Governo tem de rescindir concessão e devolver os CTT à esfera pública

19 de Janeiro 2018

Durante uma iniciativa na estação do Socorro, um dos oito balcões encerrados esta sexta-feira, Catarina Martins frisou que “isto é uma violação grosseira das obrigações do contrato de concessão”, abrindo um novo instrumento legal que o Governo pode utilizar, e que “permite reverter os CTT para a esfera pública sem pagar qualquer indemnização".

Toca a vender a alma ao diabo

Sem querer desmerecer a primazia do conselho de Ferreira Leite, repito com ela: Dr. Rio, venda mesmo a alma ao diabo, que nesse comércio espiritual é de aproveitar o momento em que a cotação vai alta. É a lei do mercado, percebe?

Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC), em assembleia geral, marcou três dias de greve para os dias 9, 10 e 11 de fevereiro de 2018

TAP: Greve de tripulantes de cabine entre 9 e 11 de fevereiro

19 de Janeiro 2018

Os tripulantes de cabine da TAP farão três dias de greve no fim de semana anterior à terça-feira de Carnaval, pelo cumprimento do seu acordo de empresa. Presidente da TAP diz que greve é ilegal.

Sociedade

Aumento do número de médicos sem especialidade coloca em sério risco o SNS

19 de Janeiro 2018

Daqui a três anos poderão existir mais de 4 mil médicos sem especialidade, o que coloca em sério risco o SNS, a qualidade da formação médica e o atendimento de saúde à população. Parlamento aprovou proposta bloquista que visa garantir a formação especializada a todos os médicos.

Política

Parlamento discute na quarta-feira "situação dramática" na antiga Triumph

19 de Janeiro 2018

O Bloco agendou para quarta-feira um debate de atualidade, na Assembleia da República, sobre "a dramática situação" na fábrica da antiga Triumph, em Loures, defendendo a "salvaguarda dos salários e direitos das trabalhadoras".

Opiniões

Estado da Educação

Chumbar dificulta as possibilidades de recuperação, ou seja, é inútil. Ainda assim, há quem veja na retenção uma inevitabilidade. Para essas cabeças, a avaliação serve como instrumento punitivo.

Cannabis medicinal: o que está realmente em discussão

Da parte do Bloco de Esquerda estamos convictos que a legalização da cannabis para fins medicinais é um passo seguro e importante.

O mal que Rui Rio fez ao Porto e agora quer fazer ao país

Durante doze anos governou o Porto com mão-de-ferro, autoritarismo e preconceito. Agora que vai liderar o PSD, almejando a um lugar no governo, vale a pena lembrar o mal que Rui Rio fez ao Porto e agora quer fazer ao país.

Quatro e Vinte

Legalização da canábis medicinal vai a votos dia 11 de janeiro

4 Janeiro

Nesta edição do podcast Quatro e Vinte, o destaque vai para o agendamento da discussão parlamentar da proposta do Bloco, a entrada em vigor da legalização na Califórnia e a ameaça do Tribunal Constitucional espanhol aos clubes sociais.

esquerda.radio

Ana Lains n' Os Cantos da Casa

10 Janeiro

Ana Laíns ‎― Portucalis, 2017. Chico Gouveia Moda velha, 2017. José AfonsoFados de Coimbra e outras canções, 1981. Carlos SeixasHomage to the old master, 2012. Chão da FeiraDas tripas coração, 2015. Edição nº 270, de 10 de janeiro de 2018

"O SNS atravessa uma profunda crise que vai agravar-se se nada for feito, entretanto, em sua defesa", alerta João Semedo - Foto de Paulete Matos
Sociedade

“Precisamos de uma nova lei que blinde o SNS e o proteja da predação privada”

4 de Janeiro 2018

Em entrevista ao esquerda.net, João Semedo afirma também que “os portugueses sabem bem que, sem SNS, a sua vida seria bem pior, sobretudo nos momentos mais difíceis”. No próximo sábado, o livro “Salvar o SNS – Uma nova Lei de Bases da Saúde para defender a Democracia”, de António Arnaut e João Semedo, será apresentado em Coimbra.

Foto de Monique Jacques
Artigos Especiais

Mulheres Fotógrafas na Palestina | Ciclo Completo

9 de Janeiro 2018

Neste primeiro ciclo do tema arte&resistência, a fotografia e a Palestina são o pretexto para dar a conhecer cinco mulheres artistas, cuja obra é exemplo de uma conciliação emancipatória: a que reúne o poder da imagem e a experiência de um corpo que resiste num território ocupado. Por Sofia Roque. (Foto de capa: Monique Jacques)

Mais Esquerda

Moisés Ferreira na audição sobre legalização do uso terapêutico da canábis

17 Janeiro

Intervenção de Moisés Ferreira na audição pública promovida pelo Bloco sobre legalização do uso terapêutico da canábis a 11 de dezembro de 2017.

Alta Voz

"O sinaleiro" de Charles Dickens

18 Setembro

Neste Podcast do Alta Voz, André Soares lê o conto "O sinaleiro" de Charles Dickens. O conto foi retirado do livro Os Contos Fantásticos do Século XIX, organização de Italo Calvino, Companhia das Letras, São Paulo. Título Original: "The Signal Man", 1986. Tradução de Ricardo Lísias.

A corajosa luta das trabalhadoras da Triumph | ESQUERDA.NET

reportagens

Reportagem do esquerda.net com as trabalhadoras em luta contra o encerramento da fábrica da antiga Triumph em Sacavém.

Sociedade

EDP decide deixar de pagar imposto

6 de Janeiro 2018

A empresa anunciou que não pretende pagar os 69 milhões de euros devidos em 2017 pela contribuição extraordinária sobre a energia.

Dossier

No passado dia 3 de dezembro, o Bloco promoveu o “Encontro Nacional do Ensino Superior e da Ciência - Em Defesa do Conhecimento”. Em discussão estiveram temas centrais para construir uma alternativa à lógica que impera hoje e governa o setor como se de um mercado se tratasse. Neste dossier, publicamos algumas das apresentações deste encontro.

20 Janeiro

A exposição é resultado de um projeto de investigação do IHC da FCSH, apoiado pela fundação alemã EVZ, pelo Goethe-Institut e pela Associação CIVICA (França). O projeto é dirigido pelo historiador Fernando Rosas que coordena uma equipa de investigadores de vários países europeus. Mais informações.
Lisboa, Centro de Congressos e Reuniões | Piso 1 do Centro Cultural de Belém.

Ver cartaz.
Viseu, Biblioteca Municipal de Viseu.

Exposição temporária: Alípio de Freitas – muitas vidas numa só
Realização da Associação José Afonso.
Lisboa, Espaço de Exposições Temporárias do Museu do Aljube – antigo parlatório da cadeia.

Ver evento de facebook. Inscrições: esquerdaalternativa@bloco.org e aqui. Ver teses do encontro. Organização: Esquerda Alternativa
Lisboa, Biblioteca de Belém, R. da Junqueira 295, 10h.

Mais informações.
Coimbra, Teatro da Cerca de São Bernardo, 11h.

Com Pedro Górgia. Preço: 30 eur. Incrições e Informações: moblisboa@gmail.com
Lisboa, MOB - Rua dos Anjos 12F, das 14h às 19h.

Organização: Gazeta das Caldas, Movimento Ibérico Anti-Nuclear e Centro de Estudos e Defesa do Património da Região de Peniche. Ver cartaz/programa.
Caldas da Rainha, Sociedade de Instrução e Recreio Os Pimpões, 15h às 19h30.

Promovida pelo movimento CpC (Cidadãos Por Coimbra). Com João Camargo (Investigador em Alterações Climáticas) e Anabela Marisa Azul (Bióloga especializada em Ecologia). Ver cartaz.
Coimbra, Café Santa Cruz, 15h30.

Com Alexa Santos, Clara Carvalho, Eduarda Ferreira, Isabel Bento e Júlia Mendes. Ver evento de facebook. Organização: UMAR - União de Mulheres Alternativa e Resposta.
Lisboa, Centro de Cultura e Intervenção Feminista (CCIF/UMAR) - Rua da Cozinha Económica, Bloco D, 30 M-N | Empreendimentos Alcântara-Rio, 15h30.

Com Bertran Romero Sala e outros.
Lisboa, Casa da Achada, 16h.

Com Maria Manuel Rola (deputada do Bloco), Diego Garcia (Grupo de Trabalho dos Direitos dos Animais do Bloco de Viseu), Noel Santos, Andreia Carvalho (Ação Direta Portugal). Ver cartaz.
Viseu, Carmo'81, 16h.

Subscrever Newsletter