Há 40 anos, Agostinho Neto, vencedor da disputa entre duas alas do MPLA, deu luz verde a uma chacina que terá chegado às 30 mil vítimas. Este dossier ouve sobreviventes, relembra os acontecimentos, apresenta documentos praticamente inéditos, discute a urgência de resolver uma grave questão de direitos humanos. Dossier coordenado por Luis Leiria.

Começamos com um perfil de Sita Valles, jovem militante do PCP que voltou para Angola em 1975 e foi fuzilada aos 25 anos, em 77; publicamos uma entrevista com a historiadora Dalila Mateus. Domingos Lopes, ex-responsável pelas relações com Angola do PCP, escreve que "o respeito pelos mortos é o mínimo que se pode pedir ao Estado angolano". Entre as vítimas estão os 3 músicos mais populares. E dois documentos do arquivo de Cuba trazem nova luz às intepretações do evento. Uma cronologia e o perfil dos protagonistas ajuda a compreender os factos. E um sobrevivente está  prestes a lançar um novo livro sobre o tema.

"Este é o tempo de valorizar quem vive do seu trabalho"

23 de Maio

Catarina Martins no debate com o primeiro-ministro sublinhou que o país mudou com o “acordo para parar o empobrecimento”. A coordenadora bloquista falou também sobre a regularização dos professores contratados, dos despedimentos na PT e na Efacec e da central nuclear de Almaraz.

Tea Consent

visto na net
Política

"Medina faz outsourcing de precariedade”, diz Ricardo Robles

23 de Maio

No debate na Assembleia Municipal de Lisboa, Ricardo Roles denunciou falsos recibos verdes há oito anos em funções permanentes no Cinema São Jorge.  O executivo municipal defendeu que "na EGEAC não há qualquer precariedade".

Sociedade

62% dos trabalhadores até 24 anos são precários

23 de Maio

No final do primeiro trimestre deste ano, dos 817 mil contratos a termo, 163,7 mil eram com pessoas entre os 15 e os 24 anos.

Robô de destruição de bomba do Royal Logistic Corps (RLC) é descarregado junto ao Manchester Arena. Atentado no concerto de Ariana Grande em Manchester provocou, pelo menos, 22 mortos – Foto de Nigel Roddis/Epa/Lusa

Pelo menos 22 pessoas morreram no atentado em Manchester

23 de Maio

22 pessoas morreram e 59 ficaram feridas, pelo menos, no atentado em Manchester, durante o concerto de Ariana Grande. Daesh reivindicou autoria. Notícia em atualização

Manifestação "Fora Temer". Os movimentos democráticos "precisam ocupar os espaços imediatamente", diz Boulos

Brasil: "A gravidade da crise não admite arranjos", afirma Guilherme Boulos

23 de Maio

Em entrevista à Carta Capital, o líder do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto afirma também que os movimentos sociais precisam ocupar as ruas e exigir eleições diretas.

Foto Shealah Craighead/Casa Branca/Flickr

100 dias de Trump e o imperialismo espectáculo

21 de Maio

Ao final de mais de três meses de mandato, o multimilionário eleito presidente dos Estados Unidos apresenta uma política errática e inadaptada à histórica política imperialista seguida pelo país desde o século XIX. Artigo de João Camargo.

Opiniões

Em Lisboa, os precários não podem ficar para trás

Queremos uma autarquia com precariedade zero, integrando os precários e considerando na escolha dos fornecedores as práticas laborais destes.

Jornalismo ou transgressão?

Não se admite que um suposto órgão de comunicação social desrespeite o verdadeiro jornalismo com o único objetivo de aumentar as suas audiências.

A escolha do PSD

PSD opta por apresentar uma iniciativa que não é mais do que ajoelhar-se perante os EUA e a NATO, sem que fizesse qualquer referência ao problema ambiental que afeta a ilha Terceira.

esquerda.radio

Né Ladeiras n' Os Cantos da Casa

20 Maio

Né Ladeiras ― Outras vidas, 2017.
Carlos Martins ― Carlos Martins, 2016.
José Barata Moura ― A rumba da bomba, 1980.
Ogaitu ― Ogaitu instrumental, 2017.
Joana Barra Vaz ― Mergulho em Loba, 2016.
Edição nº 255, de 20 de maio de 2017

Perry Anderson: Agitação anti-sistema na Europa e nos EUA

20 de Maio

A bandeira europeia perdeu o brilho, de tal forma as políticas da União se revelaram desastrosas. Por toda a parte surgiram movimentos anti-sistema. Em alguns países eles situam-se claramente à esquerda. Mas muitos deles fazem da xenofobia a sua aposta. Artigo de Perry Anderson.

Entrevista

Mulheres de Abril: Testemunho de Domicília Costa

18 de Maio

Em Fevereiro de 1953, dias após ter completado 7 anos, e meses depois de ter entrado para a escola, o meu pai despediu-se da fábrica onde trabalhava desde os 17 anos e fomos morar para Lisboa. Iniciávamos a preparação para a clandestinidade. Por Domicília Costa.

Alta Voz

Cortázar, o mestre do Fantástico - Podcast

23 Maio

Pedro Carreira lê "Cortázar, o mestre do Fantástico", um artigo de Luís Leiria.

O Quatro e Vinte falou com o deputado Moisés Ferreira na Marcha Global da Marijuana de Lisboa. Esta edição inclui notícias sobre a atualidade canábica no Chile, Brasil, Reino Unido e EUA.

Subscrever Newsletter

Sociedade

PREVPAP: O que devem fazer os professores contratados

17 de Maio

A Fenprof criou um requerimento para os professores precários possam enviar ao Ministro da Educação a insistir na sua inclusão no PREVPAP

Dossier organizado por Pedro Ferreira.

Podcast da entrevista de José Gusmão ao economista Ricardo Cabral sobre a política de provisões do Banco de Portugal.

24 Maio

Ver evento de facebook.
Porto, Avenida dos Aliados, 18h.

Com Conceição Coelho (familiar de desaparecido), Edgar Dias Valles (familiar de desaparecido) e José da Cunha Reis, sobrevivente. Moderação: João Vasconcelos, deputado do Bloco de Esquerda. Ver cartaz.
Lisboa, Assembleia da República, 18h30.

Com a participação do deputado Heitor de Sousa. Caso pretendas jantar connosco deves inscrever-te até dia 23, enviando email com o teu nome e contacto telefónico para:
blocodistrital.leiria@gmail.com. Ver evento de facebook.
Nazaré, Restaurante Casa dos Becos - Largo da Independência 6, 18h30.

Organização: Marcha Contra a Homofobia e Transfobia ~ Coimbra. Ver evento de facebook.
Coimbra, Aqui Base Tango - Rua Venâncio Rodrigues, n 8, 23h57.