“Rui Rio é a voz da direita dos negócios que quer voltar ao bloco central”

2 horas 12 minutos atrás

Catarina Martins acusou Rui Rio de querer “voltar ao bloco central, ao monopólio do negócio, que faz com que o poder político vergue sempre face ao poder económico” e afirmou que “a floresta é um combate político, dos mais duros que existem”.

Maria de Lourdes Pintasilgo

Para ela, a política nunca foi uma arte do possível que seja perpetuação do que está, mas sim transformação social a partir da realidade inteira.

Internacional

Turquia ataca província curda na Síria

24 minutos atrás

O exército turco atravessou a fronteira síria para atacar a província de Afrin, controlada pelas forças curdas que derrotaram o Estado Islâmico e criaram formas de auto-governo democrático nas cidades libertadas.

Pela terceira vez, o consórcio Eni/Galp consegue prolongar a concessão para fazer furos na Costa Alentejana
Ambiente

Governo autoriza prolongamento de prospeção de petróleo ao largo da Costa Vicentina

12 horas atrás

Pela terceira vez, o consórcio Eni/Galp consegue prolongar a concessão para fazer furos na Costa Vicentina. Este prolongamento é por mais um ano. O consórcio obtém agora o que não conseguiu em 2016, quando pediu o prolongamento por dois anos.

Breves

Colômbia quer acabar com as touradas

5 horas atrás
O governo da Colômbia cancelou as touradas no país e pediu ao parlamento que debata um projeto para acabar com as corridas de touros. O ministério do Interior colombiano afirma que "tudo indica que a festa brava se está a extinguir por decisões judiciais e por uma mudança da cultura urbana".
A Escola Básica Major David Neto constituiu uma turma “onde colocou todas as crianças de etnia Cigana, crianças com deficiências e crianças de 'raça negra' e de 'raça branca' ( estas últimas apenas as que são transferidas de outras escolas)” - Foto esquerda.net
Sociedade

Pais acusam escola em Portimão de racismo e discriminação

5 horas atrás

A Associação SOS Racismo divulgou denúncias de um grupo de pais e mães de alunos e alunas da Escola Básica Major David Neto em Portimão, que são vítimas de maus-tratos, racismo, xenofobia e discriminação.

Opiniões

Maria de Lourdes Pintasilgo

Para ela, a política nunca foi uma arte do possível que seja perpetuação do que está, mas sim transformação social a partir da realidade inteira.

O preconceito faz mal à saúde

Quem precisa de aceder à canábis para uso terapêutico, ou quem acompanha a situação, conhece a revolta de saber que há um tratamento mais indicado que, por ignorância e preconceito, não está legalmente disponível.

A lenta agonia dos Palestinianos

Faz alguma confusão a quase cegueira (ingénua ou consciente) de tantos analistas sobre a estratégia, há tantos anos perseguida e com grande eficácia pelo Estado de Israel.

Quatro e Vinte

Canábis medicinal e autocultivo: onde é legal?

20 Janeiro

Nesta edição em que assinala o primeiro aniversário, o podcast Quatro e Vinte passa em revista o debate parlamentar da legalização do uso terapêutico da canábis e apresenta os estados que legalizaram o autocultivo para esse fim.

esquerda.radio

Ana Lains n' Os Cantos da Casa

10 Janeiro

Ana Laíns ‎― Portucalis, 2017. Chico Gouveia Moda velha, 2017. José AfonsoFados de Coimbra e outras canções, 1981. Carlos SeixasHomage to the old master, 2012. Chão da FeiraDas tripas coração, 2015. Edição nº 270, de 10 de janeiro de 2018

"O SNS atravessa uma profunda crise que vai agravar-se se nada for feito, entretanto, em sua defesa", alerta João Semedo - Foto de Paulete Matos
Sociedade

“Precisamos de uma nova lei que blinde o SNS e o proteja da predação privada”

4 de Janeiro 2018

Em entrevista ao esquerda.net, João Semedo afirma também que “os portugueses sabem bem que, sem SNS, a sua vida seria bem pior, sobretudo nos momentos mais difíceis”. No próximo sábado, o livro “Salvar o SNS – Uma nova Lei de Bases da Saúde para defender a Democracia”, de António Arnaut e João Semedo, será apresentado em Coimbra.

Foto de Monique Jacques
Artigos Especiais

Mulheres Fotógrafas na Palestina | Ciclo Completo

9 de Janeiro 2018

Neste primeiro ciclo do tema arte&resistência, a fotografia e a Palestina são o pretexto para dar a conhecer cinco mulheres artistas, cuja obra é exemplo de uma conciliação emancipatória: a que reúne o poder da imagem e a experiência de um corpo que resiste num território ocupado. Por Sofia Roque. (Foto de capa: Monique Jacques)

Mais Esquerda

Moisés Ferreira na audição sobre legalização do uso terapêutico da canábis

17 Janeiro

Intervenção de Moisés Ferreira na audição pública promovida pelo Bloco sobre legalização do uso terapêutico da canábis a 11 de dezembro de 2017.

Alta Voz

"O sinaleiro" de Charles Dickens

18 Setembro

Neste Podcast do Alta Voz, André Soares lê o conto "O sinaleiro" de Charles Dickens. O conto foi retirado do livro Os Contos Fantásticos do Século XIX, organização de Italo Calvino, Companhia das Letras, São Paulo. Título Original: "The Signal Man", 1986. Tradução de Ricardo Lísias.

Sérgio Godinho - Noite E Dia (videoLETRA)

visto na net

A 2 de fevereiro às 18.30h, Sérgio Godinho dará um concerto gratuito à porta dos Armazéns do Chiado. Na passada quinta-feira, foi conhecido o tema “Noite e Dia” do seu novo disco, “Nação Valente”.

Sociedade

EDP decide deixar de pagar imposto

6 de Janeiro 2018

A empresa anunciou que não pretende pagar os 69 milhões de euros devidos em 2017 pela contribuição extraordinária sobre a energia.

Dossier

No passado dia 3 de dezembro, o Bloco promoveu o “Encontro Nacional do Ensino Superior e da Ciência - Em Defesa do Conhecimento”. Em discussão estiveram temas centrais para construir uma alternativa à lógica que impera hoje e governa o setor como se de um mercado se tratasse. Neste dossier, publicamos algumas das apresentações deste encontro.

Agenda

21 Janeiro

A exposição é resultado de um projeto de investigação do IHC da FCSH, apoiado pela fundação alemã EVZ, pelo Goethe-Institut e pela Associação CIVICA (França). O projeto é dirigido pelo historiador Fernando Rosas que coordena uma equipa de investigadores de vários países europeus. Mais informações.
Lisboa, Centro de Congressos e Reuniões | Piso 1 do Centro Cultural de Belém.

Ver cartaz.
Viseu, Biblioteca Municipal de Viseu.

Exposição temporária: Alípio de Freitas – muitas vidas numa só
Realização da Associação José Afonso.
Lisboa, Espaço de Exposições Temporárias do Museu do Aljube – antigo parlatório da cadeia.

Jornadas pela Vida e Contra o Nuclear
Organização: Gazeta das Caldas, Movimento Ibérico Anti-Nuclear e Centro de Estudos e Defesa do Património da Região de Peniche. Ver cartaz/programa.
Ferrel/Peniche, a partir das 9h.

10h – Encontro na Feira Velha
10h30 – Visita à agrosilvopastoril da Quinta do Confurco
14h30 - Sessão sobre políticas agroflorestais
17h – Sessão de encerramento com Catarina Martins
Ver cartaz.
Fafe, Biblioteca Municipal de Fafe – sala polivalente.

Começamos pela descoberta livre da Biblioteca Pública da Casa da Achada e cada um escolhe um livro para levar para casa. A partir daí, em cada domingo, tudo pode acontecer com os livros e os leitores. Com Ariana Furtado.
Lisboa, Casa da Achada, 11h.

Com Serena Cacchioli e outros/as tradutores/as literários.
Lisboa, Casa da Achada, das 15h30 às 17h30.

Subscrever Newsletter