Há 40 anos, Agostinho Neto, vencedor da disputa entre duas alas do MPLA, deu luz verde a uma chacina que terá chegado às 30 mil vítimas. Este dossier ouve sobreviventes, relembra os acontecimentos, apresenta documentos praticamente inéditos, discute a urgência de resolver uma grave questão de direitos humanos. Dossier coordenado por Luis Leiria.

Começamos com um perfil de Sita Valles, jovem militante do PCP que voltou para Angola em 1975 e foi fuzilada aos 25 anos, em 77; publicamos uma entrevista com a historiadora Dalila Mateus. Domingos Lopes, ex-responsável pelas relações com Angola do PCP, escreve que "o respeito pelos mortos é o mínimo que se pode pedir ao Estado angolano". Entre as vítimas estão os 3 músicos mais populares. E dois documentos do arquivo de Cuba trazem nova luz às intepretações do evento. Uma cronologia e o perfil dos protagonistas ajuda a compreender os factos. E um sobrevivente está  prestes a lançar um novo livro sobre o tema.

Fechar Almaraz: manif ibérica em Madrid a 10 de junho

4 horas 54 minutos atrás

A manifestação ibérica é o próximo passo da luta do movimento antinuclear contra o prolongamento da vida das centrais nucleares espanholas. Estão abertas inscrições para a ida em autocarros desde vários pontos do país.

Os beijos são de todos

Os últimos acontecimentos na Escola Secundária de Vagos, em Aveiro, vieram lembrar-nos como efetivamente a igualdade de direitos consagrada na lei não garante a igualdade na vida nem tão pouco elimina a discriminação e a homofobia.

Temer revoga decreto sob chuva de críticas

5 minutos atrás

Menos de 12 horas após ter mobilizado as Forças Armadas para “garantir a lei e a ordem” em Brasília, Temer foi forçado a recuar. No Pará, dez camponeses foram mortos pela polícia durante uma desocupação.

Política

Telma Ferreira é candidata do Bloco à Câmara da Nazaré

1 hora atrás

A deputada municipal bloquista é a primeira mulher a candidatar-se à presidência do executivo camarário da Nazaré.

Sociedade

Braga: Trabalhadores municipais marcam dia de greve pelas 35 horas

2 horas atrás

Ricardo Rio, presidente da câmara bracarense, prometeu as 35 horas aos trabalhadores municipais mas não cumpriu. O STAL responde com um dia de greve a 9 de junho.

Artigos dossier

27 de Maio: Lembrar para não esquecer

6 horas atrás

Depoimento de José Reis, autor de "Memórias de um sobrevivente" na audição pública organizada pelo Bloco de Esquerda sobre os acontecimentos do 27 de Maio em Angola e a repressão que se seguiu.

Opiniões

As Mulheres-medeia e a 1º Marcha LGBT em Trás-os-Montes

A primeira Marcha LGBT Vila Real acontece no dia 27 de maio de 2017 e traz para si algo que não é novo nos movimentos lgbt: as alianças com o feminismo.

O nosso direito ao "não"

A igualdade entre homens e mulheres teve importantes avanços nos últimos anos. Mas há direitos que não se conquistam apenas pela via legal, e há preconceitos que permanecem e se atualizam.

Em Lisboa, os precários não podem ficar para trás

Queremos uma autarquia com precariedade zero, integrando os precários e considerando na escolha dos fornecedores as práticas laborais destes.

Foto Shealah Craighead/Casa Branca/Flickr

100 dias de Trump e o imperialismo espectáculo

21 de Maio

Ao final de mais de três meses de mandato, o multimilionário eleito presidente dos Estados Unidos apresenta uma política errática e inadaptada à histórica política imperialista seguida pelo país desde o século XIX. Artigo de João Camargo.

Alta Voz

Cortázar, o mestre do Fantástico - Podcast

23 Maio

Pedro Carreira lê "Cortázar, o mestre do Fantástico", um artigo de Luís Leiria.

Perry Anderson: Agitação anti-sistema na Europa e nos EUA

20 de Maio

A bandeira europeia perdeu o brilho, de tal forma as políticas da União se revelaram desastrosas. Por toda a parte surgiram movimentos anti-sistema. Em alguns países eles situam-se claramente à esquerda. Mas muitos deles fazem da xenofobia a sua aposta. Artigo de Perry Anderson.

Entrevista

Mulheres de Abril: Testemunho de Domicília Costa

18 de Maio

Em Fevereiro de 1953, dias após ter completado 7 anos, e meses depois de ter entrado para a escola, o meu pai despediu-se da fábrica onde trabalhava desde os 17 anos e fomos morar para Lisboa. Iniciávamos a preparação para a clandestinidade. Por Domicília Costa.

esquerda.radio

Né Ladeiras n' Os Cantos da Casa

20 Maio

Né Ladeiras ― Outras vidas, 2017.
Carlos Martins ― Carlos Martins, 2016.
José Barata Moura ― A rumba da bomba, 1980.
Ogaitu ― Ogaitu instrumental, 2017.
Joana Barra Vaz ― Mergulho em Loba, 2016.
Edição nº 255, de 20 de maio de 2017

Ouve aqui o podcast da reportagem sobre o funcionamento do IN-Mouraria, um centro para pessoas que usam ou usaram drogas.

Tea Consent

visto na net

O Quatro e Vinte falou com o deputado Moisés Ferreira na Marcha Global da Marijuana de Lisboa. Esta edição inclui notícias sobre a atualidade canábica no Chile, Brasil, Reino Unido e EUA.

Subscrever Newsletter

Dossier organizado por Pedro Ferreira.

25 Maio

Ver convite e programa. Inscrições gratuitas e limitadas aqui.
Sintra, Salão Nobre do Palácio de Seteais.

Lisboa, Praça Luís de Camões, 18h. Ver evento de facebook.
Porto, Praça dos Leões, 18h. Ver evento de facebook
Braga, Avenida Central, 18h30. Ver evento de facebook.
Coimbra, Largo Dom Dinis, 21h. Ver evento de facebook

Ver evento de facebook.
Lisboa, Empreendimentos Alcântara Rio - Rua da Cozinha Económica, Bloco D, Espaços M e N, Alcântara, 18h15.