“Não queremos que as reformas sejam apenas para uma minoria”

9 horas 15 minutos atrás

Catarina Martins afirmou que o Bloco quer fazer parte de uma mudança para que o poder político deixe de ser arrogante e passe a respeitar as pessoas que foram as mais sacrificadas de sempre porque nem tiveram tempo para ser crianças.

IN-Mouraria, Vida Independente, Anti fascismo na FCSH | ESQUERDA.NET

programas

Vê no Mais Esquerda uma reportagem sobre o IN-Mouraria, sobre a vida independente de pessoas com deficiência e celebramos o Dia Internacional Contra a Discriminação Racial na FCSH.

A denúncia das condições da cadeia poderão ter custado a vida a Bruno Marques. Foto de Francisco Lopes/ JAImagens/ Rede Angola
Internacional

Angola: autor das fotos da Cadeia de Viana assassinado por desconhecidos

5 minutos atrás

Autor das fotografias que em 2016 mostraram as condições deploráveis em que se encontravam os presos da Cadeia da Comarca de Viana, em Angola, foi assassinado a tiro por desconhecidos que se faziam transportar numa viatura de vidros fumados.

Política

“Bloco rejeita a forma, o conteúdo e o preconceito das declarações de Dijsselbloem”

1 hora atrás

Isabel Pires reafirmou no Parlamento o repúdio pelas declarações proferidas por Jeroen Dijsselbloem que classificou como “preconceituosas, machistas e xenófobas”.

Caixa Geral de Depósitos
Política

CGD: dívida a 10% de juros é "capricho" da Comissão Europeia

24 de Março

Mariana Mortágua criticou o dogmatismo da Comissão Europeia que impôs uma taxa de juro "lesiva" para a Caixa Geral de Depósitos. Paralelamente, o défice de 2,1% não serve os interesses do país.

A incapacidade para socorrer as populações afetadas causará um "sofrimento incalculável", diz David Orr. Foto Informante
Internacional

África está perante a maior crise humanitária dos últimos 70 anos

24 de Março

O continente africano enfrenta a maior crise humanitária desde o final da 2ª Guerra Mundial, havendo mais de 20 milhões de pessoas em três países que estão a morrer à fome.

Opiniões

Dijsselbloem não tem condições para se manter presidente do Eurogrupo

Intervenções como a de Dijsselbloem demonstram bem o espírito com que as instituições europeias se regem: pelo preconceito e pela prepotência.

Eles existem, os fascistas

Não imagino que o paradigma da democracia seja deixar os fascistas fazerem a única coisa que os mobiliza e sabem fazer: atacar a democracia e os democratas, na esperança de acabarem com ela e com eles.

A violência doméstica constitui-se como a principal ameaça à segurança

Hoje, em Barcelos, quatro testemunhas num processo de violência doméstica foram degoladas pelo agressor que estava a ser julgado por bater com um ferro na família.

Internacional

O problema com Dijsselbloem

1 de Março

Republicamos hoje este artigo de 2015. A carreira política do ministro das finanças holandês Jeroen Dijsselbloem mostra a viragem à direita da social-democracia europeia. Artigo de Pepijn Brandon, publicado em Jacobin.

Alta Voz

Fernando Rosas apresenta o livro "A Senhora de Maio"

20 Março

No primeiro Alta Voz, Fernando Rosas lê a sua apresentação do livro "A Senhora de Maio - Todas as perguntas sobre Fátima", de António Marujo e Rui Paulo da Cruz, editado pelo Círculo de Leitores, Lisboa, 2017.

 
Em ano de eleições autárquicas, o Esquerda.net publica um conjunto de textos sobre Cidades e Culturas, dois conceitos centrais para políticas culturais que, no entanto, apresentam diferentes problemas institucionais, económicos, sociais e políticos. 

Do “presidencialismo municipalista” à utilização da Cultura como legitimação de investimento noutras áreas, nomeadamente turismo e desporto; do papel na criação de novas imagens da Cidade - desde mero marketing tradicionalista até a uma nova legibilidade; o desafio para as políticas municipais de cultura é aqui exposto de forma abrangente. Dossier organizado por Tiago Ivo Cruz.

Ler Mais
Internacional

Antes de Fevereiro

19 de Março

Não demorou muito para o movimento revolucionário russo colocar a sua teoria à prova. Fevereiro foi apenas o começo. Por Todd Chretien.

Quatro e Vinte

MGM Lisboa no Quatro e Vinte

20 Março

As Marchas Globais da Marijuana estão marcadas para 6 de maio em Lisboa, Porto e Braga. Nesta edição do Quatro e Vinte, entrevistámos Izaura Solipa e Joseph da Silva, da organização da MGM Lisboa.

esquerda.radio

Mão Morta/Remix Ensemble n' Os Cantos da casa

17 Março

Diabo a Sete ― Figura de gente, 2016.
Mão Morta ― Ao vivo no Theatro Circo, 2017.
Terra a Terra ― Dançando, pulirando, 1980.
Ruy Coelho ― O violino d'Orpheu, 2015.
Chico Gouveia ― Moda velha, 2016.

Edição nº 251, de 17 de março de 2017

Ouve aqui o podcast da reportagem sobre os trabalhadores de uma empresa perseguidos por serem sindicalizados.

Agenda

25 Março

Lagoa (São Miguel - Açores), Casa da Cultura Carlos César - Rua General Bernardo do Canto, 1-3 (Santa Cruz).

Oficina crianças: Hercularinas, Fadulks, Capituxas e Serpentaurus – Oficina de colagens para cá do para O e do para A. Mais informações.
Porto, Rosa Imunda, 10h – 13h.

Ver evento de facebook.
Lisboa, Bairro Padre Cruz , 10h – 14h.

Com Cláudia Sousa. Mais informações.
Coimbra, Bar do Teatro da Cerca de São Bernardo, 11h.

Oficina mães/pais: Livros para princesas guerreiras. Mais informações.
Porto, Casa dos Açores, 11h – 13h.

Tertúlia: Rojava - O feminismo destemido das curdas como artilharia da revolução. Mais informações.
Porto, Casa Bó, 14h.

Oficina: Autoprojeção – Elas por elas. Mais informações.
Porto, Rés da Rua, 14h – 18h.

Oficina Drag King: Here Comes your man. Mais informações.
Porto, Cadeira de Van Gogh, 16h – 20h.

Às 16h30 será apresentado o documentário "DamNation", de Ben Knight e Travis Rummel (EUA, 2014, 87'). Às 18h30, depois de uma pequena pausa para café, poderemos ouvir Pedro Baila Antunes com a palestra "Do Global à Qualidade do Ciclo da Água em Portugal". Ver evento de facebook.
Viseu, Carmo'81 - Rua do Carmo 81, 16h30.

Com Jorge Falcato (Deputado), Rui Machado (Centro de Vida Independente) e José Soeiro (Deputado). Caso necessite de Interpretação de Língua Gestual Portuguesa, por favor, confirme presença até 22 março | Email: audicaopublica.be@gmail.com ou Telefone: 213 917 592.
Porto, I3S - Instituto de Investigação e Inovação em Saúde, 17h.

 

Subscrever Newsletter