Há 40 anos, Agostinho Neto, vencedor da disputa entre duas alas do MPLA, deu luz verde a uma chacina que terá chegado às 30 mil vítimas. Este dossier ouve sobreviventes, relembra os acontecimentos, apresenta documentos praticamente inéditos, discute a urgência de resolver uma grave questão de direitos humanos. Dossier coordenado por Luis Leiria.

Começamos com um perfil de Sita Valles, jovem militante do PCP que voltou para Angola em 1975 e foi fuzilada aos 25 anos, em 77; publicamos uma entrevista com a historiadora Dalila Mateus. Domingos Lopes, ex-responsável pelas relações com Angola do PCP, escreve que "o respeito pelos mortos é o mínimo que se pode pedir ao Estado angolano". Entre as vítimas estão os 3 músicos mais populares. E dois documentos do arquivo de Cuba trazem nova luz às intepretações do evento. Uma cronologia e o perfil dos protagonistas ajuda a compreender os factos. E um sobrevivente está  prestes a lançar um novo livro sobre o tema.

Ler Mais
 

“Os professores contratados têm de ser todos vinculados”

7 minutos 38 segundos atrás

Catarina Martins comentou hoje os resultados publicados esta terça-feira do concurso nacional de colocação de professores, onde apenas 3 mil dos 6 mil candidatos admitidos foram colocados, considerando que “não há nada que justifique que possa haver professores há mas de uma década sem vinculação".

O nosso direito ao "não"

A igualdade entre homens e mulheres teve importantes avanços nos últimos anos. Mas há direitos que não se conquistam apenas pela via legal, e há preconceitos que permanecem e se atualizam.

Política

"Medina faz outsourcing de precariedade”, diz Ricardo Robles

23 de Maio

No debate na Assembleia Municipal de Lisboa, Ricardo Roles denunciou falsos recibos verdes há oito anos em funções permanentes no Cinema São Jorge.  O executivo municipal defendeu que "na EGEAC não há qualquer precariedade".

Política

João Semedo defende uma política autárquica de promoção da saúde

2 horas atrás

O mapeamento geográfico e social do Porto, feito pela Universidade do Porto, revela uma forte relação entre planeamento urbano e promoção da saúde. 

Catarina Martins no debate com o primeiro-ministro sublinhou que o país mudou com o “acordo para parar o empobrecimento”
Política

"Este é o tempo de valorizar quem vive do seu trabalho"

23 de Maio

Catarina Martins no debate com o primeiro-ministro sublinhou que o país mudou com o “acordo para parar o empobrecimento”. A coordenadora bloquista falou também sobre a regularização dos professores contratados, dos despedimentos na PT e na Efacec e da central nuclear de Almaraz.

Campanha #EqualPay de atletas norte-americanas, via @CarliLoyd
Política

Açores: Bloco de Esquerda propõe igualdade de género nos prémios desportivos

5 horas atrás

A iniciativa legislativa será apresenta no parlamento dos Açores e pretende também equiparar os apoios públicos cedidos a clubes desportivos femininos e masculinos.

Foto Shealah Craighead/Casa Branca/Flickr
Internacional

100 dias de Trump e o imperialismo espectáculo

21 de Maio

Ao final de mais de três meses de mandato, o multimilionário eleito presidente dos Estados Unidos apresenta uma política errática e inadaptada à histórica política imperialista seguida pelo país desde o século XIX. Artigo de João Camargo.

Opiniões

Em Lisboa, os precários não podem ficar para trás

Queremos uma autarquia com precariedade zero, integrando os precários e considerando na escolha dos fornecedores as práticas laborais destes.

Jornalismo ou transgressão?

Não se admite que um suposto órgão de comunicação social desrespeite o verdadeiro jornalismo com o único objetivo de aumentar as suas audiências.

A escolha do PSD

PSD opta por apresentar uma iniciativa que não é mais do que ajoelhar-se perante os EUA e a NATO, sem que fizesse qualquer referência ao problema ambiental que afeta a ilha Terceira.

esquerda.radio

Né Ladeiras n' Os Cantos da Casa

20 Maio

Né Ladeiras ― Outras vidas, 2017.
Carlos Martins ― Carlos Martins, 2016.
José Barata Moura ― A rumba da bomba, 1980.
Ogaitu ― Ogaitu instrumental, 2017.
Joana Barra Vaz ― Mergulho em Loba, 2016.
Edição nº 255, de 20 de maio de 2017

 

Internacional

Perry Anderson: Agitação anti-sistema na Europa e nos EUA

20 de Maio

A bandeira europeia perdeu o brilho, de tal forma as políticas da União se revelaram desastrosas. Por toda a parte surgiram movimentos anti-sistema. Em alguns países eles situam-se claramente à esquerda. Mas muitos deles fazem da xenofobia a sua aposta. Artigo de Perry Anderson.

Entrevista

Mulheres de Abril: Testemunho de Domicília Costa

18 de Maio

Em Fevereiro de 1953, dias após ter completado 7 anos, e meses depois de ter entrado para a escola, o meu pai despediu-se da fábrica onde trabalhava desde os 17 anos e fomos morar para Lisboa. Iniciávamos a preparação para a clandestinidade. Por Domicília Costa.

Alta Voz

Cortázar, o mestre do Fantástico - Podcast

23 Maio

Pedro Carreira lê "Cortázar, o mestre do Fantástico", um artigo de Luís Leiria.

Ouve aqui o podcast da reportagem sobre o funcionamento do IN-Mouraria, um centro para pessoas que usam ou usaram drogas.

Tea Consent

visto na net

O Quatro e Vinte falou com o deputado Moisés Ferreira na Marcha Global da Marijuana de Lisboa. Esta edição inclui notícias sobre a atualidade canábica no Chile, Brasil, Reino Unido e EUA.

Subscrever Newsletter

Dossier

Dossier organizado por Pedro Ferreira.

Agenda

24 Maio

Ver evento de facebook.
Porto, Avenida dos Aliados, 18h.

Com Conceição Coelho (familiar de desaparecido), Edgar Dias Valles (familiar de desaparecido) e José da Cunha Reis, sobrevivente. Moderação: João Vasconcelos, deputado do Bloco de Esquerda. Ver cartaz.
Lisboa, Assembleia da República, 18h30.

Com a participação do deputado Heitor de Sousa. Caso pretendas jantar connosco deves inscrever-te até dia 23, enviando email com o teu nome e contacto telefónico para: 
blocodistrital.leiria@gmail.com. Ver evento de facebook.
Nazaré, Restaurante Casa dos Becos - Largo da Independência 6, 18h30.

Organização: Marcha Contra a Homofobia e Transfobia ~ Coimbra. Ver evento de facebook.
Coimbra, Aqui Base Tango - Rua Venâncio Rodrigues, n 8, 23h57.