afonso Dias ― O que vale a pena, 1980.Ogaitu ― Ogaitu instrumental, 2017.

Luís Severo ― Luís Severo, 2017.

http://www.esquerda.net/sites/default/files/cc253.mp3

Edição nº 253, de 21 de abril de 2017

Quatro e Vinte

Legalização da canábis no Canadá e "Fumício pela Liberdade" na FCSH

20 Abril

Nesta edição, o Quatro e Vinte destaca os detalhes da proposta de legalização apresentada pelo governo canadiano.

Alta Voz

"Sorte", de Mark Twain

17 Abril

O conto "Sorte", de Mark Twain, lido por Luís Branco nesta quinta edição do Alta Voz.

Artigos dossier

Quem são os maiores devedores do Novo Banco?

7 de Abril

Veja aqui a apresentação interativa do top 20 dos devedores do BES no momento da passagem para o Novo Banco, no valor conjunto de 6.600 milhões de euros.

Dossier

O Banco de Portugal anunciou a venda de 75% do Novo Banco ao fundo abutre Lone Star. Dos 4900 milhões injetados direta e indiretamente pelos contribuintes, através de empréstimos ao fundo de resolução, nem um cêntimo será recuperado neste negócio. E o Estado ainda pode ser chamado a pagar mais por um banco que deixa de lhe pertencer. Dossier organizado por Luís Branco.

Ouve aqui a reportagem feita pelo Mais Esquerda sobre a poluição na Ribeira dos Milagres.

Agenda

23 Abril

Com Catarina Martins e música de abril com Emanuela Furtado, Orlando Almeida e Domingos Ramalho. Inscrições: 918744342 (Alcindo Norte) e 962997680 (Nuno Viana). Ver cartaz.
Olhão, Restaurante Bom D+, Bairro 11 de Março, 12h30.

Com a orientação de Cátia Salgueiro e outras. Mais informações.
Lisboa, Casa da Achada, 15h às 18h.

 

Subscrever Newsletter