Brasil: Temer é acusado de corrupção pelo Procurador-Geral

6 horas 4 minutos atrás

É o primeiro presidente a ser denunciado ao Supremo Tribunal Federal durante o mandato. Procurador diz que Temer e ex-deputado “desvirtuaram as funções públicas que exercem” para atender “interesses escusos”. Denúncia tem como base a delação da multinacional JBS. Por Luis Leiria, no Rio de Janeiro.

Ação promovida pelo Bloco de Esquerda em Lourosa, há cinco anos - em maio de 2012, de protesto contra a realização de uma tourada, então com o apoio da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira
Política

Santa Maria da Feira declara-se município livre de touradas

3 horas 56 minutos atrás

Por proposta do Bloco de Esquerda, a Assembleia Municipal aprovou por unanimidade que o concelho de Santa Maria da Feira se declare como um “município livre de touradas”.

A Comissão Europeia (CE) multou a Google em 2.420 milhões de euros
Internacional

UE impõe multa recorde à Google

3 horas atrás

A Comissão Europeia (CE) multou a Google em 2.420 milhões de euros por violação das normas de concorrência e favorecimento do seu mecanismo de comparação de preços”Google shopping”, no motor de busca. Trata-se da mais elevada multa aplicada pela União Europeia (UE).

Política

Ismael Varanda é o candidato do Bloco à Câmara de Ovar

4 horas atrás

Na apresentação da candidatura, Ismael Varanda garantiu que lutará “pela transparência e na defesa do bem comum”. O cabeça de lista à Assembleia Municipal é o biólogo Eduardo Ferreira.

relógios
Sociedade

Precários do Estado: prazo de entrega de requerimentos termina sexta-feira

26 de Junho

A entrega das candidaturas ao programa de regularização extraordinária dos vínculos precários na Administração Pública (PREVPAP) termina a 30 de junho.

Catarina Martins com Andrej Kowalski e Manuel Azenha.
Política

“Não podemos adiar mais os passos que são essenciais"

26 de Junho

Na apresentação da candidatura autárquica do Bloco em Leiria, Catarina Martins abordou os projetos do Bloco para a reforma florestal, apresentados em março, e que devem avançar ainda nesta sessão legislativa.

Guarda Nacional (da GNB) a atirar a matar sobre os manifestantes, a foto é da Reuters
Internacional

Venezuela: Maduro ataca Procuradora e muda comandos militares

22 de Junho

Presidente da Venezuela muda comandos militares, dez dias depois do secretário-geral do Conselho de Defesa da Nação se ter demitido por discordar da convocação da Assembleia Constituinte. Governo e PSUV lançam-se contra Procuradora-Geral por esta defender Constituinte de 99 e Estado de Direito. Maduro, Governo e PSUV agravam conflito político e social. Por Carlos Santos.

Opiniões

Silêncio que se vai falar de precariedade

O novo regulamento da Caixa de Previdência dos Advogados e Solicitadores (CPAS), que fixa o essencial do seu regime contributivo, constitui uma barreira mais para o acesso e até para a manutenção nestas duas profissões.

A agenda do rescaldo

Estamos em rescaldo do incêndio, depois de 64 mortos e muitos feridos, 150 famílias desalojadas e 46 mil hectares ardidos. O drama é demasiado e não se pode fechar os olhos. Já chegou a hora da política.

Agora a sério

Sobre o incêndio de Pedrógão já foi quase tudo dito, mas há ainda factos muito importantes a apurar sobre a resposta das autoridades, por via de um inquérito feito com rigor. E há o futuro. Aí, está tudo por fazer.

esquerda.radio

Ronda dos Quatro Caminhos n'Os Cantos da Casa

23 Junho

Ronda dos Quatro Caminhos ― Sopas do Espírito Santo, 2017.
Ricardo Gama & João Correia ― A vida, a alma e a viagem, 2016.
Fernando Tordo ― Cantigas cruzadas, 1980.
Nuno da  Rocha ― Mesmo que faça frio, 2016.
Príncipe ― Príncipe, 2016.

Edição nº 257, de 23 de Junho de 2017

Quatro e Vinte

Regulação dos clubes sociais de canábis em debate na Catalunha

20 Junho

Em destaque nesta edição do podcast Quatro e Vinte está o debate no parlamento catalão e o recém-publicado relatório do Centro Europeu de Monitorização das Drogas e Toxicodependências.

Braço de criança a ser vacinado
Sociedade

"O movimento antivacinas pensa que as pessoas são deuses, que estão acima das doenças"

18 de Junho

Entrevista ao pediatra Mário Cordeiro sobre o recente surto de sarampo, a diminuição da taxa de vacinação dos jovens em Portugal, as suas consequências e por que razão o movimento antivacinas tem vindo a crescer. Por Joana Campos.

Torre Grenfell
Sociedade

Tragédia da Torre Grenfell mostra falhas da agenda de reabilitação

17 de Junho

Na sequência desta catástrofe, os líderes políticos e da comunidade têm de trabalhar para reequilibrar a balança do poder no sentido dos moradores, afastando-a dos interesses dos promotores privados. Artigo de Joseph Downing, em The Conversation.

 

Neste Alta Voz, João Camargo lê "A Era das Revoluções", de Eric Hobsbawm.

Que soluções para quem quer viver em Lisboa? | ESQUERDA.NET

entrevistas

Ricardo Robles, candidato do Bloco à Câmara Municipal de Lisboa, explica neste vídeo o problema e as soluções para a habitação em Lisboa.

Neste podcast, descobre como deves submeter a tua candidatura ao Programa de Regularização dos Precários do Estado. O processo está em curso até ao final de junho.

Subscrever Newsletter

Agenda

27 Junho

Com Leonor Barata. Preço: 30 Euros. Mais informações.
Coimbra, Teatro da Cerca de São Bernardo, 9h30 – 12h30.

Com Catarina Martins, Alberto Matos, Carlos Valente, Guida Ascensão e Jorge Rocha. Música de Francisco Fanhais. Ver cartaz.
Serpa, Espaço Vol – Vemos, Ouvimos e Lemos, 18h.

Com Catarina Martins, José Pedro Oliveira, Gina Mateus, Ana Paula Costa e Joaquim Falé. Música de Francisco Fanhais. Ver cartaz.
Beja, Restaurante Luiz da Rocha, 20h.

Iniciativa civil, co-produzida pela Sons em Trânsito, Nação Valente, MEO Arena, Blueticket, RTP, SIC e TVI, e artistas participantes: Agir, Amor Electro, Ana Moura, Aurea, Camané - Página oficial, Carlos do Carmo, Carminho, D.A.M.A, David Fonseca, Diogo Piçarra, Gisela João, Helder Moutinho Official, João Gil, Jorge Palma, Luisa Sobral, Luís Represas, Matias Damásio, Miguel Araújo, Paulo Gonzo, Pedro Abrunhosa, Raquel Tavares, Rita Redshoes, Rui Veloso Oficial, Salvador Sobral e Sérgio Godinho. Ver evento de facebook.
Lisboa, Meo Arena, 21h.