45,6% dos imigrantes em Portugal estão em risco de pobreza ou privação

5 horas 50 minutos atrás

Ainda que apresentem elevada taxa de risco de pobreza e vivam numa situação de maior vulnerabilidade e exclusão social, os estrangeiros residentes em Portugal continuam a contribuir mais para a Segurança Social do que recebem em prestações sociais.

Finalmente mais justiça e mais proteção

Com o novo modelo de contribuições para quem trabalha a recibos verdes, estima-se em 100 milhões de euros o que será poupado pelos trabalhadores.

Internacional

Saque de 135 milhões de dólares na Sonangol

3 horas atrás

Ao longo de quase um ano e meio como presidente do Conselho de Administração da Sonangol, Isabel dos Santos transferiu mais de 135 milhões de dólares da petrolífera nacional para quatro empresas suas, usando o seu banco em Portugal, Banco BIC. Por Rafael Marques de Morais, Maka Angola.

Internacional

Human Rights Watch: Violência policial em Calais é “desumana e inconcebível"

5 horas atrás

A organização não governamental denuncia a violência física contra migrantes pela polícia francesa e o assédio de trabalhadores humanitários, e alerta que, à medida que as temperaturas descem, os migrantes enfrentam maior risco de congelamento e hipotermia.

Neutralidade da Internet - “Todos os bits (a mais pequena unidade de informação) são criados iguais” - Logo em defesa da neutralidade da Internet
Comunidade

A neutralidade da internet em Portugal

6 horas atrás

No passado dia 14, a agência estatal norte-americana reguladora das telecomunicações pôs fim à regulação da neutralidade de rede, um dos princípios basilares da internet, nos Estados Unidos. Mas o que é, afinal, a neutralidade de rede? E como é que Portugal se comporta na matéria? Por Jaime Guilherme

Breves

Chile: Piñera, da direita liberal-conservadora, ganha eleições presidenciais

8 horas atrás
O ex-presidente Sebastián Piñera venceu esta segunda-feira a segunda volta das eleições presidenciais no Chile, sucedendo à socialista Michelle Bachelet.

Opiniões

Legalizar a cannabis é uma questão de saúde

Não há nenhuma razão para que a cannabis para fins medicinais se mantenha ilegal no nosso país.

Da lentidão e falta de uma estratégia clara

Existem sinais contraditórios nas políticas para a deficiência seguidas por este governo.

Não é só uma questão de transparência…

A auto-preservação de uma IPSS significa manutenção de um problema. Manter um problema é o contrário de resolvê-lo.

“Amnah. Um conjunto de roupa de um bebé que nasceu morto, o único vestígio que a mãe tem do seu trágico parto, que teve lugar num checkpoint.” Foto de  Samar Hazboun.
Cultura

Mulheres Fotógrafas na Palestina: Samar Hazboun

16 de Dezembro 2017

Na série de fotografias intitulada Beyond Checkpoints, de Samar Hazboun, os rostos e os objetos contam histórias trágicas sobre o que é ser mulher e querer ser mãe, num território ocupado e militarizado. Muitas vezes, tantas vezes, a vida é mesmo impossível. Por Sofia Roque.

Mais Esquerda

Hugo Monteiro no Encontro "Em Defesa do Conhecimento"

18 Dezembro

Intervenção de Hugo Monteiro, docente de Filosofia no Instituto Politécnico do Porto, no painel Como construir uma Academia do Pensamento Crítico do Encontro “Em defesa do Conhecimento”, organizado pelo Bloco no dia 3 de dezembro de 2017 no Porto.

esquerda.radio

Ela Vaz n'Os Cantos da Casa

7 Dezembro

Ela Vaz ― Eu, 2017.
Carlos Bica & Ana Brandão ― Diz, 2001.
Mário Mata ― Não há nada pra ninguém, 1981.
Mário Laginha ― Setembro, 2017.
O Gajo ― Longe do chão, 2017.
Edição nº 286, de 6 de dezembro de 2017

Quatro e Vinte

Uruguai cria rede de quiosques para vender canábis

4 Dezembro

Nesta edição do podcast Quatro e Vinte há notícias sobre a audição do Bloco no dia 11 de dezembro e a atualidade no Canadá, Estado espanhol, Uruguai, Geórgia, entre outros assuntos.

Alta Voz

"O sinaleiro" de Charles Dickens

18 Setembro

Neste Podcast do Alta Voz, André Soares lê o conto "O sinaleiro" de Charles Dickens. O conto foi retirado do livro Os Contos Fantásticos do Século XIX, organização de Italo Calvino, Companhia das Letras, São Paulo. Título Original: "The Signal Man", 1986. Tradução de Ricardo Lísias.

Recibos verdes: O que muda no regime de contribuições e na proteção social? | ESQUERDA.NET

visto na net

José Soeiro apresenta as mudanças no novo regime acordado entre o Bloco de Esquerda e o governo.

Dossier

No passado dia 3 de dezembro, o Bloco promoveu o “Encontro Nacional do Ensino Superior e da Ciência - Em Defesa do Conhecimento”. Em discussão estiveram temas centrais para construir uma alternativa à lógica que impera hoje e governa o setor como se de um mercado se tratasse. Neste dossier, publicamos algumas das apresentações deste encontro.

Agenda

18 Dezembro

A exposição é resultado de um projeto de investigação do IHC da FCSH, apoiado pela fundação alemã EVZ, pelo Goethe-Institut e pela Associação CIVICA (França). O projeto é dirigido pelo historiador Fernando Rosas que coordena uma equipa de investigadores de vários países europeus. Mais informações.
Lisboa, Centro de Congressos e Reuniões | Piso 1 do Centro Cultural de Belém.

Ver cartaz.
Viseu, Biblioteca Municipal de Viseu.

Ver evento de facebook.
Lisboa, UMAR - União de Mulheres Alternativa e Resposta - Rua da Cozinha Económica, Bloco D, Espaços M e N, Alcântara, 18h30.

“À Bientôt, j'espere”, de Chris Marker, Mario Marret. Mais informações.
Lisboa, Casa da Achada, 21h30.

Comunidade

A neutralidade da internet em Portugal

Neutralidade da Internet - “Todos os bits (a mais pequena unidade de informação) são criados iguais” - Logo em defesa da neutralidade da Internet

No passado dia 14, a agência estatal norte-americana reguladora das telecomunicações pôs fim à regulação da neutralidade de rede, um dos princípios basilares da internet, nos Estados Unidos. Mas o que é, afinal, a neutralidade de rede? E como é que Portugal se comporta na matéria? Por Jaime Guilherme

Fotogaleria

Subscrever Newsletter