Triumph: Trabalhadoras vão entregar lingerie ao Governo

17 de Janeiro 2018

“Esta será mais uma forma de luta destas trabalhadoras porque o protesto não pode ser sempre aqui, à porta da fábrica. Vamos distribuir panfletos para a Rua Augusta e vamos ao Conselho de Ministros pedir uma resposta”, explica a delegada sindical Mónica Antunes.

Política

Triumph: “Este tipo de insolvências não pode acontecer em Portugal”

16 de Janeiro 2018

Catarina Martins esteve com as trabalhadoras da antiga Triumph, que montam guarda à porta da fábrica para evitar a saída de material.

Sociedade

Médicos ameaçam fazer greve contra degradação do SNS

17 de Janeiro 2018

Os médicos irão promover uma paralisação de três dias caso o Governo não retome as negociações até ao final de março. Em causa está, nomeadamente, o reequipamento do SNS, a abertura de concursos para especialistas, a redução das horas extra nas urgências e a diminuição do número de utentes por médico de família.

Cultura

Memórias: Patrice Lumumba

17 de Janeiro 2018

No dia 17 de janeiro de 1961, morreu Patrice Lumumba. Foi um dirigente político congolês, que defendia a unidade e a luta dos povos africanos contra o colonialismo e o imperialismo. Por António José André.

Sociedade

Programa Supernanny: SIC acusada de violar direitos das crianças

17 de Janeiro 2018

O programa Supernanny, que estreou na SIC no domingo, a seguir ao Jornal da Noite, tem sido alvo de inúmeras críticas por parte de entidades como a Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, o Instituto de Apoio à Criança, a Unicef e a Ordem dos Psicólogos.

Opiniões

Lisboa em 2018: vitórias e o que fica ainda por fazer

Queremos que Lisboa seja uma cidade aberta para quem é de cá, uma cidade que não expulsa os seus e, aí, o executivo camarário tem um papel essencial.

Os 13 que não fazem diferença

Terá, o senhor Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia, noção do desconforto de cerca de 200 trabalhadores saberem que a empresa que os vai despedir receberá milhões em apoios públicos?

Crise e desemprego: motores da precariedade

Importa perceber como chegámos aqui, como é que a precariedade se tornou o maior lastro da recuperação económica.

Quatro e Vinte

Legalização da canábis medicinal vai a votos dia 11 de janeiro

4 Janeiro

Nesta edição do podcast Quatro e Vinte, o destaque vai para o agendamento da discussão parlamentar da proposta do Bloco, a entrada em vigor da legalização na Califórnia e a ameaça do Tribunal Constitucional espanhol aos clubes sociais.

esquerda.radio

Ana Lains n' Os Cantos da Casa

10 Janeiro

Ana Laíns ‎― Portucalis, 2017. Chico Gouveia Moda velha, 2017. José AfonsoFados de Coimbra e outras canções, 1981. Carlos SeixasHomage to the old master, 2012. Chão da FeiraDas tripas coração, 2015. Edição nº 270, de 10 de janeiro de 2018

"O SNS atravessa uma profunda crise que vai agravar-se se nada for feito, entretanto, em sua defesa", alerta João Semedo - Foto de Paulete Matos
Sociedade

“Precisamos de uma nova lei que blinde o SNS e o proteja da predação privada”

4 de Janeiro 2018

Em entrevista ao esquerda.net, João Semedo afirma também que “os portugueses sabem bem que, sem SNS, a sua vida seria bem pior, sobretudo nos momentos mais difíceis”. No próximo sábado, o livro “Salvar o SNS – Uma nova Lei de Bases da Saúde para defender a Democracia”, de António Arnaut e João Semedo, será apresentado em Coimbra.

Foto de Monique Jacques
Artigos Especiais

Mulheres Fotógrafas na Palestina | Ciclo Completo

9 de Janeiro 2018

Neste primeiro ciclo do tema arte&resistência, a fotografia e a Palestina são o pretexto para dar a conhecer cinco mulheres artistas, cuja obra é exemplo de uma conciliação emancipatória: a que reúne o poder da imagem e a experiência de um corpo que resiste num território ocupado. Por Sofia Roque. (Foto de capa: Monique Jacques)

Mais Esquerda

Moisés Ferreira na audição sobre legalização do uso terapêutico da canábis

17 Janeiro

Intervenção de Moisés Ferreira na audição pública promovida pelo Bloco sobre legalização do uso terapêutico da canábis a 11 de dezembro de 2017.

Alta Voz

"O sinaleiro" de Charles Dickens

18 Setembro

Neste Podcast do Alta Voz, André Soares lê o conto "O sinaleiro" de Charles Dickens. O conto foi retirado do livro Os Contos Fantásticos do Século XIX, organização de Italo Calvino, Companhia das Letras, São Paulo. Título Original: "The Signal Man", 1986. Tradução de Ricardo Lísias.

A corajosa luta das trabalhadoras da Triumph | ESQUERDA.NET

reportagens

Reportagem do esquerda.net com as trabalhadoras em luta contra o encerramento da fábrica da antiga Triumph em Sacavém.

Sociedade

EDP decide deixar de pagar imposto

6 de Janeiro 2018

A empresa anunciou que não pretende pagar os 69 milhões de euros devidos em 2017 pela contribuição extraordinária sobre a energia.

Dossier

No passado dia 3 de dezembro, o Bloco promoveu o “Encontro Nacional do Ensino Superior e da Ciência - Em Defesa do Conhecimento”. Em discussão estiveram temas centrais para construir uma alternativa à lógica que impera hoje e governa o setor como se de um mercado se tratasse. Neste dossier, publicamos algumas das apresentações deste encontro.

Agenda

18 Janeiro

A exposição é resultado de um projeto de investigação do IHC da FCSH, apoiado pela fundação alemã EVZ, pelo Goethe-Institut e pela Associação CIVICA (França). O projeto é dirigido pelo historiador Fernando Rosas que coordena uma equipa de investigadores de vários países europeus. Mais informações.
Lisboa, Centro de Congressos e Reuniões | Piso 1 do Centro Cultural de Belém.

Ver cartaz.
Viseu, Biblioteca Municipal de Viseu.

Exposição temporária: Alípio de Freitas – muitas vidas numa só
Realização da Associação José Afonso.
Lisboa, Espaço de Exposições Temporárias do Museu do Aljube – antigo parlatório da cadeia.

Organização: Fundação Cuidar O Futuro e a Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres, em parceria com o Graal. Com a Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, do deputado e Vice-Presidente à Assembleia da República, José Manuel Pureza, da Presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Maria do Céu Albuquerque, da Presidente da Fundação Cuidar o Futuro, Margarida Santos, da representante do Graal e Professora na Universidade Nova, Maria Antónia Coutinho, e da Presidente da Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres, Alexandra Silva. Consultar convite, programa e evento de facebook.
Abrantes, Biblioteca Municipal Antonio Botto, 10h.

Com a presença de alguns dos designers que mais colaboraram na criação de cartazes dos filmes da produtora de cinema independente. Às 20h30 concerto de Thomas Kahrel e Chris Puck "A blown kiss for a dog heart. Ver evento de facebook.
Lisboa, Logradouro - Rua da Bempostinha nº22, 19h.

Com Moisés Ferreira (deputado do Bloco). Ver cartaz.
Azambuja, Rua Vitor Cordon, 74, 21h.

Subscrever Newsletter