O último filme de Steven Spielberg, “The Post”, aborda uma das mais importantes fugas de informação da história dos EUA, Os Documentos do Pentágono, a que dedicamos mais um dossier do Esquerda.net, organizado por Luis Leiria.

A começar, Sofia Roque escreve sobre o filme e evoca um caso em que a imprensa esteve do lado certo da História. Luis Leiria recorda o que foram os Documentos do Pentágono, e a sua importância para abreviar a guerra do Vietname. Outros artigos: um perfil de Daniel Ellsberg; como a legislação dos Estados Unidos mudou de forma a punir as fugas de informação; a evolução do The Washington Post, hoje propriedade do homem mais rico do mundo. Para concluir, dois documentários premiados sobre os Documentos do Pentágono e sobre Edward Snowden, e uma palestra de Ellsberg.

Ler Mais
 

Catarina Martins alerta para os riscos das monoculturas intensivas no Alentejo

3 horas 9 minutos atrás

A coordenadora do Bloco apontou em Serpa o “falhanço da promessa da monocultura intensiva, como caminho para o emprego e o desenvolvimento da região” e afirmou que “é preciso avaliar, com muita frieza, as consequências das escolhas que foram feitas e avaliar como podemos fazer melhores escolhas”.

Os advogados proletários

Combater a precariedade e o seu cortejo de perversidades na advocacia é uma exigência de decência e de direitos.

Cyril Ramaphos e Jacob Zuma
Internacional

África do Sul: O ANC elege o capitalista negro mais rico do país

5 horas atrás

Cyril Ramaphosa é o novo presidente da África do Sul, depois de ter sido eleito líder do ANC em dezembro passado. Destacado dirigente mineiro nos anos 80, ele tornou-se multimilionário nos anos 2000, procurando lucros a qualquer custo e tendo chegado a apelar à polícia para “atuar sem contemplações” contra uma greve de mineiros. Por Patrick Bond.

 Sindicato dos Jornalistas (SJ) aponta que as declarações de Bruno de Carvalho, durante a Assembleia Geral do Sporting, “têm um teor claramente antidemocrático”
Sociedade

Sindicato dos Jornalistas apela a resposta coletiva a Bruno de Carvalho

6 horas atrás

O sindicato considera que as declarações do atual presidente do Sporting são “antidemocráticas” e “representam uma tentativa de limitar a liberdade de imprensa e condicionar o trabalho dos jornalistas”.

Pedro Soares disse que o governo português pediu informação e que as autoridades espanholas mais uma vez não accionaram o mecanismo de avaliação ambiental partilhada
Política

Deputados vão a Espanha recolher dados sobre mina de urânio junto à fronteira

7 horas atrás

Uma delegação da Assembleia da República desloca-se nesta segunda-feira a Espanha para avaliar os impactos de uma mina de urânio em Retortillo. Pedro Soares, deputado do Bloco e presidente da comissão parlamentar de Ambiente, alerta que “há risco de contaminação".

No centro, Tom Hanks (Ben Bradlee) e Meryl Streep (Katharine Graham) aguardam a decisão do Supremo Tribunal sobre a publicação dos Documentos do Pentágono
Artigos dossier

“The Post”: quando a imprensa esteve do lado certo da História

4 horas atrás

O filme de Steven Spielberg transmite-nos a vertigem do tempo sentida a partir do aproximar da hora do fecho de edição, o momento certo para a decisão acertada, a História a acontecer… é um filme que nos coloca, incontornavelmente, entre o passado e o futuro, por isso a urgência. E a urgência é Trump, a guerra, a verdade e a república. Por Sofia Roque.

Opiniões

O desafio de Pedro Nuno Santos ao PS

A mudança política em 2015 abriu um parêntesis na ofensiva neoliberal em Portugal. Para que não se feche, este parêntesis implicaria opções precisas, hoje ausentes e, portanto, uma diferente relação de forças entre o PS e a esquerda.

Como se faz um canalha

Há imagens que não se esquecem e que definem as pessoas. Uma delas é a de Rui Rio num barco, no Rio Douro, a abrir uma garrafa de champanhe com os seus convivas enquanto assiste à demolição de uma das torres do Bairro do Aleixo.

Revolução Industrial 4.0 e alterações climáticas: que grande salto?

Todas as revoluções industriais até hoje implicaram revoluções energéticas. Por João Camargo e Ricardo Moreira.

Quatro e Vinte

Intervenções no debate “Legalizar para tratar” no IPO Porto

15 Fevereiro

Nesta edição extra do podcast Quatro e Vinte, publicamos as intervenções no debate realizado a 2 de fevereiro, com Moisés Ferreira, Laranja Pontes, Teresa Summaviele, Henrique Barros e Bruno Maia.

Cultura

A linguagem inclusiva, esse "perigo público"

11 de Fevereiro 2018

No mesmo mundo onde o plural e o universal se conjugam no masculino, o poder político e económico também o fazem. Visibilizar mulheres e homens na linguagem responde ao questionamento desse desequilíbrio tão refinadamente naturalizado. Artigo de Sarah Babiker.

esquerda.radio

Sérgio Godinho n' Os Cantos da Casa

8 Fevereiro

Sérgio Godinho - Nação valente, 2018. LOQ - Capitão de jangada, 2017. Paulo de Carvalho - Abracadabra, 1981. Carlos Seixas - Homage to the old master, 2012. Nuno Dias & Luís Figueiredo - Canções pagãs, 2016.

Cultura

RAProduções de Memória: Apontar origens, influências e contradições (I)

10 de Fevereiro 2018

Quais os nomes e papéis da cultura hip-hop nos EUA que se destacaram e que caminhos percorreu o RAP no seu arranque? Artigo de Soraia Simões.

Alta Voz

"O sinaleiro" de Charles Dickens

18 Setembro

Neste Podcast do Alta Voz, André Soares lê o conto "O sinaleiro" de Charles Dickens. O conto foi retirado do livro Os Contos Fantásticos do Século XIX, organização de Italo Calvino, Companhia das Letras, São Paulo. Título Original: "The Signal Man", 1986. Tradução de Ricardo Lísias.

Celtejo: quando o crime compensa | ESQUERDA.NET

reportagens

O governo obrigou a Celtejo a reduzir a produção durante 40 dias apenas. Para a Celtejo, o crime compensa.

Cultura

200 anos de Marx assinalados em conferência em Lisboa

2 de Fevereiro 2018

Nos dias 24 e 25 de março, o Bloco de Esquerda promove uma conferência internacional dedicada ao bicentenário do nascimento de Karl Marx no auditório da Faculdade de Medicina Dentária.

Intervenção de Pedro Bacelar de Vasconcelos na conferência “Despenalizar a morte assistida: tolerância e livre decisão”, promovida pelo Bloco de Esquerda a 3 de fevereiro de 2018 em Lisboa.

Agenda

18 Fevereiro

Exposição temporária: Alípio de Freitas – muitas vidas numa só
Realização da Associação José Afonso.
Lisboa, Espaço de Exposições Temporárias do Museu do Aljube – antigo parlatório da cadeia.

Começamos pela descoberta livre da Biblioteca Pública da Casa da Achada e cada um escolhe um livro para levar para casa. A partir daí, em cada domingo, tudo pode acontecer com os livros e os leitores. Com Ariana Furtado.
Lisboa, Casa da Achada, 11h.

Com Maria José Roxo (Professora FCSH), Cláudio Torre (Arqueólogo), Maria Manuel Rola (Deputada do Bloco, Comissão do Ambiente) e Catarina Martins (Coordenadora do Bloco). Ver cartaz.
Serpa, Livraria Vol, 15h.

Descobrir e discutir a língua, as línguas, experimentar outros sons e caligrafias, espreitar o chinês, provar o mirandês, convidar o hebraico, arriscar traduções. Com Luiz Rosas, Antonio Cangueiro, Tiago Nabais, Telma Carvalho e João Paulo Esteves da Silva.
Lisboa, Casa da Achada, das 15h30 às 17h30.

Organização: União dos Sindicatos de Lisboa, Sindicato dos Trabalhadores Têxteis, Lanifícios e Vestuário do Sul e Câmara Municipal de Loures. Ver convite.
Loures/Sacavém, Pavilhão do Sacavenense, 16h.

Dossier

No passado dia 3 de dezembro, o Bloco promoveu o “Encontro Nacional do Ensino Superior e da Ciência - Em Defesa do Conhecimento”. Em discussão estiveram temas centrais para construir uma alternativa à lógica que impera hoje e governa o setor como se de um mercado se tratasse. Neste dossier, publicamos algumas das apresentações deste encontro.

Subscrever Newsletter