“Não queremos que as reformas sejam apenas para uma minoria”

9 horas 30 minutos atrás

Catarina Martins afirmou que o Bloco quer fazer parte de uma mudança para que o poder político deixe de ser arrogante e passe a respeitar as pessoas que foram as mais sacrificadas de sempre porque nem tiveram tempo para ser crianças.

IN-Mouraria, Vida Independente, Anti fascismo na FCSH | ESQUERDA.NET

programas

Vê no Mais Esquerda uma reportagem sobre o IN-Mouraria, sobre a vida independente de pessoas com deficiência e celebramos o Dia Internacional Contra a Discriminação Racial na FCSH.

A denúncia das condições da cadeia poderão ter custado a vida a Bruno Marques. Foto de Francisco Lopes/ JAImagens/ Rede Angola
Internacional

Angola: autor das fotos da Cadeia de Viana assassinado por desconhecidos

20 minutos atrás

Autor das fotografias que em 2016 mostraram as condições deploráveis em que se encontravam os presos da Cadeia da Comarca de Viana, em Angola, foi assassinado a tiro por desconhecidos que se faziam transportar numa viatura de vidros fumados.

Política

“Bloco rejeita a forma, o conteúdo e o preconceito das declarações de Dijsselbloem”

1 hora atrás

Isabel Pires reafirmou no Parlamento o repúdio pelas declarações proferidas por Jeroen Dijsselbloem que classificou como “preconceituosas, machistas e xenófobas”.

Caixa Geral de Depósitos
Política

CGD: dívida a 10% de juros é "capricho" da Comissão Europeia

24 de Março

Mariana Mortágua criticou o dogmatismo da Comissão Europeia que impôs uma taxa de juro "lesiva" para a Caixa Geral de Depósitos. Paralelamente, o défice de 2,1% não serve os interesses do país.

A incapacidade para socorrer as populações afetadas causará um "sofrimento incalculável", diz David Orr. Foto Informante
Internacional

África está perante a maior crise humanitária dos últimos 70 anos

24 de Março

O continente africano enfrenta a maior crise humanitária desde o final da 2ª Guerra Mundial, havendo mais de 20 milhões de pessoas em três países que estão a morrer à fome.

Opiniões

Dijsselbloem não tem condições para se manter presidente do Eurogrupo

Intervenções como a de Dijsselbloem demonstram bem o espírito com que as instituições europeias se regem: pelo preconceito e pela prepotência.

Eles existem, os fascistas

Não imagino que o paradigma da democracia seja deixar os fascistas fazerem a única coisa que os mobiliza e sabem fazer: atacar a democracia e os democratas, na esperança de acabarem com ela e com eles.

A violência doméstica constitui-se como a principal ameaça à segurança

Hoje, em Barcelos, quatro testemunhas num processo de violência doméstica foram degoladas pelo agressor que estava a ser julgado por bater com um ferro na família.

Internacional

O problema com Dijsselbloem

1 de Março

Republicamos hoje este artigo de 2015. A carreira política do ministro das finanças holandês Jeroen Dijsselbloem mostra a viragem à direita da social-democracia europeia. Artigo de Pepijn Brandon, publicado em Jacobin.

Alta Voz

Fernando Rosas apresenta o livro "A Senhora de Maio"

20 Março

No primeiro Alta Voz, Fernando Rosas lê a sua apresentação do livro "A Senhora de Maio - Todas as perguntas sobre Fátima", de António Marujo e Rui Paulo da Cruz, editado pelo Círculo de Leitores, Lisboa, 2017.

 
Em ano de eleições autárquicas, o Esquerda.net publica um conjunto de textos sobre Cidades e Culturas, dois conceitos centrais para políticas culturais que, no entanto, apresentam diferentes problemas institucionais, económicos, sociais e políticos. 

Do “presidencialismo municipalista” à utilização da Cultura como legitimação de investimento noutras áreas, nomeadamente turismo e desporto; do papel na criação de novas imagens da Cidade - desde mero marketing tradicionalista até a uma nova legibilidade; o desafio para as políticas municipais de cultura é aqui exposto de forma abrangente. Dossier organizado por Tiago Ivo Cruz.

Ler Mais
Internacional

Antes de Fevereiro

19 de Março

Não demorou muito para o movimento revolucionário russo colocar a sua teoria à prova. Fevereiro foi apenas o começo. Por Todd Chretien.

Quatro e Vinte

MGM Lisboa no Quatro e Vinte

20 Março

As Marchas Globais da Marijuana estão marcadas para 6 de maio em Lisboa, Porto e Braga. Nesta edição do Quatro e Vinte, entrevistámos Izaura Solipa e Joseph da Silva, da organização da MGM Lisboa.

esquerda.radio

Mão Morta/Remix Ensemble n' Os Cantos da casa

17 Março

Diabo a Sete ― Figura de gente, 2016.
Mão Morta ― Ao vivo no Theatro Circo, 2017.
Terra a Terra ― Dançando, pulirando, 1980.
Ruy Coelho ― O violino d'Orpheu, 2015.
Chico Gouveia ― Moda velha, 2016.

Edição nº 251, de 17 de março de 2017

Ouve aqui o podcast da reportagem sobre os trabalhadores de uma empresa perseguidos por serem sindicalizados.

Agenda

25 Março

Lagoa (São Miguel - Açores), Casa da Cultura Carlos César - Rua General Bernardo do Canto, 1-3 (Santa Cruz).

Oficina crianças: Hercularinas, Fadulks, Capituxas e Serpentaurus – Oficina de colagens para cá do para O e do para A. Mais informações.
Porto, Rosa Imunda, 10h – 13h.

Ver evento de facebook.
Lisboa, Bairro Padre Cruz , 10h – 14h.

Com Cláudia Sousa. Mais informações.
Coimbra, Bar do Teatro da Cerca de São Bernardo, 11h.

Oficina mães/pais: Livros para princesas guerreiras. Mais informações.
Porto, Casa dos Açores, 11h – 13h.

Tertúlia: Rojava - O feminismo destemido das curdas como artilharia da revolução. Mais informações.
Porto, Casa Bó, 14h.

Oficina: Autoprojeção – Elas por elas. Mais informações.
Porto, Rés da Rua, 14h – 18h.

Oficina Drag King: Here Comes your man. Mais informações.
Porto, Cadeira de Van Gogh, 16h – 20h.

Às 16h30 será apresentado o documentário "DamNation", de Ben Knight e Travis Rummel (EUA, 2014, 87'). Às 18h30, depois de uma pequena pausa para café, poderemos ouvir Pedro Baila Antunes com a palestra "Do Global à Qualidade do Ciclo da Água em Portugal". Ver evento de facebook.
Viseu, Carmo'81 - Rua do Carmo 81, 16h30.

Com Jorge Falcato (Deputado), Rui Machado (Centro de Vida Independente) e José Soeiro (Deputado). Caso necessite de Interpretação de Língua Gestual Portuguesa, por favor, confirme presença até 22 março | Email: audicaopublica.be@gmail.com ou Telefone: 213 917 592.
Porto, I3S - Instituto de Investigação e Inovação em Saúde, 17h.

 

Subscrever Newsletter